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Gestão Estratégica em Negócios de Moda

Você se especializará em negócios de moda, aprendendo temas relacionados à inovação, estratégia, desenvolvimento de produto, processo produtivo, marketing, vendas, gestão de carreira e liderança de profissionais criativos.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em marcas de moda e indústrias têxteis, de beneficiamento e de confecção nos segmentos de vestuário, calçados, bolsas e malas, joias e bijuterias, acessórios, cama, mesa e banho. Varejo, empresas de marketing e comunicação de moda, assessoria e consultoria também estão entre as possibilidades de atuação.
Pessoas com graduação completa em Moda, Design, Arquitetura, Administração, Marketing, Comunicação, Engenharia de Produção, entre outras áreas de conhecimento, e que tenham interesse em se especializar no tema.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
PESQUISA E ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE MODA E MERCADO
Apresenta o processo de pesquisa e análise de imagens, o comportamento do consumidor, do mercado e da concorrência, bem como os dados internos e externos, captados por diferentes meios, com o objetivo de fornecer informações às áreas de criação e desenvolvimento de produto, marketing, visual merchandising e negócios para que definam suas estratégias. Aborda técnicas de coolhunting, trend forecasting e fashion forecasting, bem como o uso de data sciencepara trendspotting e análise preditiva. Apresenta métodos de interpretação e tradução de resultados para aplicação no mercado de moda, vestuário, produtos e serviços.
MODELOS DE NEGÓCIOS EM MODA E INOVAÇÃO
Aborda os diferentes modelos de negócios e possíveis potenciais produtos e serviços, à luz dos debates dos conceitos aplicáveis mercadologicamente, acerca do comportamento do consumidor, experiência de consumo, omnichannel (multicanais), futuro do consumo, do varejo e do negócio. Apresenta ferramentas para elaboração da modelagem de negócios.
GESTÃO DE PRODUTO DE MODA
Aborda os conceitos e o funcionamento de departamentos, categorias, portfólio, segmentação e linhas de produto de moda. Aborda peculiaridades da gestão de produtos nos diferentes mercados: feminino, masculino, infantil, calçados e acessórios, plus size, gestante, lingerie, etc. Apresenta instrumentos para o planejamento e a gestão do desenvolvimento de coleções, a composição de mix de produto, coordenação, sortimento e grade, bem como previsão de demanda e de estoque, cálculo de Open To Buy (OTB) e precificação, compondo, assim, os fundamentos da decisão de investimentos em determinados produtos de moda. Apresenta a formação de custo e preço, aplicados a produtos de vestuário, produzidos em escala, em coleções rápidas e efêmeras. Aborda o conceito de planejamento aliado à programação de vendas, como estratégia para alcance de resultados planejados.
SUSTENTABILIDADE NO SETOR TÊXTIL E DE VESTUÁRIO
Aborda o conceito de desenvolvimento sustentável aplicado aos negócios de moda, o ecodesign e ecomateriais têxteis, com o intuito de ampliar a percepção sobre alternativas de desenvolvimento e gestão de produtos desse segmento: economia criativa e economia solidária; logística reversa e economia circular. Apresenta as legislações e políticas públicas ambientais aplicáveis ao setor, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
CONEXÃO COM MERCADO: MODA NACIONAL E INTERNACIONAL
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DENEGÓCIOS EM MODA
Propõe o desenvolvimento de plano estratégico para Negócios de Moda considerando ferramentas e técnicas de empreendedorismo e inovação, de modo a fomentar o exercício do raciocínio lógico e visão sistêmica por intermédio do estudo e formulação de ações estratégicas e táticas.
GESTÃO DE SUPPLY CHAIN, PRODUÇÃO E PROCESSOS EM MODA
Apresenta os conceitos de supply chain (cadeia de fornecedores) e de estruturas de processo de confecção como estratégias para avaliar a viabilidade da produção própria e/ou de terceirização em cada modelo de negócio, subsidiando a tomada de decisão. Aborda as possibilidades de sourcing (desenvolvimento de fornecedores nacionais e internacionais) e noções básicas de importação e logística. Apresenta os conceitos de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), de modo a subisidiar o desenvolvimento de planejamento e do cronograma, da pesquisa de tendências à entrega do produto acabado.
GESTÃO FINANCEIRA EM MODA
Apresenta os conceitos de finanças que permitem a interpretação do desempenho financeiro nos negócios da moda. Aborda a aplicação das ferramentas financeiras para o planejamento de abertura e/ou reposicionamento de negócios: gestão estratégica de custos e despesas, precificação, margem, lucro, mark-up e mark-down, orçamento, investimento e controladoria, tempo/retorno sobre o capital investido, projeções de lucros e fluxos de caixa futuros, tendo em vista a saúde financeira do negócio, considerando os contextos macro e microeconômicos.
BRANDING E MARKETING ESTRATÉGICO EM MODA
Apresenta as diferentes estratégias de planejamento e ativação de branding empresarial, de marca e de guarda-chuva de marcas, com o intuito de ampliar seu valor tangível e intangível. Estuda conceitos de marketing 4.0, neuromarketing e marketing de propósito, aplicados aos mercados Business to Business (B2B), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços entre empresas e Business to Consumer (B2C), desenvolvimento e comercialização deprodutos e serviços diretos ao consumidor final, bem como aplicados ao atacado e varejo, exclusivos e em escala, de comercialização on-line e presencial. Aborda a criação e desenvolvimento de estratégias de cobranding, colaboração e cocriação entre marcas. Aborda os métodos de desenvolvimento, implantação e mensuração de resultados de estratégias de marketing inovadoras para diversos públicos e nas diversas áreas de moda.
GESTÃO COMERCIAL EM MODA
Apresenta os conceitos de gestão comercial em atacado, varejo físico, E-Commerce (comercialização por sites online), M-Commerce (comercialização por mídias sociais), canais e plataformas, bem como em estruturas Omnichannel (multicanais). Apresenta as diferentes estratégias de vendas aplicadas à área comercial: Business to Business (B2B), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços entre empresas e Business to Consumer (B2C), desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços diretos ao consumidor final, como ferramentas para criar frentes comerciais inovadoras e adequadas ao perfil de cada negócio, levando em consideração as mudanças tecnológicas e de comportamento do consumidor. Aborda ferramentas para desenvolvimento, implantação e mensuração de resultados de estratégias comerciais.
VISUAL MERCHANDISING DE MODA
Apresenta os conceitos e técnicas de aplicação de mensuração de resultados em visual merchandising estratégico, visual merchandising de campo e visual merchandising de e-commerce, alinhados às estratégias da área de branding e aos objetivos comerciais da empresa, considerando a escolha de local para implantação de Ponto de Venda (PDV), definições arquitetônicas e de mobiliário e a ativação de campanhas e estratégias de comunicação para a exposição, física ou on-line, do produto, visando atingir os objetivos comerciais e de imagem da marca da empresa.
MÍDIAS E COMUNICAÇÃO DE MODA
Aborda conceitos de planejamento, execução e mensuração de resultados de ações de comunicação para diferentes tiposde negócios de moda, com a finalidade de posicionar e divulgar serviços e produtos. Apresenta os fundamentos do planejamento estratégico em mídias sociais, mobile e outras plataformas on-line, levando em conta os objetivos comerciais e de marketing da empresa. Apresenta os instrumentos para o monitoramento de campanhas em mídias sociais.
CONEXÃO COM MERCADO: CONSUMO DE MODA EMERGENTE
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING DE MODA
Propõe o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação de moda tendo em vista o estudo do mercado consumidor, os clientes em potencial, os parceiros estratégicos e as novas formas de relacionamento, de modo a aumentar as possibilidades das marcas de moda se fortalecerem e perpetuarem no mercado de moda.
GESTÃO DE CARREIRA E LIDERANÇA DE PROFISSIONAIS CRIATIVOS
Aborda diferentes perspectivas de liderança, com foco na gestão de carreira de profissionais criativos, a partir da estruturação de cargos/responsabilidades das pessoas; recrutamento, seleção e formas de contratação; de treinamento e desenvolvimento dos profissionais. Apresenta as competências-chave: liderança, gestão de conflitos, análise comportamental e importância da motivação e daformação de times eficazes e de alta performance. Aborda o desenvolvimento de pessoas, a diversidade humana, a melhoria das relações entre as pessoas nos ambientes de trabalho e as principais ferramentas de Gestão de Carreira e Liderança para o empreendedor e intraempreendedor. Articula esses temas aos desafios da Inteligência Artificial e da indústria 4.0.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão Estratégica em Negócios de Moda. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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