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Cursos Livres

Governança Hoteleira: Planejamento e Operação

Esse curso propõe-se a contribuir com o aperfeiçoamento de gestores que irão atuar em um cenário em franca expansão no mercado, por meio de uma prática pautada no domínio de conhecimentos e técnicas específicas para um serviço de excelência.


Carga horária: 30 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Governança hoteleira

Mercado de Trabalho

Estudo elaborado pela JLLs Hotels & Hospitality Group, em parceria com Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB)1, aponta que o setor hoteleiro no Brasil já conta com 10.206 meios de hospedagem, totalizando 521.585 quartos em todo o território nacional. Esse cenário torna-se favorável ao profissional que deseja ingressar e se desenvolver no departamento de governança, tendo em vista o amplo campo de atuação de meios de hospedagem, que inclui hotéis, apart-hotéis/flats, resorts, hostels, pousadas, motéis, cruzeiros, hospitais, dentre outros, demandando profissionais qualificados para a prestação de serviços diversificados e de excelência.

O departamento de governança de um meio de hospedagem tem função primordial, pois é responsável por manter os apartamentos e áreas comuns em perfeitas condições de limpeza, higiene e conservação, interferindo diretamente na satisfação e fidelização dos hóspedes/clientes e consequentemente na reputação do empreendimento.

O profissional da área de governança pode se desenvolver para as funções de liderança com cargos de supervisão, coordenação e gerência, chegando a assumir a função de governanta ou governante. Para isso é necessário lidar com técnicas de arrumação e limpeza, fazer gestão de custos, lavanderia, rouparia, materiais, suprimentos, produtos de limpeza, resíduos, terceirizados, dentre outros, além de contar com uma das maiores equipes.

Nesse contexto, esse curso destaca-se como importante colaborador, visto a complexidade do profissional que lidera a área de governança, havendo a necessidade de desenvolver competências de planejamento, controle e organização nas operações dinâmicas hoteleiras.

Público-alvo

Destinado a profissionais que atuam no departamento de governança e que buscam aperfeiçoamento ou para aqueles que já atuam no ramo de hotelaria e queiram ingressar na área de governança hoteleira.

Método

O curso prevê proposições de problemas, discussões em grupo, plenárias, jogos e vivências, recursos didáticos digitais, entre outras atividades. Também são promovidas exposições dialogadas com o apoio de slides, demonstrações, apresentação e discussão de vídeos.

Programa

- Governança hoteleira: campos de atuação, responsabilidades e interfaces entre os departamentos.
- Perfil e atribuições do profissional de governança e sua equipe (governanta (e), supervisores, atendentes, auxiliares e camareiras).
- Padronização e personalização dos serviços de governança hoteleira: procedimentos de limpeza, arrumação de apartamentos, abertura de cama, pacotes especiais e atendimento para vips.
- Materiais, equipamentos e produtos de limpeza.
- Segurança no trabalho: conceito de ergonomia, exercícios laborais e controle de equipamentos de proteção individual e coletiva.
- Procedimentos de supervisão, planejamento para divisão de tarefas, dimensionamento e organização de equipes de trabalho.
- Contribuição da governança na manutenção preventiva e corretiva dos meios de hospedagem.
- Noções de legislação trabalhista: elaboração de escalas de revezamento, jornada de trabalho, intervalo de descanso, advertências disciplinares, banco de horas e hora extra.
- Uniformes: escolha de modelos e tipos de tecido, número de trocas, lavagem, reparos e controle de peças.
- Enxoval de apartamentos e de alimentos e bebidas: tipologia, trocas, durabilidade, locação, controle de peças e inventários.
- Serviços de lavanderia para hóspedes: formulários de cobrança, triagem, tipos de serviços e padrão de entrega.
- Lavanderia própria e terceirizada: vantagens e desvantagens.
- Achados e Perdidos: registro, armazenamento, tempo de guarda, objetos de valor e destino.
- Serviços terceirizados: decoração floral, jardinagem e serviços de limpeza de áreas comuns.
- Segurança no hotel: chaves mestra, placa de Não Perturbe e avisos de risco.
- Tecnologias e sistemas para o setor de governança.
- Ações da governança para a sustentabilidade, gestão de resíduos e otimização de recursos.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso: Governança Hoteleira: Planejamento e Operação.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).

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