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Promotor de Vendas

Capacitar o profissional para promover, de forma ética, a venda de produtos ou serviços utilizando ferramentas de merchandising, princípios de logística e de operação no ponto de venda, comunicação assertiva e relacionamento adequado com os diversos tipos de cliente, visando à maximização de resultados. O curso prepara o aluno para atuar como promotor de vendas e também como vendedor de varejo ou assumir outras funções numa organização varejista ou em áreas de marketing de outros segmentos mercadológicos. A metodologia é totalmente prática e focada nas necessidades do mercado e as estratégias de comunicação são trabalhadas com muita intensidade em todo o programa. Além disso, o curso oferece uma visão prática de estratégias varejistas e de análise de resultados.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Curso livre Promotor de Vendas

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O promotor de vendas atua principalmente em lojas de varejo, apresentando os produtos de maneira atrativa. Além disso, tem como função abordar e explicar ao seu público-alvo as características e benefícios dos produtos sob sua responsabilidade. Outros espaços comuns de atuação do promotor de vendas são as feiras e os eventos que podem ocorrer tanto em grandes centros de convenção como em shoppings centers.

É possível para um promotor de vendas, com investimento em seu desenvolvimento profissional, traçar um plano de carreira visando alçar posições como assistente de marketing, assistente de vendas, consultor de vendas, podendo chegar a funções gerenciais.

Panorama de mercado
Atualmente, trava-se uma verdadeira batalha nos pontos de venda pela atenção e preferência do consumidor. As marcas disputam espaço na tentativa de serem preferidas no momento da compra. Os fabricantes de produtos veem-se obrigados a utilizar outras estratégias, além da simples disposição de suas mercadorias em gôndolas e prateleiras.

É neste cenário que ganha importância a figura do promotor de vendas, responsabilizando- se pelo corpo a corpo com o consumidor em lojas de varejo, feiras promocionais ou outros locais que exijam a apresentação profissional de produtos e serviços, seja por meio da comunicação oral, seja da arrumação física, utilizando conceitos da decoração e do visual merchandising.

Outro ponto relevante no atual contexto mercadológico é o fato de as grandes empresas, principalmente as do varejo, terem transferido ao fabricante a responsabilidade da divulgação e organização de seus produtos no ponto de venda, passando para o promotor também a incumbência de vender, exigindo-lhe habilidades no uso de técnicas de vendas e conhecimentos sobre a logística interna da loja.


Público-alvo

Este curso destina-se tanto àqueles que já atuam no mercado em geral, como àqueles que buscam se prospectar com um novo diferencial e perfil, focado não só no aperfeiçoamento como no uso das técnicas de merchandising, otimizando resultados e visando agilizar o processos de trabalho no seu dia-a-dia.


Método

O curso em sua totalidade, é desenvolvido em sala de aula, o que permite o exercício constante dos conteúdos abordados por meio de atividades práticas e que simulem situações-problema para desenvolver a capacidade de análise e criatividade na resolução de questões e, ao mesmo tempo, sejam estimulados a desenvolver sua habilidade em situações práticas com as ferramentas e técnicas de merchandising no ponto de venda.


Programa

- Atitude sustentável, ética e cidadã.
- Qualidade de vida no mundo do trabalho: autocuidado, legislação
trabalhista.
- A importância do autoconhecimento, do marketing pessoal e da rede de
relações para o desenvolvimento pessoal e profissional.
- Empreendedorismo: atitude empreendedora, principais características do
empreendedor e formas de empreender.
- Etapas do processo de vendas: abordagem ativa; sondagem; apresentação dos
produtos ao cliente; fechamento da venda e controle de objeções.
- Conceito, princípios e ferramentas de merchandising - materiais de
ponto de venda.
- Comportamento do consumidor: aspectos que influenciam na decisão de
compra e código de defesa do consumidor.
- Logística e operações no ponto de venda: processos de compras e
de vendas, controles e garantias, negociação de espaços.
- Conceitos e princípios de marketing: comunicação com o mercado,
ferramentas de promoção de venda.
- Princípios sobre formação de preços de produtos.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Promotor de Vendas, com validade nacional.


Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

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