Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Especializar profissionais para atuar no campo de inteligência artificial, realizando a gestão de sistemas inteligentes, incluindo as tecnologias, os processos e metodologias necessárias, propiciando assim a compreensão e a estruturação conceitual. Além de fornecer ferramentas e subsídios para o uso das tecnologias e dos processos envolvidos.

Carga horária: 360 horas

A ascensão das aplicações de Inteligência Artificial na indústria e o déficit de profissionais capacitados na área de TI têm criado um leque de oportunidades para profissionais da área. De acordo com números da International Data Corporation, 100 mil postos de trabalhos na indústria brasileira de tecnologia não foram ocupados em 2018. Em setembro de 2019, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico desvelou que o Brasil é um dos países com a menor participação de graduados nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (17%), ante média de 24% entre os 34 países membros da organização. Grandes empresas como IBM, Microsoft, Apple, Google e startups brasileiras têm demandado profissionais de TI (entre outras áreas) capacitados na área de Inteligência Artificial para poder desenvolver suas atividades.
Possuir diploma do Ensino Superior Completo
Portadores de diplomas de graduação nas áreas de computação ou afins, tais como: ciência da computação, análise de sistemas, sistemas de informação, tecnologia da informação, redes de computadores, desenvolvimento web, banco de dados, matemática ou engenharia, interessados em se especializar em em inteligência artificial.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTAÇÃO COGNITIVA
Apresenta os fundamentos teóricos e práticos gerais da inteligência artificial e computação cognitiva, introduzindo conceitos teóricos que podem ser aplicados em diversas áreas do curso. Discute o panorama histórico desde o surgimento da inteligência artificial e da computação cognitiva.
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Aborda as diferentes arquiteturas de redes neurais artificiais e suas funcionalidades, enfatizando as topologias, os respectivos algoritmos e aplicabilidade, com a finalidade de capacitar para o desenvolvimento e a aplicação em casos reais. Discute vantagens e desvantagens das diferentes abordagens.
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO E AO PLANEJAMENTO
Apresenta teoria e prática do desenvolvimento de agentes inteligentes e seus ambientes de atuação. Aborda conceitos relacionados à técnica de inteligência artificial conhecida para o planejamento clássico e o planejamento no mundo real com a finalidade de desenvolver sistemas de tomada de decisão.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos, metodológicos e práticos do projeto, orientando o aluno para iniciar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sobre a metodologia para elaboração do projeto, preferencialmente ancorado em estudo de caso sobre inteligência artificial, visando produzir uma solução exequível, clara, com qualidade e ética. Explora as técnicas de elaboração da justificativa e fundamentos da solução proposta, metodologia científica, considerando a contextualização de um tema escolhido, os gaps a serem endereçados, os objetivos do projeto, os resultados esperados e os trabalhos relacionados.
MACHINE LEARNING
Oferece os fundamentos teóricos e práticos de aprendizado de máquina no contexto de inteligência artificial, visando analisar conjuntos de dados complexos e em grande volume, desenvolver sistemas que se adaptam e aplicativos preditivos. Considera a abordagem de classificação, regressão, agrupamento, recuperação de informações, sistemas de recomendação e aprendizagem profunda para produzir soluções em problemas reais.
ASSISTENTES VIRTUAIS INTELIGENTES
Apresenta os fundamentos e as melhores práticas no desenvolvimento de assistentes virtuais no contexto de inteligência artificial, visando responder de forma amigável aos comandos de usuários na interação com sistemas web/mobile, via linguagem natural, como voz ou texto. Considera uma abordagem além dos chatbots, por meio da aplicação de machine learning e aprendizado profundo, para melhorar o atendimento virtual e oferecer produtos e serviços personalizados ao perfil dos clientes em casos reais.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SOCIEDADE
Avalia implicações do uso da Inteligência Artificial na sociedade em relação à cultura, economia, indústria e educação. Discute ética e segurança envolvendo a concepção e o desenvolvimento de sistemas inteligentes.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Orienta o aluno para a continuidade da elaboração do projeto de inteligência artificial, visando produzir uma solução exequível, simples, com qualidade e ética. Retoma as etapas do projeto: estudo de viabilidade e estabelecer os objetivos do negócio e do projeto (análise dos processos de negócios, ativos da dados e métricas atuais do caso estudado), melhorias esperadas, cronograma e orçamento e prototipagem.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA
Apresenta casos práticos de aplicação de métodos da inteligência artificial com a finalidade de capacitação na análise de cenários de áreas como saúde, indústria e processos de produção, jogos eletrônicos, transporte e setor financeiro, capacitando para a escolha da melhor abordagem, desenvolvimento e aplicação da solução.
EMPREENDEDORISMO
Apresenta os conceitos de empreendedorismo, abordando os passos necessários para o início de um negócio voltado para o desenvolvimento de sistemas inteligentes, por meio de estudo de casos e desenvolvimento de um plano de negócios. Capacita para a identificação de oportunidades, marketing, finanças, comunicação, liderança e negociação. Discute métodos ágeis de desenvolvimento de projetos e design thinking.
TÓPICOS AVANÇADOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Aborda métodos, ferramentas e tendências relacionadas à inteligência artificial. Apresenta avanços tecnológicos na pesquisa acadêmica e discute os possíveis impactos, bem como os resultados dessas tecnologias em diferentes aspectos sociais, econômicos, culturais, éticos e de segurança.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: PROJETO
Orienta o aluno para a finalização do projeto de inteligência articificial, contemplando a revisão e complementação de todos os itens do projeto, visando a entrega para a avaliação final: os objetivos, a identificação da situação problema, a metodologia utilizada (estudo de caso), a fundamentação teórica, bem como a aplicação prática dos conceitos na solução proposta, dentre outras.
 
   TOTAL
Aplicação da teoria em situações práticas utilizando ferramentas de mercado, análise de cases, workshops, seminários

O aprendizado privilegia metodologias colaborativas, em atividades realizadas por 02 alunos por computador, com estímulo ao raciocínio lógico e à simulação de práticas profissionais.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Inteligência Artificial (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso