Home  >  Cursos Técnicos  >  Ensino Médio e Técnico em Informática

Ensino Médio e Técnico em Informática

Objetivo é educar para o trabalho e a cidadania, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de transformar sua realidade, agir com flexibilidade e se adaptar aos desafios do mundo contemporâneo, promovendo o desenvolvimento integral do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
O incentivo a pesquisa é um dos princípios pedagógicos e da consolidação do domínio técnico-científico.

Carga horária: 3000 horas

Pré-requisito
É obrigatório que a inscrição no portal Senac seja feita em nome do candidato.

Para matrícula, o(a) candidato(a) deve apresentar os seguintes documentos:
- RG do aluno (cópia simples)
- CPF do aluno (apresentação)
- Declaração de que está cursando o nono ano do ensino fundamental ou certificado/ histórico escolar de conclusão do ensino fundamental

No caso de menores de 18 anos, a matrícula deve ser realizada pelos pais ou responsável, apresentando:
- RG do responsável (apresentação)
- CPF do responsável (apresentação)

Para cursar o(a) candidato(a) deve ter concluído o Ensino Fundamental.


Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Ensino médio e técnico

Mercado de Trabalho

Nas últimas décadas, em especial com a difusão da internet, o uso dos computadores se expandiu de tal forma que a nossa maneira de trabalhar, de viver e de se comunicar tem sofrido influência direta da utilização dessa tecnologia. Atualmente, por exemplo, as organizações de trabalho fazem uso intenso de redes de computadores em seus processos produtivos.
Esse cenário tem demandado um crescente contingente de pessoas aptas a atuar na área de informática e que possuam, além do domínio técnico, visão sistêmica, capacidade de atuar em equipe, propor soluções e resolver problemas, dentre outras habilidades. O desafio, portanto, está em formar profissionais que sejam capazes de responder com competência suficiente às múltiplas e complexas demandas da ocupação.


Mercado de Trabalho:
O profissional poderá atuar em empresas de tecnologia nos setores de operação e manutenção de micros, suporte à informática, service desk, administrador de redes, desenvolvimento de software e websites, em centros de processamentos de dados, provedores de acesso à Internet, ou administrando seu próprio negócio como consultor.


Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac, conforme Resolução nº 17/2018 de 28/08/2018 e com vigência a partir de 01/01/2019.

Público-alvo

O curso é destinado a todos que já completaram o Ensino Fundamental e que desejam ingressar no ensino médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Informática.

Método

As orientações metodológicas deste curso pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, configurando-se em um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de ensino-aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes às demandas complexas da vida cotidiana e à natureza da ocupação.
Incorporado as tecnologias e as práticas pedagógicas inovadoras, o projeto integra ações ao longo dos anos letivos e proporciona desafios para os quais os alunos devem buscar e criar as soluções (instigando a decidir, opinar, debater e construir com autonomia) e projetos que consideram contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e de singularidades de vida, permitindo a oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética e da responsabilidade.


Estágio

No presente curso, o Estágio não é obrigatório. Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.


Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação o primeiro ano será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores.
Àquele que concluir com aprovação o segundo ano será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Operação de Redes de Computadores.
Àquele que concluir com aprovação o terceiro ano será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.
Àquele que concluir com aprovação os três anos que compõem a organização curricular deste curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática Integrado ao Ensino Médio será conferido o diploma de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com validade nacional.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso