Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Práticas Integrativas e Complementares

Práticas Integrativas e Complementares

Você se especializará em práticas integrativas e complementares para atuar na área de saúde, aprendendo sobre anatomia, fisiologia, Medicina Tradicional Chinesa, aromaterapia, cromoterapia, auriculoterapia, técnicas de massagem, entre outros.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar nas áreas de saúde e bem-estar, educação e estética, em espaço próprio ou em atendimento domiciliar, em instituições de saúde, SPAs, hotéis, academias, empresas, centros de pesquisa e demais serviços de saúde que integrem ações multidisciplinares.
Pessoas com graduação completa e que atuam ou desejam atuar na área das terapias integrativas e complementares, como fisioterapeutas, profissionais de estética e cosmética, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos, educadores físicos, biomédicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, tecnólogos na área da saúde, entre outros.

Observação: não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
ANATOMIA E FISIOLOGIA APLICADA
Estuda a anatomia e fisiologia humana dos sistemas ósseo, articular, nervoso e muscular, com ênfase nos nódulos de tensão. Aborda a localização anatômica, a morfologiae a funcionalidade dos sistemas esquelético, articular e muscular, relacionados e comandados pelo sistema nervoso central, periférico e autônomo.
INTRODUÇÃO À MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Apresenta uma visão geral da Medicina Tradicional Chinesa, situando seu contexto histórico e descrevendo seus componentes, como a acupuntura, a moxabustão, GuaSha, ventosa, farmacologia, massagem, Chi Kung dentre outros. Expõe sinteticamente os sistemas epistemológicos que formam a base dessemodelo,como a teoria do Yin-Yang, Cinco Elementos, Substâncias Fundamentais, fisiologia energética e oscanais de acupuntura. Discute os conceitos de saúde, patologia e tratamento próprios dessemodelo e os compara com o modelo ocidental, discutindo a legislação vigente do Ministério da Saúde, bem como as normas, conceitos éticos e regulatórios aplicados à atuação do profissional da área.
CHI KUNG
Apresentaa linha terapêutica dos treinamentos chineses de energia. Aborda e discute os princípios que fundamentam a prática juntamente com os diversos formatos, como as sequências de movimentos, respirações, automassagem e posturas de concentração. Explicita as funções terapêuticas, introduzindoa prática meditativa.
AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA
Apresenta a origem e a evolução histórica da Aromaterapia e Cromoterapia. Estuda as famílias botânicas dos óleos e diferenças entre essências, óleos essenciais e vegetais. Aborda o sistema límbico cerebral e os efeitos das cores no Sistema Nervoso Central. Discute a relação das cores de maneira fisiológica e energética e os chakras envolvidos na aplicação de aromas e cromoterapia combinadas. Demonstra a avaliação e tratamento incluindo indicações, contraindicações e principais desequilíbrios a serem tratados mediante ficha avaliativa.
GUA SHA, VENTOSA E MOXABUSTÃO
Apresenta os princípios teóricos, instrumentos e cuidados necessários para a execução de cada uma destas técnicas. Seleciona e aplica os procedimentos mais seguros e necessários na clínica. Analisa as indicações, contraindicações e combinações adequadas.
AURICULOTERAPIA CHINESA
Apresenta a origem desta técnica, explicita seus fundamentos e descreve a anatomia do pavilhão auricular. Apresenta os tipos de instrumentos utilizadose ensina a aplicação com sementes, cristais e esferas metálicas. Aborda estudos sobre os pontos reflexos, explicando suas ações e sua utilização para fins de avaliação. Provê diretrizes para a aplicação terapêutica e elenca possíveis riscos e formas de evitá-los. Proporciona modelos de combinações de pontos auriculares e promove a prática
TÉCNICAS DE MASSAGEM ORIENTAL
Apresenta os fundamentos necessários à aplicação das técnicas de massagem oriental como o mapa das zonas reflexas e o mapa dos meridianos. Ensina e prática toques, manobras e sequências relacionadas às queixas mais comuns da clínica como as lombalgias, cervicalgias e tensões no ombro. Alerta para os cuidados e contraindicações.
DIETOTERAPIA E FITOTERAPIA
Apresenta princípios e conceitos sobre a dieta equilibrada, combinando as visões ocidental e oriental. Enfoca as propriedades terapêuticas de algumas classes de alimentos como cereais, folhas, frutos, temperos e chás, bem como sua forma de consumo ou preparação. Apresenta uma seleção de plantas medicinais mais comuns na cultura brasileira e oriental, abordando a terapêutica, dosagens seguras e contraindicações.
PRÁTICA PROFISSIONAL
Realiza o atendimento em Práticas Integrativas e Complementares nas dependências da instituição ou em instituições parceiras, sob orientação e supervisão docente. Exercita a aplicação de métodos e normas de biossegurança, técnicas de relacionamento e comunicação com o paciente, registro dos procedimentos e organização do espaço e materiais. Promove a reflexão teórico-prática sobre os atendimentos realizados.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES – ESTRUTURAÇÃO
Desenvolve projeto de intervenção relacionado às Práticas Integrativas e Complementares, tanto na gestão, quanto nas aplicações terapêuticas, utilizando metodologias deprojetos. Estrutura o planejamento do projeto e considera a temática, a solução de problemas selecionando o método a ser utilizado, como por exemplo canvas, design thinking, entre outros.
PROJETO:PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES–DESENVOLVIMENTO
Desenvolve projeto de intervenção relacionado às práticas integrativas e complementares, a partir da temática escolhida e da estrutura de planejamento proposta. Propõe a investigação de estratégias para viabilizar o projeto,considerando as premissas, custos, benefícios e riscos, bem como aprofundar o estudo de legislação vigente.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Práticas Integrativas e Complementares. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp