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Gestão Estratégica de Pessoas

Você se especializará na gestão de pessoas, conhecendo processos, práticas e modelos de trabalho para atuar de forma humanista e alinhada aos objetivos estratégicos de empresas e organizações.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na atração, retenção, formação e desenvolvimento de talentos, além de conduzir indivíduos e equipes por meio da organização do trabalho e da construção de relações e ambientes adequados, equilibrando as necessidades das pessoas e das empresas.
Pessoas com graduação completa, que atuam na área de recursos humanos e queiram ter uma visão mais abrangente e estratégica da gestão de pessoas ou, ainda, que atuam como gestores de negócios e possuem a responsabilidade de liderar e gerenciar pessoas.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.

MODELOS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO
Descreve a evolução dos paradigmas em administração e a construção dos modelos de gestão correspondentes. Relaciona organização e gestão com estratégia de negócio e posicionamento no mercado, abordando os diferentes modos de estruturar uma empresa e a importância de realizar a leitura de cenários. Desenvolve e discute uma visão crítica da gestão empresarial e das mudanças no ambiente de negócios das organizações. Analisa modelos organizacionais e de gestão típicos das abordagens tradicionais e discute a emergência de modelos contemporâneos. Avalia a aplicabilidade dos novos modelos de gestão à realidade organizacional no contexto empresarial brasileiro.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
Discute os fundamentos e principais abordagens em gestão estratégica. Analisa o processo de construção da estratégia de negócios e propõe métodos e ferramentas para conduzi-lo. Apresenta o balanced scorecard como técnica de desdobramento e acompanhamento da estratégia. Propõe o conceito de modelo de negócios como ferramenta para facilitar à construção de tangibilizar a estratégia.
GESTÃO DE RESULTADOS
Apresenta as demonstrações financeiras básicas e discute sua função no processo de tomada de decisão. Descreve e analisa métricas de geração de valor. Explica os conceitos de capital de giro e fluxo de caixa e discute a sua importância para a saúde financeira da organização.
GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROCESSOS
Propõe a análise do papel da área de operações no contexto organizacional, relacionando competitividade e estratégia de operações. Discute a formulação da estratégia de operações e seu impacto nas decisões da empresa. Estuda os processos de tomada de decisões operacionais de processo, capacidade e qualidade. Propõe a caracterização, avaliação e melhoria dos processos de uma organização.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Apresenta a evolução histórica das relações trabalhistas e do papel da área de Recursos Humanos debatendo suas inovações e perspectivas. Discute a importância do planejamento estratégico na gestão de RH. Explora e analisa os principais subsistemas da área tais como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, carreira e benefícios, promoção da qualidade de vida no trabalho e avaliação de desempenho. Discute a legislação trabalhista e previdenciária e seus impactos nas relações de trabalho.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Analisa as particularidades da gestão de projetos em relação à gestão funcional e por processos. Descreve os processos básicos do gerenciamento de projetos. Discute os papéis e responsabilidades do gerente de projeto, patrocinador e membro da equipe. Apresenta boas práticas de gestão de pessoas em projetos. Explora abordagens ágeis no gerenciamento de projetos.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE MODELO DE GESTÃO
Orienta os alunos para o desenvolvimento de modelo de gestão consistente e efetivo que integra a dinâmica da gestão de pessoas com a estratégia de negócios.
GESTÃO DE CARREIRA
Estimula a análise do perfil pessoal e profissional, promovendo o autoconhecimento e a compreensão mais profunda de si e do outro. Facilita a identificação de competências pessoais e orienta o processo de escolhas e definição de uma carreira. Promove a atitude e o comportamento empreendedores, assim como o protagonismo na gestão da carreira e no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Estimula o debate a respeito das novas tecnologias e tendências na gestão de carreira, como por exemplo escritório do futuro x Home Office, Revolução/Industria 4.0 e nova jornada x nova relação de trabalho.
LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E EQUIPES
Discute os fundamentos e os requisitos para uma liderança bem-sucedida. Avalia os diversos estilos de liderança e estimula o desenvolvimento de habilidades de líder. Discute as teorias consolidadas e contemporâneas de liderança, estimulando seu exercício sob a perspectiva da neurociência cognitiva e do comportamento social. Analisa as bases da motivação e o papel do líder no engajamento de pessoas. Descreve a dinâmica de formação e desenvolvimento de equipes e explora estratégias e ferramentas para a formação de equipes de alto desempenho. Comenta o processo de sucessão e a identificação e formação de talentos.
CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE MUDANÇAS
Apresenta os conceitos, características da cultura e as dimensões da mudança organizacional abrangendo estruturas, pessoas e processos. Analisa meios de observar e compreender uma cultura. Descreve a dinâmica do clima organizacional e propõe formas de avaliá-lo. Discute modelos e ferramentas para identificar situações ou áreas que requeiram mudança e suas aplicações em contextos específicos. Propõe estratégias, processos e instrumentos de gestão de mudanças. Descreve e discute as competências individuais e organizacionais para a mudança.
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Discute a evolução dos modelos de aprendizagem nas organizações e das abordagens no desenvolvimento de pessoas. Avalia diferentes métodos de educação e aprendizagem e orienta na formulação de estratégias de capacitação. Explora as tecnologias educacionais e sua utilização em programas a distância ou híbridos. Discute a gestão por competências, a gestão de talentos e a gestão do conhecimento. Promove a função estratégica do desenvolvimento de pessoas e debate parâmetros para o desenvolvimento da educação corporativa.
COMPETÊNCIA, DESEMPENHO E REMUNERAÇÃO
Explora as relações entre desempenho individual e organizacional, avaliando estratégias para alinhá-los. Discute a gestão por competências e relaciona competência e desempenho. Descreve diferentes métodos de avaliação e modelos de gestão de desempenho. Compara abordagens em remuneração e discute a composição do modelo de compensação. Analisa tendências em remuneração e discute as particularidades do contexto brasileiro.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E GESTÃO DE CONFLITOS
Analisa o comportamento humano no ambiente organizacional. Descreve a comunicação como processo de construção de significados. Promove o diálogo como método de aprendizado e de solução de conflitos, estimulando a sua prática em situações cotidianas de trabalho. Explora o processo de negociação e suas fases, discutindo o comportamento das pessoas como negociadoras e avaliando técnicas aplicadas e conceitos éticos em negociação.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Orienta os alunos na elaboração do projeto, segundo a perspectiva da construção de relações produtivas no ambiente de trabalho, da dinâmica da liderança e do desenvolvimento de equipes, e do processo de atração, desenvolvimento e retenção de talentos. Orienta os alunos quanto à escolha do tema e do método de estudo.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  10 de maio de 2021 a 30 de julho de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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