Home  >  Cursos Livres  >  Design de Publicações Impressas e Digitais

Design de Publicações Impressas e Digitais

O curso tem como objetivo desenvolver a competência de projetar publicações impressas e digitais.


Carga horária: 42 horas


Pré-requisito
É recomendável que o aluno tenha conhecimento mínimo em softwares de editoração eletrônica, pelo fato de o curso ser um aperfeiçoamento na área.
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Livre Design de Publicações Impressas e Digitais

Mercado de Trabalho

Os saberes tecnológicos globais propiciam o surgimento de inúmeras teorias, recursos e inovações informacionais. Assim posto, a sociedade contemporânea fortalece a afirmação de que "o meio é a mensagem".
Estudos indicam que o mercado do livro digital no Brasil ainda é pequeno, mas cresce e se transforma rapidamente.

Paralelamente, dados apontam um aumento no faturamento do mercado livreiro no último ano, em comparação ao ano anterior. Nestes novos tempos, o profissional de comunicação deve estar atento a este cenário e apresentar-se ético e instrumentalizado para propiciar respostas rápidas, criativas, eficazes e tecnicamente viáveis.

Público-alvo

Este curso destina-se a profissionais ou estudantes da área de design gráfico, editorial e de áreas correlatas que tenham interesse em se aperfeiçoar na criação de projetos editoriais, sejam eles impressos ou digitais.

Método

Estão previstas situações de ensino-aprendizagem que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como atividades em grupo com apresentação plenária, atividade individual de internalização, desenvolvimento de projeto e exposição dialogada. Também serão propostas atividades individuais com elaboração de projeto e apresentação em sala de aula.

Programa

- Mercado de trabalho e o profissional de design: possibilidades de atuação e perfil profissional;

- Etapas de trabalho do designer: definição de conceitos, planejamento e execução;

- Definição de conceito

- Briefing: compreensão das necessidades e contextos (público-alvo, finalidade do projeto, alcance x investimento); pesquisa de referências (composição, família tipográfica, estilo de imagem, acabamento para impressos, navegação digital/interação digital);

- Planejamento;

- Conceitos fundamentais de design: diagramação de layout (tipografia - Kerning, espaçamentos, alinhamentos, composição tipográfica, legibilidade e hierarquia); teoria das cores (contrastes, psicologia das cores; escalas de cor: RGB, CMYK, LAB, Pantone); arquitetura da informação (grid, harmonia, proporções, simetria/assimetria, desconstrução, hierarquia);

- Direitos autorais de imagem e tipografia;

- Execução: ferramentas de design editorial (tipos, características e funcionalidades com aplicação no software Indesign);

Publicações impressas e digitais:

- Publicações impressas: fechamento PDF; produção gráfica (miolo e capa): miolo: sistema de cor, resolução de imagens, checklist (fonte, sangria, overprint, marca de corte e escala de cores), acabamentos gráficos (lombada, imposição de páginas, cores especiais, reserva de verniz, hotstamping); capa: livros e revistas (fechamento, vinco e montagem).

- Processos de produção e finalização - diferentes fornecedores/diferentes processos;

- Publicações digitais: fechamento PDF interativo; possibilidades de interatividade (ações de mouse, hyperlink e inserção multimídia de áudio e vídeo); sistema de cor e resolução de imagem;

- Package: organização dos arquivos finais (fontes, imagens e arquivos abertos).

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso Design de Publicações Impressas e Digitais.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.