Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Você se especializará na gestão da qualidade e segurança do paciente, sabendo elaborar planos táticos e operacionais, mapear riscos, analisar indicadores, além de implementar processos de qualificação e acreditação em saúde.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na área de gestão da qualidade e segurança do paciente em diversos serviços de saúde, entre eles: hospitais, clínicas, unidades de atenção à saúde, serviços de imagem, laboratórios, home care e bancos de sangue.
Pessoas com graduação completa na área de saúde e/ou de gestão, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, administradores e contadores, que tenham interesse em atuar ou se especializar na área de gestão da qualidade e segurança do paciente. Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
CULTURA DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
presenta os conceitos de qualidade e segurança do paciente, os principais movimentos nacionais e internacionais voltados para o setor, no contexto do redesenho dos processos de trabalho em saúde e do modelo assistencial, propiciando o conhecimento de tendências nacionais e internacionais. Aborda as estratégias e técnicas para a comunicação compacientes e equipes de saúde (ISBAR, ¿Check-back¿, ¿Read-back¿, transição do cuidado, ¿Hand-over¿ e ¿Hand-off¿). Trata os níveis de maturidade institucional, baseando-se nos conceitos de cultura organizacional, evidenciando as ferramentas que permitem medir o clima e a cultura institucional no que diz respeito à segurança do paciente, a fim de proporcionar a melhoria contínua dos resultados assistenciais e ciclos de aprendizado.
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E INDICADORES DE DESEMPENHO EM SAÚDE
Apresenta conceitos, técnicas e ferramentas para a gestão de processos, debatendo questões relativas à classificação e ao mapeamento. Trata da estruturação de processos e da cadeia de valor, do grau de maturidade e da melhoria contínua. Abordao monitoramento de processos e o uso de indicadores, alinhados às estratégias organizacionais, discutindo as características, atributos e métricas adotadas. Contextualiza a aplicação de indicadores de segurança do paciente, a relevância das fichas de indicadores e a necessidade de seleção dos mesmos. Conceitua e diferencia indicadores-chave de desempenho: Key Performance Indicator (KPI)e Acordo de Nível de Serviço (Service -Level Agreement -SLA). Trata do monitoramentode indicadores e do benchmarking, com destaque à performance assistencial, proporcionando a medição do valor de entrega aos clientes.
GESTÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Apresenta as políticas, programas e a taxonomia, bem como a estruturação e implantação do núcleo de segurança do paciente. Trata os princípios, processos e estratégias de gerenciamento e enfrentamento dos riscos em saúde, problematizando a gestão de riscos proativa e reativa. Aborda as etapas de investigação e análise retrospectiva e prospectiva de eventos adversos, bem como da classificação e dosistema de notificação de incidentes. Debate o uso das ferramentas Bow-Tie Analysis, Depose e ¿What if¿. Apresenta as estratégias e os Protocolos de Segurança do Paciente e discute os desafios de sua implantação nos serviços de saúde, capacitando o profissional para acompanhar a estruturação do plano de segurança do paciente para a gestão sistêmica dos riscos e da segurança do paciente.
PROJETO: INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Apresenta as estratégias para desenvolvimento da divulgação do projeto de intervenção em saúde visando o processo de mudança e a sua implementação.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
GESTÃO DA MUDANÇA E DE PROJETOS EM SAÚDE
Aborda os modelos de gestão e a aplicação de ferramentas que viabilizam a transição de cenários, bem como a mudança dos processos institucionais. Apresenta os processos e conhecimentos aplicados ao gerenciamento de projetos, segundo a metodologia do Project Management Institute (PMI). Conceitua o desenvolvimento de projetos segundo metodologias ágeis, no contexto social e estrutural das organizações de saúde, subsidiando as melhores práticas no gerenciamento e gestão de mudanças para o alcance da excelência em resultados.
