Home  >  Cursos de Extensão Universitária  >  Chi Kung

Chi Kung

Neste curso você vai aprender as práticas do Chi Kung, que tem como princípio a ideia de que a energia vital (Chi) pode ser trazida à consciência e direcionada durante práticas de movimento, posturas, respirações e auto-massagens.
A prática frequente propicia um conhecimento profundo do corpo-mente e viabiliza o auto-cuidado, condição indispensável para a promoção da saúde e bem-estar.

Diferenciais
Esse curso de extensão é integrado ao curso de pós-graduação, especialização em Práticas Integrativas e Complementares. Isso significa que ao ingressar nesse curso de pós, tendo cursado com aprovação essa extensão, você poderá obter aproveitamento de estudos no componente correspondente.


Carga horária: 32 horas

Pré-requisito
Graduados na área da saúde ou em outras áreas do conhecimento interessados nas terapias integrativas e complementares.

Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.

Idade mínima: 18

Escolaridade mínima: ensino superior completo
Chi Kung

Mercado de Trabalho

Chi Kung significa trabalho ou treinamento da energia vital (Chi). O "Clássico de Medicina do Imperador Amarelo", o tratado de medicina mais antigo que se conhece, refere-se ao Chi Kung como um dos quatro métodos terapêuticos fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a acupuntura, a moxabustão e a fitoterapia.
Seu princípio é a ideia de que a energia vital (Chi) pode ser trazida à consciência e direcionada durante práticas de movimento, posturas, respirações e auto-massagens. A prática frequente propicia um conhecimento profundo do corpo-mente e viabiliza o auto-cuidado, condição indispensável para a promoção da saúde e bem-estar.
No Brasil atualmente, a prática do Chi Kung é oferecida em Unidades de Saúde do município de São Paulo, parques, praças, conjuntos esportivos e cursos para a terceira idade. A prática regular do Tai Chi Pai Lin, que é uma forma de Chi Kung, traz benefícios à Saúde Física e Mental e auxilia na Redução do uso de Medicamentos.
Na China é ensinado também em hospitais aos pacientes, em grupo ou individualmente, colocando em prática a filosofia da responsabilidade sobre a própria saúde. Em sintonia com esta tendência, o Centro Universitário Senac oferece o curso de extensão universitária em Chi Kung, introdutório para esta prática.


Público-alvo

Profissionais da área da saúde que atuam ou desejam atuar na área das terapias integrativas e complementares, tais como: fisioterapeutas; tecnologia estética e cosmética; enfermeiros; terapeutas ocupacionais; farmacêuticos; psicólogos; odontólogos; educadores físicos; biomédicos; nutricionistas; fonoaudiólogos; tecnólogos na área da saúde e outros profissionais interessados nas terapias integrativas e complementares.

Método

As aulas serão expositivas e dialogadas, com possibilidade, a critério do professor, de desenvolvimento de trabalhos orientados e projetos, individuais ou em grupos, bem como outras estratégias necessárias e adequadas para o desenvolvimento dos objetivos do curso.

Programa

- Conceito: Origem e história.
- Treinamentos: Sequências de movimentos; práticas respiratórias; automassagem e posturas meditativas.


Certificações

O Centro Universitário Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade RG (apresentação do original);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Diploma de graduação (apresentação).

O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.