 | ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E PROJETOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO Indica a construção coletiva de cenários da contemporaneidade, articulando fatores conjunturais a processos sócio-históricos e econômicos, que marcam a formação da sociedade brasileira e que são determinantes para justificar a relevância de projetos sociais. Apresenta as temáticas sociopolíticas, socioculturais, bem como socioambientais, dentre as quais se destacam: conceitos do esgotamento dos recursos naturais e o aquecimento global; consumo e estilo de vida na sociedade contemporânea; experiências e práticas de luta e mobilização social; influências e perspectivas sobre o Estado e os direitos do cidadão em tempos de retrocesso da democracia; potencialidades e limitações das relações entre as organizações sociais, setor governamental e setor privado corporativo nos processos de intervenção social em tempos de financeirização da economia. | | | DIREITOS HUMANOS: COMPREENSÃO E CRÍTICA Desenvolve um olhar crítico sobre os direitos humanos e as teorias que os circundam, discutindo seus fundamentos, sua efetivação, seus limites e possibilidades na contemporaneidade, considerando os fundamentos do curso. Aprofunda na temática dos direitos humanos e exercita a compreensão crítica, para que possa atuar de forma mais efetiva na realização desses direitos, interpretando-os de maneira a atualizá-los e ajustá-los a situações particulares, em contextos complexos. Aborda o tema dos direitos humanos, apresentando textos e autores que discutem os fundamentos e limites de possibilidade de efetivação desses direitos. No que diz respeito ao fundamento dos direitos humanos, explora as fronteiras daquilo que definimos como humano, o antropocentrismo e a crítica ao humanismo. Analisa os limites do Estado-Nação, da soberania e da legalidade no contexto de afirmação dos direitos humanos na contemporaneidade. Discute a quem, afinal, os direitos humanos são dirigidos e como podem ser efetivados. Articula possíveis soluções para as críticas apresentadas, buscando alternativas teóricas e práticas a partir dos limites identificados. | | | TERRITÓRIO E DIREITO À CIDADE Discute as contradições da cidade capitalista e as possibilidades emancipatórias da ação social no território, por meio de reflexões sobre a relação entre o território como base para ação das políticas públicas e campo das lutas sociais e o debate sobre questões relacionados ao acesso à cidade e à cidadania, política pública e intersetorialidade; práticas sociais e suas relações com as diversidades socioculturais e especificidades locais em tempos de globalização, com a finalidade de instrumentalizar o aluno para a compreensão do território como expressão política do espaço e a cidade como expressão territorial da cidadania e do direito à cidade. | | | INDICADORES SOCIAIS NO BRASIL Discute coletivamente conceitos e tipologias dos indicadores sociais no Brasil, enquanto processo de construção social e instrumento de diagnóstico, formulação e avaliação de políticas públicas, a partir da identificação das fontes de informações disponíveis no Brasil e no exterior. Pesquisa sobre projetos de referência que dialogam com territórios e indicadores sociais, com a finalidade de exercitar a elaboração de indicadores para os projetos no território. | | | ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO Aborda a estruturação de um projeto social, desde seu planejamento, diagnóstico e prospecção de estratégias e processos no desenho da intervenção; objetivos e resultados a alcançar; implementação, desenvolvimento e avaliação. Destaca as fases do planejamento, o diagnóstico do território e da população a ser atingida; estudos de viabilidade, vulnerabilidades e potenciais; detalhamento das atividades propostas com hierarquia de importância e prazo para a construção e desenvolvimento da ação e do cronograma físico-financeiro. | | | AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE PROJETOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO Analisa a importância dos sistemas de avaliação e monitoramento dos projetos sociais. Avalia os projetos a partir da perspectiva do seu potencial de impacto, relevância social, adesão da população e gestão participativa. Consolida indicadores e instrumentos com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento e analisar os resultados do projeto. | | | CONEXÃO COM O MERCADO I Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. | | | PROJETO SOCIAL NO TERRITÓRIO I Propõe a estruturação do projeto social no território, a partir do diagnóstico do contexto socioterritorial que justifica sua implantação, considerando as técnicas de pesquisa e metodologia de projetos participativos, discutindo coletivamente os indicadores sociais a ele vinculados, com a finalidade de conceber e estruturar projetos no território. | | | CAPTAÇÃO DE RECURSOS E PARCERIAS INOVADORAS Problematiza a captação de recursos para organizações sem fins lucrativos e seus projetos, refletindo sobre o desenvolvimento de ferramentas e modalidades de mobilização de recursos, visando a busca de sustentabilidade econômica no desenvolvimento de projetos sociais. Discute as parcerias com alternativas inovadoras de desenvolvimento e otimização de recursos, a partir da identificação da rede de instituições públicas, comunitárias ou privadas, mobilizáveis. | | | PROJETOS ARTICULADOS EM REDE Apresenta os modelos de engajamento multisetoriais, observando sujeitos envolvidos e públicos implicados, tendências de ação em rede e de articulação de projetos sociais que incorporam objetivos e arranjos compartilhados, alcançando ganhos de legitimidade e assertividade, com a finalidade de produzir novas perspectivas e inovações no projeto social. | | | COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS EM PROJETOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO Aborda a comunicação de resultados e a prestação de contas a todas as partes interessadas, a partir da compreensão sobre as semelhanças e diferenças entre comunicação de resultados e prestação de contas e do conceito de accountability, visando fornecer elementos para elaboração de orçamento e diretrizes para comunicação e captação de recursos. | | | GESTÃO SOCIAL Aborda a gestão social de forma ampla ancorada na concepção de um Estado Social de direito e, portanto, na autoridade reguladora das ações públicas, o que implica na clareza de sentido, no significado e nas normas que regulamentam a política, o projeto ou serviço. Destaca a gestão não restrita apenas a cargos de gerenciamento, mas a processos que exigem fluxos de ação, informação e decisão –envolvendo habilidades comunicativas de negociação, produção de consensos e articulação com os demais serviços, programas e redes sociais presentes no território –, com o objetivo de assegurar organicidade e efetividade à própria ação fim que se almeja. Trata das exigências de gestão em contextos complexos. | | | GESTÃO, CONSULTORIA E ASSESSORIA PARA PROJETOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO Discute o perfil do gestor de projetos sociais como educador e mediador de conflitos, em diferentes campos de atuação, a partir da análise do contexto sociopolítico da sociedade, dos desafios éticos que se apresentam na realização de projetos sociais nos territórios, das práticas de mediação de conflitos e de metodologias de sistematização e compartilhamento de experiências com as partes interessadas, visando a criação de projetos sociais que apresentem um diferencial em sua gestão e implementação. | | | CONEXÃO COM O MERCADO II Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. | | | PROJETO SOCIAL NO TERRITÓRIO II Propõe o desenvolvimento do modelo de gestão, considerando os diferentes processos e o contexto do projeto social no território, a gestão participativa, decisões compartilhadas, configuração de projetos coletivos, bem como a consequente comunicação de resultados, a fim de elaborar estratégias de execução e princípios de gestão compatíveis com o propósito da ação e orientadas para o território. | | | | TOTAL | |
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