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Análise de Vendas: indicadores-chave de performance (KPI)

Este curso tem como objetivo promover a construção de saberes relativos à concepção, utilização e análise de indicadores-chave de performance (KPI) para dar suporte ao acompanhamento de metas e à tomada de decisões na área de vendas.


Carga horária: 16 horas


Pré-requisito
Para o acompanhamento das atividades propostas, é desejável que o participante tenha conhecimentos prévios ou experiência em supervisão de equipes na área de vendas.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
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Mercado de Trabalho

O atual cenário de retomada econômica do país, já iniciado em 2018 e que tem desdobramentos previstos para os próximos anos, aponta para uma ligeira ampliação dos quadros funcionais na área de vendas, principalmente em funções estratégicas e táticas que podem contribuir para impulsionar receitas e reduzir os custos das operações. Terão vantagem competitiva, dessa forma, profissionais com capacidade de analisar grande quantidade de dados para proposição de ações corretivas (prescritivas) e preditivas voltadas, principalmente, para melhoria de processos na área de vendas e obtenção de receita em curto espaço de tempo.

A análise de indicadores-chave (estratégicos) de performance (KPIs), estabelecidos de forma conectada aos objetivos estratégicos empresariais, é uma ferramenta indispensável nesse contexto, pois possibilita o mapeamento e, consequentemente, a visão geral do contexto em que a equipe de vendas está inserida. Com isso, os indicadores-chave de performance (KPIs) se tornam essenciais para a proposição e implantação de estratégias de vendas assertivas e eficientes.

O curso Análise de vendas: indicadores-chave de performance (KPI) se conecta com o cenário mercadológico atual, na medida em que possibilita o aperfeiçoamento de profissionais de níveis estratégico e tático, de acordo com o perfil procurado por empregadores para a ocupação de vagas de gestão e supervisão de equipes de vendas, utilizando situações de ensino-aprendizagem conectadas com a realidade profissional da área.

Público-alvo

Para interessados em atuar na supervisão de equipes de vendas, utilizando indicadores-chave como ferramenta para análise de desempenho.

Método

Situações ativas de aprendizagem, pautadas pelo mundo do trabalho, por meio das quais o conteúdo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa.

Programa

- Indicadores-chave de performance (KPIs): conceito; tipologia; características; principais cálculos; aplicações; resultados e tendências.
- Balanced Score Card (BSC): relação dos indicadores-chave de performance (KPIs) com objetivos estrátegicos.
- Definição de objetivos e metas: metodologia SMART; relação entre objetivos e metas com indicadores-chave de performance.
- Análise de performance em vendas: relevância estratégica e tática.
- Sistema de medição de desempenho (SMD): conceito e implantação.
- Visualização de dados: gráficos e esquemas visuais como ferramentas de analise de vendas; painéis de controle (dashboards).

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

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