Home  >  Cursos Livres  >  Casamento: do Planejamento à Celebração em Grande Estilo

Casamento: do Planejamento à Celebração em Grande Estilo

Capacitar profissionais para realizarem eventos de casamento, com domínio das diferentes etapas do processo, atuando como consultor de ideias e prestador de serviços.

O participante adquire informações e competências necessárias para a organização e coordenação das diversas etapas que envolvem os preparativos do casamento, como check-list, formação de custos, escolha de fornecedores, cerimonial, além de dicas valiosas sobre como transformar o sonho das noivas em realidade.

As atividades orientam profissionais e interessados em atuar neste segmento de mercado, além de noivos e familiares que desejam organizar seu próprio casamento.


Carga horária: 64 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Casamento celebração

Mercado de Trabalho

O curso foi desenvolvido com o objetivo de apresentar, de forma conceitual, prática e criativa, todo o processo de organização que envolve o evento casamento.

A cada ano, a indústria de casamentos cresce no Brasil. Pesquisas da Associação Brasileira de Eventos relatam 300 mil enlaces realizados no Estado de São Paulo em 2016, sendo 74 mil somente na Capital. Já o investimento em festas e cerimônias atingiu R$ 4,9 bilhões no estado e R$ 1,4 bilhão na capital, no mesmo ano.

Os números significativamente positivos também refletem o crescente interesse pelo aprendizado da organização de casamentos. Considerando as informações e perspectivas de mercado, o curso foi organizado visando a contribuir para a construção de competências necessárias ao perfil desse profissional, prevendo e criando situações que levem o participante a mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores compatíveis com o processo de logística de todas as fases do evento, desde a sua concepção, elaboração de ferramentas de organização, gestão de recursos, processos e equipes de trabalho, ressaltando os detalhes planejados pelos noivos, passando pelos eventos pré-nupciais, organização da cerimônia e roteiro de festas.

Privilegia a flexibilidade e a contextualização, orientadas para o enfrentamento de diferentes situações inerentes à natureza do trabalho na área e em conformidade com exigências destacadas pelo mercado altamente competitivo.

Público-alvo

Para profissionais das áreas de eventos, hotelaria, turismo e interessados no mercado de casamentos.

Método

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e a prática profissional, por meio de atividades práticas em grupo, simulações, exposições dialogadas e proposições de problemas reais.

Programa

- Perfil e atribuição do profissional organizador de casamento: responsabilidades e campo de atuação.
- Tipos de cerimônias: rituais, simbologias e etiqueta.
- Negócio festa: oportunidades, comunicação, criação da marca, identidade visual, network e marketing em mídias sociais.
- Atendimento ao cliente: conceito, diferenças entre atender e encantar, características comportamentais, papéis e proposta comercial.
- Etapas de planejamento e organização de eventos: pré-evento, transevento e pós evento.
- Ferramentas de controle: ficha técnica, briefing, checklist, cronograma, logística, planta baixa, matriz de responsabilidade, planilha orçamentária e VT (Vistoria técnica).
- Orçamento: budget, pesquisa, negociação, tipos de contrato, impostos e taxas.
- Fornecedores: tipos, critérios de contratação e contrato.
- Equipe de trabalho: dimensionamento, perfil, responsabilidades e atribuições.
- Alimentos e bebidas.
- Tipos de serviços, cardápio, quantidade, serviços de bar.
- Confeitaria: bolos, doces e bem casados.
- Cenografia: estilos de decoração, arte floral, mobiliário, locação de materiais, espaço, som e iluminação e planta baixa.
- Identidade visual do evento: logotipo, monograma, site, paleta de cores, convites, tags, cartão de agradecimento, cardápio, caligrafia e sinalização.
- Trajes sociais para eventos: tipos e adequação.
- Registro visual: fotos, álbum e filmagem.
- Legislação para o mercado de eventos: legislação local, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Seguro de Responsabilidade Civil, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Lei Antifumo de São Paulo, Lei Seca, Habite-se, entre outras.
- Pós evento: avaliação, pesquisa de satisfação e relatório.
- Diversidade, sustentabilidade e acessibilidade: conceitos e aplicações.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.