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Vendedor

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 15 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
vendedor

Mercado de Trabalho

O profissional formado por este curso estará apto a:
- Comprometer-se profissionalmente de forma sustentável, considerando os princípios do empreendedorismo, da ética, da cidadania e da qualidade de vida, a fim de imprimir um diferencial competitivo em sua profissão.
- Elaboração de um plano de vendas que abrange o comportamento do consumidor, atendimento ao cliente, vendas a varejo e vendas empresariais.
- Técnicas de vendas e negociação.
- Realizar vendas empresariais e no varejo.
- Fidelização de clientes.
- Planejar e gerir sua carreira, analisando o mundo do trabalho, suas transformações, seus impactos, riscos e oportunidades, e relacionando-os com o próprio desenvolvimento profissional, a fim de tomar decisões fundamentadas e proporcionar uma atuação estruturada, ética, consciente e com maiores possibilidades de sucesso.
Panorama de mercado
A forte concorrência entre os produtos provoca mudanças na concepção gerencial, e percebe-se nas empresas a busca por um trabalho diferenciado diante do cliente (vendas empresariais) ou consumidor (vendas varejistas). Essa diferenciação só pode ser atingida por meio do atendimento, principalmente, a partir do trabalho do vendedor.

Público-alvo

Este curso destina-se aos interessados em se desenvolver na área e atenderá aos seguintes públicos:
Vendedores;
Profissionais que queiram ingressar na área de vendas;
Profissionais da área de marketing;
Funcionários de empresas médias e de pequeno porte da indústria e do varejo;
Pessoas interessadas em ser empreendedoras;
Interessados em adentrar na profissão de vendedor.


Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como atividades em grupo com apresentação em plenária, exposição dialogada com apoio de slides e vídeo, atividade individual de internalização e dramatização.

Programa

- Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Formas de atuação: como prestador de serviços, autônomo ou empregado.
- Funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle.
- Estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma.
- Stakeholders: conceito e influências.
- Acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestantes.
- Planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias.
- Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise.
- Marketing: definição, objetivos, composto de marketing, estratégias.
- Merchandising: definição, técnicas, atmosfera de compra, ações promocionais, material de ponto de venda.
- Prospecção: definição e passos da prospecção (análise do negócio, análise e segmentação do mercado).
- Tipos de venda: atacado e varejo.
- Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões de fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações.
- Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia
- Conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial.
- Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações.
- Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, layout de página.
- Planilha eletrônica: funções básicas: elaboração, organização e formatação de dados.
- Internet e correio eletrônico: envio e recebimento de e-mail com e sem anexo.
- Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos. NR 17 e NR 05.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Vendedor, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original);
Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou outros documentos educacionais que comprovem a escolaridade exigida.

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