Home  >  Cursos Livres  >  Criando Publicações Digitais - Epub

Criando Publicações Digitais - Epub

Este curso tem como objetivo capacitar o participante a criar e desenvolver publicações digitais no formato ePUB, aplicando o pensamento lógico no aprendizado dos princípios, fluxos e variáveis, seguindo os padrões de desenvolvimento utilizados no mercado.
Ao final do curso o aluno estará apto à:
- Estruturar e definir aparências de uma publicação digital utilizando software de edição de ePUB.
- Compreender o funcionamento e os formatos dos softwares leitores de publicações digitais.
- Diagramar e exportar o layout de livros e revistas para o formato ePUB através de software de diagramação e organização de layout para publicações digitais.
- Desenvolver publicações digitais através de software de edição ePUB.


Carga horária: 42 horas


Pré-requisito
Possuir conhecimentos básicos de navegação na Internet e sistema operacional Windows (conhecer o conceito de servidor, provedor, estar habituado a acessar páginas, criar e acessar e-mails, utilizar mecanismos de busca, salvar, copiar, colar criar e gerenciar pastas).
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Criando Publicações Digitais com ePub

Mercado de Trabalho

Em desenvolvimento acelerado, o mercado editorial digital no Brasil torna-se uma boa opção para quem quer investir em tecnologia, evitar gastos com impressão, alcançar leitores em todos os cantos do País e gostar de nichos em constante evolução. Resultado: mais pessoas podem comprar livros pela internet do que indo à livraria da cidade. O livro digital aparece justamente para resolver essa deficiência, porque as pessoas que não são atendidas por uma livraria têm acesso a qualquer livro em menos de um minuto.

A chegada de e-readers e tablets é o fator mais importante no desenvolvimento do mercado editorial digital. Assim como o acesso a serviços de internet de qualidade e preços atraentes, além do aperfeiçoamento de ferramentas mobile.

O formato ePub é um formato aberto projetado pelo Open eBook Forum e desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum. Baseado em XHTML e XML, o formato ePub foi desenvolvido com a intenção de ser tanto um formato de usuário, como um formato de arquivo.

Público-alvo

Profissionais e estudantes que queiram produzir uma publicação digital com qualidade permitindo sua distribuição em lojas virtuais e utilização em smartphones e tablets.

Método

O aprendizado privilegia metodologias colaborativas, em atividades realizadas por 2 (dois) alunos por computador, com estímulo ao raciocínio lógico e à simulação de práticas profissionais

Programa

-Introdução a publicações digitais: Panorâmica sobre o fenômeno ebook e principais formatos, mudanças no workflow da produção dos livros, Tipo de conteúdo, Funcionalidades dos softwares leitores;
-Formato ePUB: Especificações e normas; Diferenças entre o formato ePUB2 e o ePUB3, outros formatos Mobi e KF8
-Acessibilidade no formato ePUB: Áudio descrição de imagens; Formatação de textos para acessibilidade e diagramação de livros e revistas;
-Introdução ao XHTML/HTML5 e CSS: Criação de conteúdo digital no formato ePUB, Vantagens do uso do HTML; Estrutura de um arquivo HTML; Aplicação de Tags e Regras; Tipografia, Formatação, Imagens, Navegação e Validação do arquivo ePUB;
-Produção de publicações digitais de Ebook no InDesign: Preparação de texto; Exportação das imagens e objetos incorporados; criação de sumário interno e externo; índice remissivo; links; Divisão do arquivo em capítulos; Áudio e vídeo; Painel de exportação para o ePUB, ePUB2 e ePub3 e Templates de CSS.

Certificação

O Senac SP confere certificado de conclusão aos alunos aprovados

Documentos para Matrícula

-Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
-CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.