Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Práticas Integrativas e Complementares

Práticas Integrativas e Complementares

Especializar profissionais para atuar com as práticas integrativas e complementares em saúde, com o objetivo de promover bem-estar e melhoria da qualidade de vida do cliente.

Carga horária: 360 horas

Ao final do curso o aluno terá desenvolvido as seguintes competências:
- Selecionar para cada contexto, coletivo ou individual, as técnicas integrativas e complementares mais adequadas para atender ao objetivo de promoção da saúde e bem-estar.
- Aplicar técnicas integrativas e complementares de acordo com parâmetros, regras e fundamentos de cada uma delas, considerando as necessidades do cliente.
- Atuar em equipes multidisciplinares, mediante posicionamento profissional criterioso e ético.
- Aplicar os princípios de biossegurança, normas de higiene, ergonomia, saúde pessoal e ambiental, interpretando e considerando o conjunto de normas do segmento.

Panorama de Mercado:
A oferta de atendimentos de Práticas Integrativas e Complementares tem sido estimulada em virtude de sua efetividade e baixo custo, fato relevante para a área da Atenção Básica porque possibilita realizar atendimentos de promoção, manutenção e recuperação da saúde pública, reduzindo assim a necessidade de hospitalização e o consumo de medicamentos. Inglaterra, Japão, EUA, Reino Unido, Holanda, Espanha, Austrália, Canadá, Chile, México e Brasil estão entre os países que adotaram essa prática em seus sistemas de saúde (WHO, 2002).

No Brasil, as Práticas Integrativas foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006, por meio da Portaria nº 971 de 03 de maio de 2006 (BRASIL, 2006), como um instrumento complementar de promoção da saúde em diálogo com o pensamento científico e associado às práticas de saúde ocidentais.

Na cidade de São Paulo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 520 unidades de saúde oferecem pelo menos uma modalidade de prática integrativa.
Diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.
Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.

Profissionais da área da saúde que atuam ou desejam atuar na área das terapias integrativas e complementares, tais como: fisioterapeutas; tecnologia estética e cosmética; enfermeiros; terapeutas ocupacionais; farmacêuticos; psicólogos; odontólogos; educadores físicos; biomédicos; nutricionistas; fonoaudiólogos; tecnólogos na área da saúde e outros profissionais interessados nas terapias integrativas e complementares.
ANATOMIA E FISIOLOGIA APLICADA
Estuda a anatomia e fisiologia humana dos sistemas ósseo, articular, nervoso e muscular, com ênfase nos nódulos de tensão. Aborda a localização anatômica, a morfologiae a funcionalidade dos sistemas esquelético, articular e muscular, relacionados e comandados pelo sistema nervoso central, periférico e autônomo.
INTRODUÇÃO À MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Apresenta uma visão geral da Medicina Tradicional Chinesa, situando seu contexto histórico e descrevendo seus componentes, como a acupuntura, a moxabustão, GuaSha, ventosa, farmacologia, massagem, Chi Kung dentre outros. Expõe sinteticamente os sistemas epistemológicos que formam a base dessemodelo,como a teoria do Yin-Yang, Cinco Elementos, Substâncias Fundamentais, fisiologia energética e oscanais de acupuntura. Discute os conceitos de saúde, patologia e tratamento próprios dessemodelo e os compara com o modelo ocidental, discutindo a legislação vigente do Ministério da Saúde, bem como as normas, conceitos éticos e regulatórios aplicados à atuação do profissional da área.
CHI KUNG
Apresenta a linha terapêutica dos treinamentos chineses de energia. Aborda e discute os princípios que fundamentam a prática juntamente com os diversos formatos, como as sequências de movimentos, respirações, automassagem e posturas de concentração. Explicita as funções terapêuticas, introduzindoa prática meditativa.
AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA
Apresenta a origem e a evolução histórica da Aromaterapia e Cromoterapia. Estuda as famílias botânicas dos óleos e diferenças entre essências, óleos essenciais e vegetais. Aborda o sistema límbico cerebral e os efeitos das cores no Sistema Nervoso Central. Discute a relação das cores de maneira fisiológica e energética e os chakras envolvidos na aplicação de aromas e cromoterapia combinadas. Demonstra a avaliação e tratamento incluindo indicações, contraindicações e principais desequilíbrios a serem tratados mediante ficha avaliativa.
GUA SHA, VENTOSA E MOXABUSTÃO
Apresenta os princípios teóricos, instrumentos e cuidados necessários para a execução de cada uma destas técnicas. Seleciona e aplica os procedimentos mais seguros e necessários na clínica. Analisa as indicações, contraindicações e combinações adequadas.
AURICULOTERAPIA CHINESA
Apresenta a origem desta técnica, explicita seus fundamentos e descreve a anatomia do pavilhão auricular. Apresenta os tipos de instrumentos utilizadose ensina a aplicação com sementes, cristais e esferas metálicas. Aborda estudos sobre os pontos reflexos, explicando suas ações e sua utilização para fins de avaliação. Provê diretrizes para a aplicação terapêutica e elenca possíveis riscos e formas de evitá-los. Proporciona modelos de combinações de pontos auriculares e promove a prática
TÉCNICAS DE MASSAGEM ORIENTAL
Apresenta os fundamentos necessários à aplicação das técnicas de massagem oriental como o mapa das zonas reflexas e o mapa dos meridianos. Ensina e prática toques, manobras e sequências relacionadas às queixas mais comuns da clínica como as lombalgias, cervicalgias e tensões no ombro. Alerta para os cuidados e contraindicações.
DIETOTERAPIA E FITOTERAPIA
Apresenta princípios e conceitos sobre a dieta equilibrada, combinando as visões ocidental e oriental. Enfoca as propriedades terapêuticas de algumas classes de alimentos como cereais, folhas, frutos, temperos e chás, bem como sua forma de consumo ou preparação. Apresenta uma seleção de plantas medicinais mais comuns na cultura brasileira e oriental, abordando a terapêutica, dosagens seguras e contraindicações.
PRÁTICA PROFISSIONAL
Realiza o atendimento em Práticas Integrativas e Complementares nas dependências da instituição ou em instituições parceiras, sob orientação e supervisão docente. Exercita a aplicação de métodos e normas de biossegurança, técnicas de relacionamento e comunicação com o paciente, registro dos procedimentos e organização do espaço e materiais. Promove a reflexão teórico-prática sobre os atendimentos realizados.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES – ESTRUTURAÇÃO
Desenvolve projeto de intervenção relacionado às Práticas Integrativas e Complementares, tanto na gestão, quanto nas aplicações terapêuticas, utilizando metodologias deprojetos. Estrutura o planejamento do projeto e considera a temática, a solução de problemas selecionando o método a ser utilizado, como por exemplo canvas, design thinking, entre outros.
PROJETO:PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES–DESENVOLVIMENTO
Desenvolve projeto de intervenção relacionado às práticas integrativas e complementares, a partir da temática escolhida e da estrutura de planejamento proposta. Propõe a investigação de estratégias para viabilizar o projeto,considerando as premissas, custos, benefícios e riscos, bem como aprofundar o estudo de legislação vigente.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais da área, permitindo ao aluno simular situações reais da rotina de trabalho. Para isso, serão propostos exercícios práticos, estudo de casos, diálogos, trabalhos em grupo, debates, fóruns, entre outras atividades. As estratégias didático-pedagógicas, contemplam a articulação de atividades digitais, remotas e presenciais, de forma a proporcionar tanto flexibilidade curricular quanto novas experiências de aprendizagem, conforme as necessidades e especificidades do mercado de trabalho e dos estudantes.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Práticas Integrativas e Complementares.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp