Cursos Livres

Assistente Financeiro

Monitorar e auxiliar nas atividades financeiras por meio de levantamentos e controles de pouca complexidade, contudo essenciais, como acompanhamento de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, crédito, cobrança e emissão de notas fiscais, atividades essas necessárias à gestão financeira da organização.

Carga horária: 160 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto
Curso Livre Assistente Financeiro

Mercado de Trabalho

Independentemente da área de atuação, todos os tipos de negócios precisam de suporte na área financeira. Isso porque uma empresa que não realiza sua projeção financeira e não controla de maneira eficiente os seus recursos tem dificuldade para a tomada de decisão acertada e, consequentemente, deixa de oferecer para seu cliente um produto ou serviço com qualidade, aliando bom preço e prazo de entrega.

Cabe à área financeira a responsabilidade por todas as movimentações que envolvem investimentos e despesas, nesse sentido, torna-se imprescindível um profissional preparado para prestar assistência ao departamento financeiro, por meio de ferramentas de trabalho adequadas, executando as rotinas da área de acordo com legislação específica, avaliando as situações do cotidiano com senso crítico e ético a fim de garantir a organização e fluxo de dados.

Método

Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

No que concerne às orientações metodológicas para a unidade curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado.

Programa

- Noções de contabilidade
- Demonstrativos financeiros
- Documentos fiscais
- Contas a pagar, receber e tesouraria
- Sistemas de controle para pagamentos e recebimentos
- Noções de controladoria
- Conciliação contábil
- Orçamento
- Sistemas da informação utilizados na controladoria

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.