Home  >  Cursos Livres  >  Tecnologias de Segurança de Redes

Tecnologias de Segurança de Redes

Capacitar os alunos para trabalharem com tecnologias de segurança de redes para desenvolvimento de um ambiente computacional seguro, por meio de técnicas e ferramentas, como instalação e configuração de sistemas operacionais, implementação de firewall, VPN e sistemas de backup.


Carga horária: 72 horas


Pré-requisito
Os alunos deverão ter conhecimentos em Windows Server e Linux Server, como configuração de DNS, DHCP e inserção de desktop em redes.
Idade mínima: 14 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental incompleto
seguranca redes

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O participante estará apto para trabalhar com tecnologias de segurança de redes para desenvolvimento de um ambiente computacional seguro, por meio de técnicas e ferramentas como instalação e configuração de sistemas operacionais, implementação de firewall, VPN e sistemas de backup.

Panorama de mercado
O profissional de Tecnologia da Informação, especializado em segurança da informação, é indispensável às empresas que têm seus negócios suportados por sistemas computacionais e redes de comunicação de dados. Esse profissional contribui para o desenvolvimento de atividades de conscientização e capacitação, controle de sistemas e redes, segundo padrões operacionais seguros, suporte a outras atividades como as de auditoria e, principalmente, prevenção de problemas envolvendo segurança antes mesmo que venham a se concretizar. Encontrará não apenas um mercado de trabalho praticamente inexplorado, que se consolidou a partir de 2002, mas um alto reconhecimento da importância de seu trabalho para o sucesso das organizações na área de TI.

A especialização de profissionais para o segmento de segurança da informação por si só se constitui num desafio, tanto pelas competências profissionais necessárias para garantir o sucesso das iniciativas envolvendo segurança, como pela forte cobrança por resultados, decorrente do alto valor atribuído pelas empresas aos bens tangíveis e, principalmente, intangíveis, que ficarão sob sua responsabilidade. Além do que, os sistemas de segurança são fortemente dependentes das particularidades de cada infraestrutura de TI, não havendo soluções comuns para todos os ambientes ou que se apliquem a todos os problemas. Cada projeto de segurança, para ser eficaz e eficiente, integrado com os sistemas computacionais já existentes, e atender aos requisitos específicos, respeitando limitações humanas, técnicas e financeiras de cada organização, acaba sendo único.

Sempre será preciso que o profissional atualize, estenda, adapte e reorganize os conhecimentos adquiridos, para aplicá-los na solução de problemas reais. Mesmo que 99% do trabalho tenha sido feito com perfeição, uma falha no restante pode comprometer definitivamente o resultado final, o que requer do profissional de segurança a habilidade de ser detalhista na implementação, para não deixar de fora elementos importantes, e ter senso de pragmatismo e objetividade, colocando-se como uma pessoa que supera as dificuldades e alcança os resultados esperados.


Público-alvo

- Estudantes de nível técnico e superior que se identificam com Segurança de Redes
- Profissionais de Tecnologia da Informação que atuam com redes e comunicação de dados
- Analistas de suporte, analistas de redes, administradores e engenheiros de redes


Método

O aprendizado privilegia metodologias colaborativas, em atividades realizadas por 2 alunos por computador, com estímulo ao raciocínio lógico e à simulação de práticas profissionais.


Programa

- Triade de seguranca (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade)
- Diferença entre segurança física e lógica
- Politicas de segurança da informação
- Marco Civil e a segurança da informação
- Tipos de códigos maliciosos e formas de ataques
- Maquina Virtual Server
- Configuração de segurança dos serviços de redes no servidor
- Testes de segurança e conectividade
- Pentest
- Google Hacking
- Tecnicas de force brute e spoofing
- Sniffer de rede
- Regras de Firewall e Log de Acesso
- Firewall nativo do Linux Server
- Instalac?o do Windows Server
- Configurac?o do DNS e DHCP
- Controlador de domínio
- Conceitos de GPO
- Instalac?o e Configuração de um Firewall de rede
- VPN
- IDS e IPS
- Certificados digitais em Windows e Linux


Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.