Home  >  Cursos Técnicos  >  Técnico em Processos Fotográficos

Técnico em Processos Fotográficos

O curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac São Paulo forma profissionais na área desde 2002, conferindo capacitação ampla para o aluno que queria ingressar na carreira de fotógrafo, a partir de um programa que desenvolve competências para o desempenho tanto da fotografia social (incluindo fotografia de casamento), quanto fotografia de estúdio, arquitetura, publicidade, retrato, entre outros.

O programa é atualizado por profissionais atuantes no mercado e sua metodologia focada em projetos permite a vivência de situações reais do mercado de trabalho. Além disso, o aluno conta com uma biblioteca com acervo técnico para consulta.

O estágio é opcional para alunos a partir dos 18 anos de idade.

Previsão de recesso escolar de 16 dias em janeiro, 16 dias em julho e 7 dias em dezembro (períodos sujeitos a alterações). As datas serão informadas pela coordenação do curso.

Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Técnico em Processos Fotográficos

Mercado de Trabalho

A descoberta da fotografia canalizou a necessidade humana de eternizar momentos e fatos sob uma perspectiva particular e desde então vem ampliando seu âmbito de atuação, sendo utilizada nas mais variadas atividades e fins. A fotografia como linguagem não verbal pede conceitos e concepções multidisciplinares, servindo de referencial para estudos biológicos, sociais, culturais, históricos, geográficos, linguísticos e em outras diversas áreas do conhecimento.

O ato fotográfico se mostra uma poderosa ferramenta para registro histórico, político e social, além de ser utilizada para divulgação de produtos, e também constituir uma fonte de renda direta, através da atuação autônoma. Concomitante com esse cenário, um novo universo fotográfico se mostra em formação, caracterizado pela constante evolução tecnológica e o surgimento de novas mídias sociais. A imagem e seus desdobramentos assumem um papel mercadológico em constante crescimento como descrito pelo relatório da Zion Market Research A demanda global do mercado fotográfico digital foi avaliada em 77.66 bilhões de dólares em 2015 e é esperado que atinja 110.79 bilhões de dólares até 2021, com um crescimento mercadológico de 6,1% entre 2016 e 2021. Os campos de atuação são os mais diversos tais como fotojornalismo, documental, arquitetura, publicitária, editorial, moda, acervos, escolas, agências, eventos, entre outros.

Ato de Autorização

Autorizado pela Resolução nº 06/2018 de 27/02/2018 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo

Método

O curso prevê como estratégias de ensino-aprendizagem exposições dialogadas, saídas fotográficas, atividades em grupo, visitas técnicas, experimentação e simulação.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Processos Fotográficos, com validade nacional.

Lista de Materiais

Para a realização do curso, é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula, os participantes serão orientados quanto à compra dos itens e especificações.

01 Câmera fotográfica DSLR ou Mirrorless com objetiva intercambiável
01 Bateria para câmera
01 Cartão de memória com capacidade mínima de 16GB
01 Flash speedlight compatível com a câmera
01 tripé com cabeças para câmera com controle tri-direcional
01 Conjunto de pilhas para o flash
01 Pendrive com capacidade mínima de 64GB

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada);
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso