Home  >  Cursos Técnicos  >  Higiene Ocupacional

Higiene Ocupacional

Especializar profissionais em higiene ocupacional de forma que sejam capazes de reconhecer, analisar e controlar os riscos físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho, bem como monitorar a eficácia das medidas de controle propostas para neutralização ou redução dos riscos.



Carga horária: 300 horas

Pré-requisito
Para matrícula no curso, o (a) candidato (a) deve ter concluído o curso Técnico em Segurança do Trabalho ou Técnico em Química ou Técnico em Meio Ambiente ou Técnico em Eletrônica ou Técnico em Mecatrônica ou Técnico em Radiologia ou Técnico em Mecânica.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: habilitação técnica de nível médio - completa

Mercado de Trabalho

As novas tecnologias, os mais diferenciados métodos de produção, alta competitividade entre as empresas e necessidade de um menor tempo de produção fazem com que os processos produtivos reduzam cada vez mais a necessidade de um profissional exposto aos riscos ocupacionais no ambiente de trabalho. No entanto, ainda existem muitos processos produtivos que dependem do acompanhamento in loco de um trabalhador, em muitos casos, expostos a um agente ambiental que pode gerar danos à saúde do trabalhador.
Levando isso em consideração, o especialista em higiene ocupacional poderá atuar como profissional da empresa ou como um consultor com objetivo de identificar e monitorar os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho, propondo soluções eficazes que reduzam ou eliminem a exposição do trabalhador a esses agentes, além de fornecer informações necessárias para empresa elaborar seus principais programas de saúde e segurança do trabalho.
Nesse contexto e de acordo com as normas legais e legislações trabalhista e previdenciária, esse profissional responde às exigências decorrentes das formas de gestão, de novas técnicas e tecnologias e da globalização nas relações econômicas, o que vem transformando o mundo corporativo. Essas determinações exigem desse profissional a atuação em equipes multidisciplinares, com criatividade e flexibilidade, atendendo a diferentes situações em diversos tipos de organização, permanentemente sintonizados com as transformações tecnológicas e socioculturais.
É cada vez maior a preocupação das organizações em manter uma imagem de empresa responsável, que cumpre com as normas legais, respeita o trabalhador e investe na qualidade de vida de seus colaboradores.


Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 21/2018, de 30/10/2018.

Público-alvo

Profissionais com formação em Técnico em Segurança do Trabalho ou Técnico em Química ou Técnico em Meio ambiente ou Técnico em Eletrônica ou Técnico em Mecatrônica ou Técnico em Radiologia ou Técnico em Mecânica.


Método

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta especialização técnica de nível médio e comprovar a conclusão do curso técnico, é conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Higiene Ocupacional, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Diploma de Técnico em Segurança do Trabalho ou Técnico em Química ou Técnico em Meio Ambiente ou Técnico em Eletrônica ou Técnico em Mecatrônica ou Técnico em Radiologia ou Técnico em Mecânica (original e cópia simples ou cópia autenticada).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso