Home  >  Cursos Livres  >  Testes Físico-químicos na Farmácia com Manipulação

Testes Físico-químicos na Farmácia com Manipulação

Este curso tem como objetivo dar subsídios ao participante para a realização de testes físico-químicos aplicados a matérias-primas, medicamentos e cosméticos, em processo e acabados, em farmácias com manipulação.


Carga horária: 24 horas


Pré-requisito
O(a) candidato(a) deve ter, no mínimo, 17 anos de idade e estar cursando o 3º ano do ensino médio ou curso técnico ou de graduação em Farmácia ou Química.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando 3º ano do ensino médio

Mercado de Trabalho

Dados divulgados em 2018 pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) apresentaram que há 7.545 farmácias com manipulação no Brasil com uma média de vida de cerca de 15 anos por empresa. Mesmo durante a crise econômica vivenciada, o segmento apresentou abertura de novos estabelecimentos no país, com um aumento de 8,8% em relação a 2017. Esse crescimento foi mais expressivo na região sudeste, com aumento, inclusive, nos salários. O estado de São Paulo detém 30,4% do total de estabelecimentos do país.

O segmento tem 54 mil postos de trabalhos formais, com uma média de 7,2 colaboradores por farmácia, dos quais 71,3% têm ensino médio.

Para garantir a qualidade dos produtos manipulados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que as farmácias com manipulação são responsáveis pela qualidade físico-química e microbiológica (quando aplicável) dos medicamentos e cosméticos que manipulam e dispensam. Desse modo, o controle de qualidade é condição necessária para o funcionamento das empresas, representando um conjunto de operações que objetivam verificar a conformidade das matérias-primas, dos materiais de embalagem, dos produtos em processo e acabados com as especificações que foram previamente estabelecidas.


Público-alvo

Técnicos ou estudantes dos cursos técnicos em Farmácia ou Química, graduados ou graduandos em Farmácia ou Química, profissionais que atuam na manipulação e/ou controle de qualidade de medicamentos e cosméticos.

Método

Este curso abrange exposições dialogadas, atividades em grupo, além de atividades laboratoriais voltadas à testes físico-químicos na farmácia com manipulação.

Programa

- Controle de qualidade: conceito; departamento; parâmetros de qualidade; documentação necessária; normas de segurança; boas práticas de laboratório (BPL).
- Coleta e amostragem: conceito; quantidade amostrada; técnicas; tipos de embalagens e rotulagem.
- Especificações e Certificados de análise (interno e do fornecedor/fabricante): conceito, formas de consulta, utilização e preenchimento.
- Compêndios de referência: Farmacopeia Brasileira; Farmacopeia Homeopática Brasileira; Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira; Compêndios oficiais reconhecidos pela Anvisa.
- Legislação e normativas relacionadas aos testes de físico-químicos em farmácias com manipulação e suas alterações.
- Testes aplicados a: matérias-primas; estoque mínimo; preparações magistrais e oficinais; caracteres organolépticos; descrição; aspecto; solubilidade; pH; peso; volume ponto de fusão; teor alcoólico; densidade; viscosidade; teor/doseamento; umidade; cinzas totais; dissolução; determinação de materiais estranhos; caracteres macroscópicos e microscópicos, e peso médio, desvio padrão relativo; variação do conteúdo teórico.
- Água potável e purificada: pH, cor aparente, turbidez, cloro residual livre e sólidos totais dissolvidos; kits para analise de água.
- Materiais de embalagem - dimensão; volume; aspecto; peso.
- Avaliação do certificado/laudo de análise do fabricante/fornecedor.
- Técnicas, equipamentos, vidrarias utensílios e cálculos necessários.
- Monitoramento do Processo Magistral: condições para realização; fórmulas a serem testadas; testes aplicados: teor e uniformidade de conteúdo.
- Descarte de resíduos: tipos de resíduos gerados; forma de pré-tratamento e segregação.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).
- Comprovante da escolaridade mínima exigida.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.