Cursos Livres

Cardápio Italiano

A culinária italiana é conhecida como uma das mais tradicionais do cenário gastronômico, mas é preciso ter muita técnica para atingir o ponto perfeito e o equilíbrio de sabores em pratos típicos, como massas, risotos e bruschettas.

Aprenda a preparar essas e outras entradas, pratos principais e sobremesas clássicas da Itália, como focaccia, sardella, minestroni, ossobuco, polenta, gnocchi , panna cotta, tiramisù e zabaglione, explorando a história e cultura alimentar de diferentes regiões italianas. Saiba também como harmonizar bebidas com essas receitas típicas.

Tudo isso com base nos princípios da higiene na manipulação de alimentos, buscando a padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes, entre outros aspectos relacionados.

Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental
Cursos Livres Cardápio Italiano

Mercado de Trabalho

As mudanças no estilo de vida dos brasileiros nos últimos anos têm impactado diretamente nos hábitos de alimentação, especialmente no segmento da alimentação fora do lar, o chamado Foodservice. É o que mostra o Instituto Foodservice Brasil - IFB, a partir de uma pesquisa que identificou que os gastos com esse tipo de consumo já respondem por 1/3 do orçamento mensal destinado à alimentação entre a população.
A consequência desse comportamento é o crescimento do segmento e das
oportunidades profissionais no setor. Segundo a Associação Brasileira das
Indústrias de Alimentação (ABIA), as vendas da indústria para o Food Service crescem, em média, 13,5% ao ano número que explica os mais de 450 mil novos empregos diretos registrados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em 2016.

Entre as principais exigências dos clientes e, como resultado, tendências para o setor, estão as ofertas de exclusividade, saudabilidade, sustentabilidade e de experiências dinâmicas de alimentação. Dessa forma, é amplo o leque de possibilidades de atuação para os profissionais capazes de atender a essas necessidades: dos tradicionais restaurantes, lanchonetes, bares, supermercados, padarias, aos mais atuais modelos de bistrôs, brasseries, cafés e food trucks, entre outros além da vertente do empreendedorismo, outra grande realidade atual no País.

Público-alvo

O curso Cardápio Italiano é recomendado para profissionais da área e/ou interessados em gastronomia que desejem se aprimorar nessa cultura alimentar.

Método

Coloque a mão na massa em nossos laboratórios de gastronomia e nutrição, que simulam e reproduzem a realidade das mais modernas cozinhas profissionais.

Além do receituário de produções da culinária italiana previsto no curso, você aprenderá a compatibilizar os alimentos preparados e as bebidas apropriadas.


Programa

- Higiene e segurança dos alimentos
- Ingredientes: características, tipos e cortes.
- Mise en place
- Terminologia técnica gastronômica.
- Técnicas de cocção e armazenamento.
- Bases culinárias e de confeitaria: fundos, aromáticos, cortes de legumes, espessantes e massas.
- Apresentação de produções culinárias.
- Culinária italiana: contextualização histórica e cultural.
- Cardápio: conceito, tipos, montagem e noções de compatibilização entre alimentos e bebidas (harmonização, convivência e desacordo).

Receituário:
- Antipasto
- Focaccia
- Caponata
- Bruschetta
- Sardella

Primo piattos
- Minestrone
- Pomodoro ripieni (Tomate recheado)
- Risoto de funghi (Risoto de cogumelos)
- Rigatoni de burro e salvia (Rigatoni de manteiga e sálvia)
- Papardelle ao pomodoro

Secondo piatto e contornos
- Coniglio alla caciatore (coelho a caçador)
- Ossobuco com gremolata
- Saltimboca
- Maiale alla lucana (carne suina à lucana)
- Branzino al forno con finocchio (Robalo ao forno com funcho)
- Polenta con formaggi (Polenta cremosa com queijos)
- Tomates confitados
- Zucchine alla menta (abobrinha com hortelã)
- Gnocchi di zucca (Nhoque de abóbora)

Dolces
- Zabaione
- Panna cotta com chocolate
- Semifreddo alle fragole (Semifreddo de morangos)
- Tiramisú

Importante: Os receituários poderão ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Cardápio Italiano.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Observações

Uniformização: a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia do Senac São Paulo. Por isso, solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano, camiseta de manga comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.