Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Farmácia Hospitalar Oncológica

Farmácia Hospitalar Oncológica

Você se especializará em farmácia hospitalar oncológica para atuar na gestão, organização e manipulação da terapia antineoplásica, realizando intervenções farmacêuticas e acompanhamento de pacientes em tratamento oncológico.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em serviços de oncologia em hospitais, clínicas, farmácias privadas, atendimento domiciliar (homecare), centros de pesquisas e outros que tenham atividades relacionadas.
Pessoas com graduação completa em Farmácia.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.

Este curso destina-se a pessoas com graduação completa em Farmácia.
LOGÍSTICA FARMACÊUTICA HOSPITALAR
Identifica os principais fluxos logísticos utilizados nos serviços de saúde, correlacionando-os com as ferramentas de controle de estoque e evidenciando o papel estratégico que os estoques desempenham nas organizações hospitalares. Realiza cálculos relacionados aos mecanismos de previsão e provisão dos estoques e elabora regras para a codificação de materiais hospitalares.
ASPECTOS MOLECULARES E FISIOPATOLÓGICOS DO CÂNCER
Apresentaas principais alterações bioquímicas e fisiológicas, os fatores de risco genéticos e ambientais responsáveis por modificações celulares envolvidos no desenvolvimento do câncer e os fenômenos fisiopatológicos relacionados.
PROTOCOLOS CLÍNICOS FARMACOLÓGICOS DE TUMORES SÓLIDOS
Descreve e identifica os processos fisiopatológicos relacionados aos tumores sólidos mais incidentes e os principais protocolos clínicos farmacológicos (quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e terapia alvo) preconizados incluindo doses, via de administração, tempo de infusão, fármacos adjuvantes e ciclos de quimioterapia para tumores sólidos baseado nos princípios de farmacologia clínica, farmacovigilância, farmacoeconomia, farmacoepidemiologiae bioéticos, relacionados ao sistema nervoso central, respiratório, gastrointestinal, endocrinológico, musculoesquelético, tegumentar, geniturinário feminino e masculino. Discute os protocolos clínicos farmacológicos correlacionando à cirurgia, radioterapia, estadiamento da doença, a avaliação de capacidade funcional e toxicidades inerentes aos medicamentos com intuito de integrar o farmacêutico à equipe multiprofissional.
CENTRAL DE PREPARO DE TERAPIA ANTINEOPLÁSICA E SISTEMAS DE DISPENSAÇÃO
Avaliaos componentes da prescrição médica quanto à dose, qualidade, compatibilidade, estabilidade, descreve e discute a manipulação de medicamentos antineoplásicos e adjuvantes em condições específicas, observando as boas práticas e os critérios de biossegurança e esterilidade dispostos na legislação sanitária vigente. Descreve e discute os modelos de dispensação de medicamentos e distribuição de materiais, estabelecendo a importância e a necessidade de adequação de cada sistema ao perfil do hospital.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS HOSPITALARES ONCOLÓGICOS
Desenvolve projeto para implantação de central de preparo de terapia antineoplásicos, serviço de farmacovigilância ou serviço de informação de medicamentos visando àqualidade do atendimento ao paciente nas atividades da farmácia hospitalar oncológica.
ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR E GESTÃO FARMACÊUTICA
Apresenta os principais conceitos sobre organização hospitalar, destacando aspectos como classificação e estrutura física. Discute os fundamentos da administração, correlacionando-os à gestão farmacêutica com ênfase na organização, coordenação, planejamento e controle de atividades administrativas em seus diversos níveis de atuação nos serviços de saúde. Aborda a liderança como elemento fundamental para a atuação profissional.
ONCOPEDIATRIA E ONCOGERIATRIA NA FARMÁCIA HOSPITALAR ONCOLÓGICA
Apresenta o impacto na farmacocinética dos medicamentos antineoplásicos causados pelos processos fisiológicos de absorção, distribuição, metabolização e excreção em crianças e idosos visando o ajuste de dose, vias de administração e adequaçãode ciclos de quimioterapia. Discute as intervenções farmacêuticas relacionadas as reações adversas em crianças e idosos em decorrência do tratamento oncológico.
PROTOCOLOS CLÍNICOS FARMACOLÓGICOS DE TUMORES HEMATOLÓGICOS
Descreve e identifica os processos fisiopatológicos relacionados aos tumores hematológicos mais incidentes e os principais protocolos clínicos farmacológicos (quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e terapia alvo) preconizados incluindo doses, via de administração, tempo de infusão, fármacos adjuvantes e ciclos de quimioterapia para tumores hematológicos baseado nos princípios de farmacologia clínica, farmacovigilância, farmacoeconomia, farmacoepidemiologiae bioéticos, relacionados leucemias, linfomas e mielomas. Discute os protocolos clínicos farmacológicos correlacionando ao transplante de medula óssea autólogo e alogênico, terapia transfusional, radioterapia, estadiamento da doença, avaliação de capacidade funcional e toxicidades inerentes aos medicamentos com intuito de integrar o farmacêutico à equipe multiprofissional.
TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTE ONCOLÓGICO
Aborda as alterações nutricionais e metabólicas nos indivíduos acometidos de doença oncológica, descrevendo as principais medidas de suporte nutricional, com ênfase na terapia parenteral e enteral, discutindo a relação entre medicamento e alimento para prática do profissional farmacêutico.
SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA
Discute a participação do farmacêutico na promoção da segurança, na experiência positiva do paciente e na melhoria da qualidade nos serviços de saúde por meio de práticas e gestão de processos que reduzam eventos adversos, erros de medicação e identificação de medicamentos potencialmente perigosos.
INTERPRETAÇÃO DE DADOS LABORATORIAISE MODALIDADES DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM ONCOLOGIA
Apresenta e discute os principais exames laboratoriais (hemograma, bioquímica clínica, mielograma e marcadores tumorais) e seus respectivos componentes e sua correlação com a identificação e evolução dos processos patológicos, evidenciando a importância da correta análise dos resultados para a tomada de decisão. Apresenta asprincipais modalidades de diagnóstico por imagem utilizadas no reconhecimento e identificação do câncercom intuito de integrar o farmacêutico à equipe multiprofissional.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: GESTÃO DE ATIVIDADE CLÍNICA NA FARMÁCIA HOSPITALAR ONCOLÓGICA 16
Desenvolve formulários de acompanhamento farmacoterapêutico, orientação de alta hospitalar, adesão, extravasamento, incompatibilidade físico-química ou demais formulários de apoio clínico e assistencial para paciente oncológico adulto e infantil ou realiza projeto de implantação das Metas de Segurança do Paciente direcionadas à Farmácia Hospitalar Oncológica, utilizando ferramentas de gestão e qualidade.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará 40 horas de atividades práticas, com exercícios, estudos de caso e simulações de situações reais de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialista em Farmácia Hospitalar Oncológica. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp