Home  >  Cursos Livres  >  Marketing: planejamento e estratégias

Marketing: planejamento e estratégias

Este curso tem como objetivo dar subsídios ao aluno para elaboração de planos de marketing voltados para metas e objetivos comerciais.


Carga horária: 30 horas


Pré-requisito
Para o acompanhamento das atividades do curso é interessante que o aluno tenha vivência em organizações, ou ainda atuação empreendedora.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Marketing Planejamento Estrategias

Mercado de Trabalho

Cada dia que passa, o marketing vem ocupando cada vez mais espaço e importância dentro das organizações, pois concentra a inteligência competitiva e estratégica da empresa, analisando todo o mercado, desde os seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades, como também os players, o branding e principalmente, na elaboração de estratégias para atender a necessidades e desejos dos seus clientes.

Em tempos de retração do mercado, o marketing é o principal aliado das empresas para alavancar o crescimento, fidelizar clientes e alcançar a rentabilidade do negócio, pois o marketing direciona a empresa por meio de análises e pesquisas, oferecendo um produto/serviço ideal ao mercado.

Diferentemente do que ainda se pensa, o marketing de fato não é só vendas ou só propaganda: a venda e a propaganda fazem parte do marketing. De uma forma bem simples, podemos resumir que o marketing é um estudo aprofundado do mercado, por meio de pesquisas e análises, de forma a fazer com que as empresas venham a alcançar os seus objetivos.

Nesse contexto, um profissional de marketing deve dominar o trabalho com históricos, conhecer detalhadamente o comportamento do seu mercado de atuação, de forma a adequar seus produtos e serviços com agilidade e precisão, garantindo respostas rápidas às constantes mudanças de tendências características de um mercado dinâmico. Assim, é possível compreender que toda organização possui um ponto a ser medido, logo, tudo que pode ser mensurado é plausível de ser melhorado, portanto, a busca constante pelo aprimoramento é essencial para garantir a presença da empresa no mercado de forma saudável e competitiva.2

O curso Marketing: Planejamento e Estratégias, tem como diferencial a constituição de capacidades e olhares críticos para a formação do futuro profissional, visando que o aluno articule e coloque em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores compatíveis com a visão atual do Marketing e do negócio em que está inserido, e assim, despertar grande interesse pela área.

Público-alvo

Este curso destina-se aos interessados em ingressar na área de Marketing, e àqueles que desejam investir na sua formação continuada. Para o acompanhamento das atividades do curso é interessante que o aluno tenha vivência em organizações, ou ainda atuação empreendedora.

Método

Situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.

Programa

- Marketing: conceito; inovações e tendências.
- Planejamento de Marketing: Levantamento de informações (filosofia e ambiente organizacional, pesquisa de marketing); Estratégias (público-alvo e concorrência, objetivos e metas do plano, mix de marketing); Implementação (Marketing offline e digital: redes sociais, marketing de conteúdo, editorias de comunicação, conteúdo orgânico e patrocinado, calendário editorial, cronograma de implementação); Controle (cronograma de acompanhamento, métricas e indicadores de desempenho).
- Pesquisar e analisar dados e informações da organização.
- Definir os objetivos estratégicos.
- Planejar estratégias e táticas de marketing.
- Monitorar o plano de marketing.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.