Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gastronomia: história e cultura

Gastronomia: história e cultura

Você se especializará na dimensão cultural das práticas alimentares e gastronômicas, conhecendo os diferentes processos históricos e recortes identitários relacionados à alimentação.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na consultoria de projetos nas áreas de alimento e cultura, na identificação de tendências e oportunidades nestes segmentos, na curadoria de eventos gastronômicos e em pesquisas acadêmicas ou mercadológicas sobre alimentação.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas e que desejam se dedicar à cultura gastronômica como área de pesquisa.

Para participar das aulas no Laboratório de Cozinha, você precisará providenciar dólmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, bandana branca e sapato de segurança. Você também deverá seguir as normas de segurança e higiene alimentar. Por isso, não vai poder usar brincos, anéis e outros acessórios, além de barba, bigode, maquiagem e esmalte.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.

 
   TOTAL
CONSTRUÇÃO SOCIAL DO GOSTO
Trata a alimentação como fenômeno complexo, posicionado no entrecruzamento de necessidades fisiológicas, ambientais e socioculturais orientadoras dos processos de seleção de alimentos, bem como da estruturação de comportamentos alimentares. Discute-a como forma de poder e distinção social, situando-a na perspectiva da cultura material.
MODELOS ALIMENTARES
Aborda os modelos alimentares do ponto de vista fisiológico e cultural, discutindo a questão das identidades e das tradições culturais. Trata dos ritos e tabus alimentares. Problematiza a questão do diferente e do exótico a partir da perspectiva do outro.
PROJETO: VIVÊNCIA EM EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS
Exercita experiências culturais gastronômicas em atividades de cunho sensorial. Analisa e vivencia práticas alimentares e gastronômicas articuladas ao meio social e histórico. Discute e reflete sobre as práticas alimentares e gastronômicas a partir das perspectivas antropológica e sociológica e de outras áreas do conhecimento.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
NASCIMENTO DA GASTRONOMIA
Estuda o papel social e histórico dos mestres cozinheiros. Apresenta conceitos de bom gosto no contexto histórico da modernidade ocidental, tratando da criação do aparato gastronômico: restaurantes e outros espaços de alimentação, etiqueta da mesa, utensílios e cardápios.
CULTURAS ALIMENTARES NO NOVO MUNDO
Aborda o modelo alimentar da comida asiática e africana em seus encontros com o novo mundo. Apresenta as cozinhas e bebidas coloniais das Américas no contexto histórico das grandes navegações. Discute a formação das matrizes culturais da cozinha brasileira, nos momentos de colonização e imigração.
PROJETO: VIVÊNCIA EM MESAS, CARDÁPIOS E BANQUETES
Proporciona experiências culturais gastronômicas pela participação de mesa temática. Analisa e vivencia práticas alimentares e gastronômicas articuladas ao meio social e histórico. Discute e reflete as práticas alimentares e gastronômicas a partir das perspectivas antropológica, sociológica e de outras áreas do conhecimento.
PESQUISA EM ALIMENTAÇÃO
Desenvolve habilidades para organização e sistematização no levantamento de informações, com o objetivo de construir e difundir novos conhecimentos no campo dos estudos da alimentação, a partir de pesquisas empíricas, documentais e sociais.
ALIMENTAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Aborda as questões éticas, tecnológicas e científicas do campo da alimentação. Debate diferentes posicionamentos sobre os transgênicos e as certificações. Apresenta o problema da fome e segurança alimentar a partir de perspectiva histórica e as respostas do Estado constituídas sob a forma de políticas públicas de alimentação.
PARADOXOS DA ALIMENTAÇÃO
Discute a alimentação na sociedade de consumo, a partir dos fenômenos contemporâneos do fastfood, convenience food e slow food. Problematiza o uso de conceitos comumente ligados ao universo gastronômico (típico, autêntico, tradicional, regional, nacional, global). Apresenta o tema da alimentação no campo da memória afetiva (comfort food e soul food) e os espaços de alimentação como espaço de sociabilidade.
PROJETO: VIVÊNCIA EM SIMPÓSIO DE GASTRONOMIA: HISTÓRIA E CULTURA
Proporciona vivência de experiências culturais gastronômicas, por meio da organização de um simpósio multidisciplinar. Analisa e vivencia práticas alimentares e gastronômicas articuladas ao meio social e histórico. Discute e reflete sobre as práticas alimentares e gastronômicas, a partir das perspectivas antropológica e sociológica e sua relação com outras áreas.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL
Aborda o turismo gastronômico. Estuda a influência do terroir nos diversos ingredientes e produtos gastronômicos e discute certificações de origem. Reconhece o patrimônio alimentar de diferentes culturas. Reflete sobre o desenvolvimento sustentável regional e local a partir do incremento que o turismo gastronômico proporciona com as atividades co-relacionadas, como a agricultura familiar, o enoturismo e rotas relacionadas aos produtos gastronômicos existentes no Brasil e no Mundo.
ESCRITA GASTRONÔMICA
Trata da literatura gastronômica, tipologias e circuitos. Explora diferentes maneiras de escrever sobre gastronomia e alimentação, como escrita acadêmica, afetiva e jornalística.
PROJETO: VIVÊNCIA EM ROTEIROS GASTRONÔMICOS
Proporciona experiências culturais, a partir da elaboração de roteiros gastronômicos. Analisa e vivencia práticas alimentares e gastronômicas articuladas ao meio social e histórico. Discute e reflete sobre as práticas alimentares e gastronômicas a partir das perspectivas antropológica
e sociológica e de outras áreas do conhecimento.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá ter atividades em nossos espaços, como Laboratório de Cozinha.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu Especialista em Gastronomia: história e cultura. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso