Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Engenharia Sanitária

Engenharia Sanitária

Você se especializará em engenharia sanitária, conhecendo conceitos e técnicas sobre desenvolvimento de projetos de engenharia dos sistemas urbanos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, instalações prediais hidrossanitárias, saneamento ambiental e resíduos sólidos.

Carga horária: 360 horas

Você poderá desenvolver projetos de engenharia dos sistemas urbanos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, de instalações prediais hidrossanitárias, de saneamento ambiental e resíduos sólidos.
Pessoas com graduação completa em Engenharia (Ambiental, Sanitária, Ambiental e Sanitária, Civil e afins), que queiram se especializar na área de abrangência do curso.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
DESENHO TÉCNICO APLICADO AO SANEAMENTO
Apresenta e discute os usos dos softwares, as configurações, comandos e área de trabalho. Realiza exercícios de aplicação focados em desenhos de plantas, utilizando escalas, bibliotecas de blocos e imagens.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresenta a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos pelos poderes públicos e setores privados, e a integração com as outras políticas públicas. Aborda a legislação e as normas associadas ao tema. Estuda e discute a metodologia para a caracterização e a classificação dos resíduos e rejeitos, assim como os métodos e tecnologias para não geração, minimização, reutilização, reciclagem e tratamento, visando destinação e a disposição final ambientalmente adequada de resíduos. Discute a aplicação dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com destaque aos Planos de Gerenciamento e Sistemas de Logística Reversa, considerando os conceitos da ecoeficiência e consumo sustentável. Enfatiza aspectos do funcionamento, operação e manutenção de Incineradores e Aterros sanitários. Estuda os conceitos de economia linear e economia circular.
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Aborda os princípios básicos que norteiam os fundamentos e a operação dos sistemas de gerenciamento de recursos hídricos estadual e nacional, incluindo as formas e arranjos administrativos com destaque aos conselhos estadual e nacional, dos comitês e das agências de bacia. Discute as políticas e sistemas que definem os papéis de governos, sociedade civil e setor privado, nos âmbitos global, nacional, regional e local. Aborda a aplicação de ferramentas para a gestão hídrica nas organizações, por meio do balanço hídrico e com foco no gerenciamento para uso racional da água. Calcula a demanda e a disponibilidade hídrica auxiliando na implantação de política de uso e controle da qualidade da água e manutenção e recuperação de mananciais.
GESTÃO E CONTROLE SANITÁRIO
Discute o novo marco regulatório do saneamento básico e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Revisa conceitos de saúde, saúde pública, saúde ocupacional, determinantes sociais da saúde e saneamento ambiental; discute os impactos do saneamento deficitário na saúde pública; aborda os perigos e riscos do convívio com animais domesticados e sinantrópicos, as zoonoses e os vetores biológicos urbanos, auxiliando na elaboração de projetos de sistemas de saneamento básico e abordando o tratamento de água, esgotos, resíduos urbanos e drenagem. Relaciona os estressores urbanos (poluição do ar, ruído, trânsito, habitações insalubres) com os agravos na saúde pública. Ressalta a importância do controle dos manipuladores e procedimentos de higiene e treinamento; a higienização de instalações e equipamentos.
INSTALAÇÕES, OPERAÇÕES E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Apresenta e discute a instalação, operação e manutenção de equipamentos prediais hidrossanitários; a operação e manutenção de reservatórios, tubulações, bombas e motores; a operação e a manutenção de fossas, filtros e valas de infiltração; a operação e manutenção de poços, cacimbas e cisternas; a operação e manutenção de filtros de areia e de sistema de tratamento de água para consumo humano em pequenas comunidades. Avalia custo-benefício dos sistemas.
INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDRÁULICAS E ELÉTRICAS
Revisa os conceitos básicos da mecânica dos fluídos e hidráulica. Estuda os sistemas prediais de distribuição de água fria e água quente, os sistemas de esgotamento sanitário e a coleta e disposição das águas pluviais. Analisa os componentes e características das instalações de recalque e de reservação, ramais, colunas de distribuição, peças e aparelhos sanitários, caixa de gordura, caixa de inspeção, ventilação. Apresenta as etapas de elaboração de pré-projetos de instalações prediais hidráulicas com base em normas da ABNT. Revisa os conceitos básicos de eletricidade; fornecimento de energia elétrica para as edificações; ligações monofásica, bifásica e trifásicas; demanda elétrica, cargas, correntes e tensões; caixa de entrada, caixa de distribuição; dispositivos de proteção e comando; iluminação e equipamentos elétricos; aterramento e proteção contra descargas atmosféricas. Elabora pré-projetos de instalações prediais elétricas com base na NBR 5410.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ENGENHARIA SANITÁRIA
Propõe exercícios e atividades para o desenvolvimento de projetos de Engenharia Sanitária, considerando a aplicação do conceito de projetos, bem como suas etapas no contexto da engenharia sanitária e seus processos de gestão, enfatizando estudos de localização, de retorno do investimento, de viabilidade técnica, econômica e financeira, além da interpretação de custo, projeção de receitas e linhas de investimento entre outros, objetivando o atendimento às diversas demandas da engenharia.
PROJETO: INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSANITÁRIAS
Aborda conceitos e etapas para o desenvolvimento de projeto básico de sistema predial de distribuição de água fria ou água quente, de esgotamento sanitário ou de manejo da água pluvial, considerando as interfaces técnica, social e econômica.
PROJETO DE SANEAMENTO AMBIENTAL E DE SISTEMAS INTEGRADOS DE SANEAMENTO BÁSICO
Aborda conceitos e etapas para o desenvolvimento de projetos relacionados aos sistemas integrados de saneamento básico e de saneamento ambiental, abordando o tratamento de água, esgotos, resíduos urbanos e drenagem, articulando os conhecimentos construídos ao longo do curso, levando em conta as interfaces técnica, social e econômica da problemática que abordam.
SISTEMAS DE DRENAGEM
Aborda os fundamentos e conceitos de hidrologia, o estudo e o pré-dimensionamento de sistemas de micro e macro drenagem urbana. Discute o controle de enchentes e da poluição difusa, faz o estudo da captação, condução e descarga de águas pluviais, dos sistemas de reservação para descarga controlada (piscinões) e dos sistemas de proteção de áreas baixas. Desenvolve uma análise preliminar de custos.
TECNOLOGIAS DE TRATAMENTOS DE ÁGUA
Aborda os indicadores e parâmetros de qualidade de água para abastecimento público; legislações aplicadas; vazões de projeto de estações de tratamento de água (ETA). Apresenta e discute as tecnologias de tratamento de água, englobando filtro lento, filtração direta ascendente e descendente, tratamento convencional, bem como as operações unitárias do tratamento convencional e os dimensionamentos.
TECNOLOGIAS DE TRATAMENTOS DE ESGOTO
Estuda as características de águas residuárias, seus parâmetros químicos, físico-químicos e biológicos. Propicia a realização de cálculos de vazões em projetos de estações de tratamento de esgoto (ETE). Apresenta e discute as tecnologias de tratamento biológico aeróbio e anaeróbio, bem como água de reuso e legislação ambiental.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: ENGENHARIA SANITÁRIA APLICADA
Propõe o desenvolvimento de projetos específicos abordando o tratamento de água, esgotos, resíduos sólidos urbanos ou drenagem para atender as diversas demandas da engenharia, conforme o conceito de projetos e processos de gestão.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu Especialista em Engenharia Sanitária. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp