Home  >  Cursos Livres  >  Doces Artesanais Brasileiros

Doces Artesanais Brasileiros

Paçoca, cocada e pé de moleque são alguns dos doces que passaram de geração em geração, marcando festas típicas e fazendo parte da memória afetiva de muitos brasileiros.

Aprenda as técnicas específicas de preparo desses e outros doces artesanais do Brasil, como, doce de leite de corte, arroz doce, canjica, quindim, pamonha, curau, entre outros.

Tudo isso com base nos princípios da higiene na manipulação de alimentos, buscando a padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes, entre outros aspectos relacionados.


Carga horária: 15 horas


Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental

Mercado de Trabalho

A evolução e expansão do mercado de confeitaria artística e a modernização das técnicas estão entre as principais razões que explicam a evolução e visibilidade adquiridas pelo segmento nos últimos anos. Essa tendência já havia sido identificada pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria - ABIP em um levantamento, realizado em 2013, com as projeções do setor para os próximos 10 anos.

Em um dos pontos da perspectiva, destacou-se a diversificação dos estabelecimentos e o investimento em infraestrutura, que vêm sendo confirmados. De um lado, padarias e supermercados investem para atrair novos públicos, a partir da modernização dos espaços, ampliação da gama de produtos e do incremento de ingredientes para produções diferenciadas, o cada vez mais popular gourmet. Do outro, igualmente seguindo a linha da experiência diferenciada, porém segmentada, as pâtisseries e delicatéssens surgem em grande número, assim como estabelecimentos dedicados a preparações específicas, a exemplo das casas especializadas em cupcakes, brigadeiros gourmet e macarons, entre outras.

De modo geral, a avaliação de desempenho entre empresas de panificação e confeitaria brasileiras é positiva e continua sendo promissora. Pesquisa feita pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e ABIP com a participação de 400 empresas em todo o País mostra que, em 2016, a venda dos produtos fabricados pelas próprias padarias cresceu 11,2%.

A consequência desse cenário é o leque de oportunidades para profissionais que possuam as qualificações necessárias para atender às exigências e especificidades desse novo momento do setor. No último levantamento feito do ITPC, em 2015, o segmento de panificação e confeitaria respondia por cerca de 850 mil empregos diretos e 1,85 milhão de indiretos. Como maior estado brasileiro em número de estabelecimentos, 12.700, São Paulo é, igualmente, o que mais oferece novos postos de trabalho.

Público-alvo

O curso Doces Artesanais Brasileiros é aberto a todos os interessados em conhecer e se iniciar na prática específica desse tipo de doce.

Método

Coloque a mão na massa em nossos laboratórios de gastronomia e nutrição, que simulam e reproduzem a realidade das mais modernas cozinhas profissionais.

Programa

- Higiene e segurança dos alimentos
- Ingredientes: características, tipos e cortes.
- Mise en place
- Terminologia técnica gastronômica.
- Técnicas de cocção e armazenamento.
- Bases de confeitaria: pontos de calda, espessamento e conservação.
- Técnicas de cocção e armazenamento.
- Finalização de produções culinárias: sabor, aroma, volume e textura.
- Apresentação de produções culinárias: embalagens - tipos e formas de utilização.
- Doces artesanais brasileiros: conceito e características.
- Ingredientes: características e tipos.

Receituário:

- Compota
- Couilis
- Geléia
- Doce de leite de corte
- Doce de leite tradicional
- Pé de moleque
- Pé de moça
- Arroz doce
- Canjica
- Cocada queimada
- Cocada
- Ambrosia
- Quindim
- Paçoca
- Pamonha
- Curau

Importante: Os receituários poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Doces Artesanais Brasileiros.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).


Observações

Uniformização: a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia do Senac São Paulo. Por isso, solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.