CUIDADO CENTRADO NA PESSOA
Apresenta as dimensões do cuidado centrado na pessoa, discutindo a gestão da clínica e as linhas de cuidados assistenciais. Conceitua o uso de Protocolos Assistenciais e de abordagens terapêuticas baseadas em evidências científicas, proporcionando a análise da performance clínica embasada no perfil social, demográfico, epidemiológico e nosológico da população atendida. Contextualiza a segurança do paciente na atenção primária e domiciliar e na saúde suplementar. Aborda os Cuidados Paliativos, discute sobre a Humanização da Assistência e a experiência do paciente. Apresenta a prática do Disclosure e problematiza a importância do engajamento do paciente, cuidador, família e colaboradores na atenção à saúde, a fim de que o cuidado centrado na pessoaseja valorizado também como um objetivo estratégico da organização.
FERRAMENTAS DAQUALIDADE EM SAÚDE
Apresenta as ferramentas de qualidade que dão suporte aos processos organizacionais, assistenciais e ao gerenciamento de riscos em organizações de saúde, tais como: PDCA (Plan, Do, Check, Act) e PDSA (Plan, Do, Study, Act); Brainstorming; análise de causa-raiz; Diagrama de causa-efeito/Diagrama de Ishikawa; 5 porquês; 5W3H; Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência); Smart; Diagrama de Pareto; Protocolo de Londres; Análise do Modo e Efeito de Falha (FEMEA e HFMEA), bem como conceitua as suas aplicações em diferentes processos nos serviços de saúde com base na Ciência da Melhoria, favorecendo a gestão integrada, o gerenciamento de riscos e o acompanhamento de resultados institucionais.
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL E GOVERNANÇA EM SAÚDE
Apresenta os conceitos de governança e de gestão. Aborda os modelos de gestão, governança corporativa, gestão da informação, ética e de compliance nas organizações de saúde. Contextualiza a governança clínica e o planejamento estratégico paraa busca de um serviço de excelência e a entrega de uma assistência segura e de qualidade. Conceitua a liderança como competência profissional para o alcance da melhor performance da equipe multiprofissional em busca da concretização das estratégias organizacionais. Estabelece a relação entre liderança transformacional, a gestão do conhecimento e a eficácia organizacional, a fim de fundamentar as melhores práticas para o efetivo desempenho e longevidade das organizações ante às necessidades e expectativas dos stakeholders, desafios e oportunidades do mercado.
ACREDITAÇÕES, CERTIFICAÇÕES E AUDITORIA DA QUALIDADE EM SAÚDE
Conceitua a estruturação do escritório da qualidade, as acreditações e das certificações em organizações de saúde. Apresenta os modelos de avaliação externa da qualidade e o modelo de acreditação do Sistema Brasileiro de Acreditação. Aborda o processo de auditorias internas da qualidade. Contextualiza o programa de qualidade na saúde suplementar para a implementação dos atributos de qualificação e aprimoramento da assistência fornecida pelos prestadores de serviços.
QUALIDADE EM SAÚDE: CUSTO E VALOR
Apresenta os conceitos de valor e de cadeia de valor. Discorre sobre as atividades que agregam e que não agregam valor. Apresenta os conceitos de Triple Aim e Quadruplo Aim na Saúde.Aborda a gestão de segurança do ambiente e a gestão de segurança do trabalhador. Conceitua a análise do layout, configuração e distribuição dos ambientes de trabalho. Contextualiza a gestão de custos por meio dos conceitos de padronização de insumos e logística (escolha, aquisição, armazenamento e distribuição), aumentando a relação custo-benefício institucional ao considerar a segurança e a resolubilidade assistencial.
PROJETO: MUDANÇA ESTRATÉGICA EM SAÚDE
Apresenta as estratégias para desenvolvimento da divulgação do projeto de intervenção em saúde, visando o processo de mudança e a sua implementação.
CONEXAO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará exercícios e estudos de caso e poderá vivenciar simulações de situações reais do mercado de trabalho.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp