Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Fisiologia do Exercício: da saúde ao alto rendimento

Fisiologia do Exercício: da saúde ao alto rendimento

Você se especializará na compreensão dos efeitos fisiológicos que diferentes tipos de exercícios físicos promovem no organismo humano, sabendo definir e monitorar treinamentos com foco no alto rendimento esportivo e na promoção da saúde.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em clubes esportivos, associações recreativas, academias, clínicas de reabilitação, hospitais, centros de condicionamento físico, consultoria e assessoria, elaborando intervenções baseadas nas respostas fisiológicas para obter os objetivos desejados. Também poderá trabalhar no ensino e pesquisa na área acadêmica.
Pessoas com graduação completa na área da saúde, como educação física, nutrição, fisioterapia, medicina, psicologia, biomedicina e afins.

Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA NO EXERCÍCIO FÍSICO
Aborda a estrutura e o funcionamento do corpo humano, os componentes celulares e suas funções; a relação do exercício físico com fatores genéticos e epigenéticos; a bioenergética e as vias de produção e transferência de energia durante o exercício, compreendendo os fatores metabólicos envolvidos no exercício físico.
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Aborda os conceitos básicos de alimentação e nutrição em seu contexto biológico, estabelecendo relações com o funcionamento do corpo humano na compreensão do equilíbrio interno do organismo. Discute a relação dos nutrientes com o sistema digestório e o metabolismo humano, fornecendo base para a discussão sobre a importância da nutrição na prática da atividade física e suplementação esportiva, criando condições para a elaboração de cálculos metabólicos - relação gasto e ingestão alimentar.
FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO FÍSICO
Aborda a estrutura e os mecanismos de controle e regulação do sistema cardiorrespiratório, considerando seu funcionamento na transição do estado de repouso para o de exercício extenuante; discute sua interação com os demais sistemas fisiológicos, a fim de compreender as adaptações necessárias em programas de treinamento físico em longo prazo.
AVALIAÇÃO FÍSICA E METABÓLICA
Apresenta os modelos de anamnese e a aplicação prática da avaliação postural e dos encurtamentos musculares. Orienta a aplicação prática dos testes antropométricos e metabólicos. Discute como interpretar os resultados obtidos, a fim de prescrever o programa de treinamento de acordo com as necessidades e objetivos do aluno/cliente.
PROJETO: AVALIAÇÃO METABÓLICA
Discute os modelos de avaliação metabólica e as possibilidades de aplicação no contexto profissional. Orienta o desenvolvimento e aplicação de um projeto de avaliação envolvendo protocolos que possibilitem a resolução de problemas da prática profissional, com foco nas necessidades e contextos específicos no mercado profissional.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
SISTEMAS ENDÓCRINO E IMUNOLÓGICO NO EXERCÍCIO FÍSICO
Aborda a estrutura e os mecanismos de controle e regulação dos sistemas endócrino e imunológico, considerando seu funcionamento na transição do estado de repouso para o de exercício extenuante; discute sua importância e interação com os demais sistemas fisiológicos, com a finalidade de entender os ajustes que ocorrem devido à prática de diferentes tipos de treinamentos físicos em longo prazo.
SISTEMA NERVOSO E EXERCÍCIO FÍSICO
Aborda a estrutura e os mecanismos de controle e regulação do sistema nervoso, considerando seu funcionamento na transição do estado de repouso para o de exercício extenuante; discute sua importância e interação com os demais sistemas fisiológicos, com a finalidade de entender os ajustes que ocorrem devido à prática de diferentes tipos de treinamentos físicos em longo prazo.
SISTEMA NEUROMUSCULAR E EXERCÍCIO FÍSICO
Aborda a estrutura e os mecanismos de controle e regulação do sistema neuromuscular, considerando seu funcionamento na transição do estado de repouso para o de exercício extenuante; discute sua importância e interação com os demais sistemas fisiológicos, com a finalidade de entender os ajustes que ocorremdevido à prática de diferentes tipos de treinamentos físicos em longo prazo.
ANÁLISE DE DADOS APLICADA À CIÊNCIA DO ESPORTE
Discute a produção de conhecimento na área da fisiologia do exercício e treinamento desportivo, considerando os conceitos de bioestatística e da metodologia da pesquisa para organizar e descrever os resultados de análise de desempenho relacionada ao esporte e a condições de saúde, com a finalidade de compreender, aplicar e monitorar os fenômenos fisiológicos.
AVALIAÇÃO NEUROMUSCULAR
Apresenta os modelos de avaliação relacionados aos aspectos neuromusculares do movimento humano. Orienta a aplicação prática dos testes para determinação da força e potência muscular. Discute como interpretar os resultados obtidos, a fim de prescrever o programa de treinamento de acordo com as necessidades e objetivos do aluno/cliente.
PROJETO: AVALIAÇÃO NEUROMUSCULAR
Discute os modelos de avaliação relacionados a aspectos neuromusculares e as possibilidades de aplicação no contexto profissional. Orienta o desenvolvimento e aplicação de um projeto de avaliação envolvendo protocolos que possibilitem a resolução de problemas da prática profissional, com foco nas necessidades e contextos específicos no mercado profissional.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO CLÍNICO E INDICAÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO
Aborda a fisiopatologia das doenças não comunicáveis (diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade e cardiopatia), assim como a fisiologia da gestação e do processo de envelhecimento, com a finalidade de orientar a indicação e a aplicação de exercícios de efeito geral e localizado.
FISIOLOGIA DOEXERCÍCIO E TREINAMENTO NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
Aborda os fundamentos do planejamentodo treinamento, as diferentes estratégias e organizações; os conceitos de cargas de treinamento; a elaboração e aplicação prática da indicação e do monitoramento, para o controle de treinamento em diferentes modalidades esportivas e para a melhora das aptidões físicas relacionadas ao desempenho humano
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO APLICADA À FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Discute a importância do uso da tecnologia na fisiologia do exercício e no desenvolvimento da ciência do exercício, assim como a inovação tecnológica aplicada à área. Orienta a utilização de ferramentas tecnológicas na resolução de problemas da prática profissional, a fim de possibilitar a avalição e/ou prescrição do exercício em diferentes condições.
PROJETO: TREINAMENTO
Discute os modelos de organização e monitoramento do treinamento físico, assim como as suas diferentes e distintas possibilidades de aplicação na promoção da saúde, em quadros associados a patologias e no desenvolvimento do desempenho físico e esportivo. Orienta o desenvolvimento e aplicação de um programa de treinamento esportivo que possibilite a resolução de problemas da prática profissional, com foco nas necessidades e contextos específicos no mercado profissional.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também terá atividades em nossos espaços, como quadra de esportes, piscina, academia, salas de ginástica e musculação, entre outros.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Fisiologia do Exercício: da saúde ao alto rendimento. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso com desconto diferenciado de 20%, não cumulativo, aos profissionais regularmente inscritos no CREF4/SP e funcionários desse conselho.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp