Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Práticas Integrativas e Complementares

Práticas Integrativas e Complementares

Especializar profissionais para atuar com as práticas integrativas e complementares em saúde, com o objetivo de promover bem-estar e melhoria da qualidade de vida do cliente.

Carga horária: 366 horas

A oferta de atendimentos de Práticas Integrativas e Complementares tem sido estimulada em virtude de sua efetividade e baixo custo, fato relevante para a área da Atenção Básica porque possibilita realizar atendimentos de promoção, manutenção e recuperação da saúde pública, reduzindo assim a necessidade de hospitalização e o consumo de medicamentos. Inglaterra, Japão, EUA, Reino Unido, Holanda, Espanha, Austrália, Canadá, Chile, México e Brasil estão entre os países que adotaram essa prática em seus sistemas de saúde (WHO, 2002).
No Brasil, as Práticas Integrativas foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006, por meio da Portaria nº 971 de 03 de maio de 2006 (BRASIL, 2006), como um instrumento complementar de promoção da saúde em diálogo com o pensamento científico e associado às práticas de saúde ocidentais.
Na cidade de São Paulo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 520 unidades de saúde oferecem pelo menos uma modalidade de prática integrativa.
Diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Profissionais da área da saúde que atuam ou desejam atuar na área das terapias integrativas e complementares, tais como: fisioterapeutas; tecnologia estética e cosmética; enfermeiros; terapeutas ocupacionais; farmacêuticos; psicólogos; odontólogos; educadores físicos; biomédicos; nutricionistas; fonoaudiólogos; tecnólogos na área da saúde e outros profissionais interessados nas terapias integrativas e complementares.
ANATOMIA E FISIOLOGIA APLICADA
Estuda a anatomia e fisiologia humana dos sistemas ósseo, articular, nervoso e muscular, com ênfase nos nódulos de tensão. Aborda a localização anatômica, a morfologia e a funcionalidade dos sistemas esquelético, articular e muscular, relacionados e comandados pelo sistema nervoso central, periférico e autônomo.
INTRODUÇÃO À MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Apresenta uma visão geral da Medicina Tradicional Chinesa, situando seu contexto histórico e descrevendo seus componentes, como a acupuntura, a moxabustão, Gua-Shá, ventosaterapia, farmacologia, massagem, Chi Kung dentre outros. Expõe sinteticamente os sistemas epistemológicos que formam a base desse modelo, como a teoria do Yin-Yang, Cinco Elementos, Substâncias Fundamentais, fisiologia energética e os canais de acupuntura. Discute os conceitos de saúde, patologia e tratamento próprios desse modelo e os compara com o modelo ocidental, discutindo a legislação vigente do Ministério da Saúde, bem como as normas, conceitos éticos e regulatórios aplicados à atuação do profissional da área.
CHI KUNG
Apresenta a linha terapêutica dos treinamentos chineses de energia. Aborda e discute os princípios que fundamentam a prática juntamente com os diversos formatos, como as sequências de movimentos, respirações, automassagem e posturas de concentração. Explicita as funções terapêuticas, introduzindo a prática meditativa.
AROMATERAPIA
Apresenta a origem e a evolução histórica da Aromaterapia. Estuda a diferenciação das essências e dos óleos vegetais, minerais e essenciais. Aborda os métodos de extração, sinergias, o sistema límbico cerebral e os cheiros, as vias de interação no corpo humano, a memória e o marketing olfativo. Discute a ação dos principais óleos essenciais, suas funções fisiológicas, as principais indicações e contraindicações. Elabora as principais formas de aplicação e associa às técnicas integrativas, na prevenção e tratamento de acordo com as queixas principais.
CROMOTERAPIA
Apresenta a origem e a evolução histórica da Cromoterapia. Estuda a teoria das cores, as fontes de luzes, reflexão e refração, a influência da luminosidade nas cores, as cores primárias, a absorção, os filtros de cores e seus efeitos e funções, os instrumentos de aplicação, os efeitos fisiológicos e energéticos, as indicações e contraindicações. Aborda os chakras, suas localizações, suas funções energéticas e fisiológicas e sua relação com a cromoterapia. Elabora as formas de aplicação e associa às técnicas integrativas, na prevenção e tratamento de acordo com as queixas principais do paciente.
REFLEXOLOGIA PODAL
Apresenta a origem e a evolução histórica da Reflexologia Podal. Estuda as áreas de correspondências e de influência, o microssistema, os efeitos fisiológicos, as zonas energéticas, a localização das áreas reflexas, a leitura dos mapas, os instrumentos de aplicação, as indicações, contraindicações e possíveis reações. Aplica as técnicas de estimulação manual, os procedimentos preparatórios de relaxamento e as sequências de massagem. Realiza atendimentos personalizados mediante ficha de avaliação e associa às técnicas integrativas.
GUA-SHÁ E VENTOSATERAPIA
Aborda o conceito e a história do Gua-Shá e da ventosa e suas respectivas técnicas terapêuticas, enfatizando os cuidados necessários e os riscos a serem evitados. Utiliza as espátulas de Gua-Shá, aplica os copos de sucção e analisa as reações após a aplicação. Demonstra a aplicação nas diversas áreas corporais e as formas de combinar as duas técnicas.
AURICULOTERAPIA CHINESA
Apresenta a origem desta técnica, explicita seus fundamentos e descreve a anatomia do pavilhão auricular. Apresenta os tipos de instrumentos utilizados e ensina a aplicação com sementes, cristais e esferas metálicas. Aborda estudos sobre os pontos reflexos, explicando suas ações e sua utilização para fins de avaliação. Provê diretrizes para a aplicação terapêutica e elenca possíveis riscos e formas de evitá-los. Proporciona modelos de combinações de pontos auriculares e promove a prática.
SHIATSU CORPORAL
Apresenta a origem e a evolução histórica do Shiatsu. Estuda os canais energéticos, seus trajetos, fluxo, suas funções, a sintomatologia, os principais pontos de acupressão, as manobras de massagem e seus efeitos energéticos e fisiológicos, os alongamentos, as principais indicações e contraindicações. Aplica a sequência da massagem na maca e no solo. Analisa as características das dores, as comparações entre estagnação de Qi e estase de Xue de acordo com a MTC, os métodos de tonificação, sedação e harmonização. Elabora e aplica a massagem na prevenção e tratamento de acordo com as queixas principais do paciente.
SHIATSU FACIAL
Estuda os canais energéticos da cabeça e pescoço, seus trajetos, fluxo, suas funções, a sintomatologia, os principais pontos de acupressão, as manobras de massagem e seus efeitos energéticos e fisiológicos, as principais indicações e contraindicações. Aplica a sequência da massagem na maca. Relaciona os canais energéticos com a estética. Elabora e aplica a massagem na prevenção e tratamento de acordo com as queixas principais.
PRÁTICA PROFISSIONAL
Realiza o atendimento em Práticas Integrativas e Complementares nas dependências da instituição ou em instituições parceiras, sob orientação e supervisão docente. Exercita a aplicação de métodos e normas de biossegurança, técnicas de relacionamento e comunicação com o paciente, registro dos procedimentos e organização do espaço e materiais. Promove a reflexão teórico-prática esobre os atendimento realizados.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta a pesquisa como foco da aprendizagem e da formação contínua, introduzindo elementos sobre o pensamento e o método científico, suas aplicações na pesquisa em Ciências Sociais e na área da Saúde. Desenvolve a compreensão sobre pesquisa bibliográfica: natureza e tipos de leitura, de estudo, de análises de textos, bem como a capacidade de utilização das normas técnicas para produção de trabalhos acadêmicos, orientando para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
ANATOMIA E FISIOLIGIA APLICADA
INTRODUÇÃO À MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
CHI KUNG
AROMATERAPIA
CROMOTERAPIA
REFLEXOLOGIA PODAL
GUA-SHÁ E VENTOSATERAPIA
AURICULOTERAPIA CHINESA
SHIATSU CORPORAL
SHIATSU FACIAL
PRÁTICA PROFISSIONAL
METODOLOGIA DE PESQUISA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Nos cursos oferecidos pelo Centro Universitário, as estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores, visando o desenvolvimento de competências. Nesse sentido, as atividades acadêmicas compreendem não apenas o que acontece nas salas de aula, devendo expandir-se para outros locais adequados a realização de trabalhos teóricos e práticos (bibliotecas, laboratórios e outros) leituras, pesquisas, projetos, atividades individuais e em grupo, atividades culturais, esportivas e artísticas conforme a natureza e a programação de cada componente curricular, explicitadas nos respectivos planos de ensinos, conduzidas sob a orientação docente. No conjunto as aulas e todas essas atividades programadas e orientadas pelos docentes expressam quantidade de trabalho acadêmico a que o aluno deve se dedicar ao longo do curso para titular-se, realizando a integralidade da carga horária estabelecida, materializando a autonomia e centralidade do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Práticas Integrativas e Complementares.
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso