Home  >  Cursos Técnicos  >  Técnico em Enfermagem

Técnico em Enfermagem

O curso habilita técnicos de enfermagem que possam atuar, sob a supervisão do enfermeiro, nos diferentes níveis de atenção à saúde, em todo o ciclo vital humano e nas diferentes complexidades do cuidado, de modo a atender às demandas no setor produtivo de saúde e na sociedade.

Formando profissionais da área de enfermagem há mais de 70 anos, o Senac São Paulo é reconhecido no mercado de trabalho e possui parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).

Este curso tem previsão de recesso escolar de 16 dias em janeiro, 16 dias em julho e 7 dias em dezembro (períodos sujeitos a alterações). As datas serão informadas pela coordenação do curso.
Carga horária: 1800 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
Mulher com idosa olhando na mesma direção

Mercado de Trabalho

Considerados o "pulmão" da saúde pública, os profissionais de enfermagem são indispensáveis para o atendimento seguro, humanizado, individualizado e comprometido ao paciente. A enfermagem moderna representa 50% da força de trabalho brasileira e compõe 80% da equipe multiprofissional dos serviços de saúde. Sua elevada empregabilidade no Estado de São Paulo está relacionada a múltiplos fatores, tais como o reconhecido complexo hospitalar constituído no estado, a cultura pela segurança do paciente, a ampla divulgação dos indicadores e resultados assistenciais praticados, as elevadas taxas de ocupação dos serviços de saúde, a ampliação dos serviços de atenção primária com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde, o crescimento populacional, o aumento da expectativa de vida e a maior conscientização da população com relação à prevenção de doenças.

Para atender às necessidades da população, as políticas públicas de saúde estão cada vez mais voltadas às ações de educação, promoção, prevenção e recuperação da saúde, o que contribui para a expansão da rede de atenção, para a melhoria dos serviços de saúde e para o aumento do número de leitos em hospitais.

Em termos de possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, o número de profissionais técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem concentram quase 1.400.000 vínculos de trabalho formal. Apesar dos números apresentados, ainda há escassez de profissionais para o mercado, o que reforça a necessidade da oferta do nosso curso.

O aluno formado no curso Técnico em Enfermagem, poderá atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, diferentes serviços e programas de saúde pública, unidades de pronto atendimento, consultórios, centros de educação infantil, escolas, instituições de longa permanência (ILPs), além de realizar atendimentos home care e pré-hospitalares.

Ato de Autorização

Autorizado pela Resolução nº 30/2019 de 24/09/2019 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo.

Método

Estude em um laboratório de enfermagem com docentes, equipamentos e materiais alinhados às necessidades do mercado de trabalho.
Aprenda a partir da simulação de situações reais, pesquisas e atividades focadas no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes/valores necessárias para o profissional Técnico de Enfermagem.


Estágio

O curso possui 600 horas de estágio obrigatório, cuja frequência deve ser de 100%. A carga horária diária de estágio pode ser até 6 horas, conforme normatização atual da Lei do Estágio 11.788/2008.

Dentro do período em que o aluno se matriculou (manhã e tarde), o Senac reserva o direito de alterar os horários de início e término do estágio, uma vez que os campos concedentes necessários para prática assistencial de enfermagem estipulam diferentes horários de entrada e saída, tais como hospital, escola, ambulatório, Unidade Básica de Saúde, Estratégia da Saúde da Família, Centro de Atendimento Psicossocial, UPA e entre outros.

Para as turmas ofertadas no período noturno, quando houver impossibilidade de campo de estágio no mesmo período, o Senac reserva o direito de alterar o horário do estágio da Unidade Curricular 4, Promoção à Saúde, para o período da manhã ou tarde, conforme definido na programação e planejamento de cada unidade escolar e, adequadamente informado no ato da matrícula. As demais unidades curriculares relativas aos estágios supervisionados ocorrem no período noturno, podendo sofrer alterações mínimas dos horários de início e término, conforme solicitação dos campos de estágio.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o diploma de Técnico em Enfermagem, com validade nacional.

Lista de Materiais

O aluno deve adquirir para as aulas práticas em laboratório e estágio supervisionado:

- Jaleco branco com manga longa, bolso superior e bordado conforme instruções do Senac
- Caderneta para anotações
- Máscara N95
- Óculos de proteção
- Garrote
- Tesoura inox ponta redonda


Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso