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Inteligência de Mercado

Você se especializará em inteligência de mercado para potencializar tomadas de decisões, conhecendo conceitos sobre estratégia empresarial, marketing e empreendedorismo, além de técnicas e métodos estatísticos para lidar com estudos e dados em geral.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em diversos campos da economia, exercendo funções relacionadas à pesquisa, inteligência de mercado ou competitiva, marketing, vendas, planejamento estratégico, inovação, entre outras.
Pessoas com graduação completa em diversas áreas do conhecimento, como Administração, Tecnologia da Informação, Engenharias, Comunicação, Ciências Sociais, Marketing, Propaganda, entre outras.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
STRATÉGIA DE MERCADOS EM AMBIENTES COMPETITIVOS
Aborda a concepção e a capacidade de execução de gerenciamento estratégico por meio de técnicas e conceitos que aprimorem a visão sobre decisões de alta complexidade. Aborda as técnicas de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de objetivos, diagnóstico estratégico, formulação, implementação e controle de estratégias. Propõe o diagnóstico do ambiente competitivo, por meio dos métodos de análise industrial, em que se privilegiar a visão baseada em recursos e matrizes de portfólio de negócios. Fundamenta a economia (microeconomia e macroeconomia), por meio de conceitos de grandezas agregadas. Discute a aplicação da prospecção de cenários futuros, com a finalidade de melhorar a capacidade analítica e estratégica.
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Conceitua e problematiza as temáticas do empreendedorismo e sua importância socioeconômica. Apresenta as principais características do empreendedor dando ênfase nas atitudes empreendedoras. Destaca o papel do empreendedorismo como força propulsora da inovação e o desenvolvimento da economia global, abordando a teoria da destruição criativa de Joseph Schumpeter. Apresenta os caminhos para abertura de empresas, bem como os processos e fases de construção de um Plano de Negócio com os modelos adequados para diferentes estruturas de negócios. Aborda as Startups como força empreendedora e o papel das aceleradoras.
MARKETING 4.0, NOVO COMPORTAMENTO E PERFIL DO CONSUMIDOR
Apresenta um histórico evolutivo do Marketing em suas diferentes fases, a partir dos conceitos do Marketing de massa com foco no produto e os 4 Ps (preço, praça, produto e promoção), passando pelo Marketing de segmentação, o Marketing de relacionamento com foco centrado no consumidor, chegando ao Marketing digital e o Marketing 4.0, objetivando humanizar as marcas com atributos semelhantes aos homens e mulheres. Explora as novas premissas adaptadas à natureza mutável dos caminhos do consumidor na economia digital, considerando as mudanças comportamentais e o novo perfil do consumidor, bem como os mecanismos estratégicos de comunicação nas mídias digitais para identificar as necessidades, personalidade e motivações na tomada de decisão do consumidor no momento da compra.
PESQUISA DE MERCADO: MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO
Apresenta a pesquisa de mercado como ferramenta para a gestão do conhecimento e auxílio na tomada de decisão nas organizações, abordando as etapas e os métodos de pesquisa. Fundamenta a utilização de estudos qualitativos e quantitativos, identificando quando é mais apropriada a utilização de tais abordagens. Apresenta e exercita técnicas de discussão em grupo, entrevista individual, técnicas projetivas e a abordagem etnográfica, explicitando como elaborar roteiros e cadernos de campo. Discute o processo de amostragem, a elaboração de questionários e sobre como aplicar testes-piloto, como realizar o trabalho de campo, a tabulação, o processamento, a análise e a apresentação de dados.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE RELATÓRIO TÉCNICO: PLANEJAMENTO E ANÁLISE DA SITUAÇÃO PROBLEMA
Desenvolve as necessárias competências para o processo de Planejamento do relatório técnico e a iniciação de análise da situação-problema a ser resolvida (Key Intelligence Topic – KIT). Identifica as questões chaves de inteligência, ou seja, os Key Intelligence Question (KIQs), a fim de determinar as técnicas de coleta de dados e análise, consolidando assim, a primeira etapa do projeto.
ANÁLISE DE DADOS PARA INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Apresenta as possibilidades de transformar dados em informações e conhecimentos úteis para apoiar a inteligência das organizações. Contextualiza as principais técnicas estatísticas e de aprendizagem de máquina (machine learning) aplicadas à análise de dados objetivando a geração de informações preditivas. Discute as fronteiras da pesquisa acadêmica em análise de dados, análise de informações e inteligência de negócios. Apresenta uma visão de métodos estatísticos fundamentais para análise de dados provindos de pesquisas, considerando as principais técnicas exploratórias; a distribuição de probabilidades de variáveis aleatórias (discretas e contínuas; os testes de hipóteses; as principais técnicas de análises bivariadas (como covariância, correlação e regressão linear simples); os métodos mais sofisticados, como Análise Fatorial e Regressão Linear Múltipla, no contexto de decisões mercadológicas e sua aplicação e software de análises estatísticas, com a finalidade de aprimorar a capacidade analítica.
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO E DASHBOARDS PARA INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Apresenta o método Balanced Scorecard como forma de implementar estratégias. Discute as diferentes métricas para planejamento e controle em Marketing. Apresenta os principais indicadores para o monitoramento da gestão e desempenho do Marketing e satisfação do Cliente. Apresenta os tipos de Dashboards com a definição do modelo ideal. Aborda métodos para criação de Dashboards de Indicadores de Desempenho e apresentações corporativas.
BIG DATA E MINERAÇÃO DE DADOS PARA INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Aborda as estratégias de negócios e de Tecnologia da Informação (TI), apresentando métodos para avaliação da eficácia da TI; os princípios, práticas e tecnologias; as políticas, procedimentos e sistemas que controlam, protegem e melhoram o valor dos dados para uma empresa e os métodos para gerenciamento do Big Data.
INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Aborda o papel da Inteligência de Mercado na empresa e sobre como estruturá-la. Aprofunda discussões sobre a Teoria de Tomada de Decisão, inclusive vieses cognitivos. Discute métodos para coleta de informações sobre competidores. Apresenta e treina os conceitos de contra inteligência, com a finalidade de garantir diferenciais competitivos às empresas.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE RELATÓRIO TÉCNICO: COLETA E ANÁLISE DE DADOS, DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS
Orienta a elaboração da segunda etapa do Projeto – que consiste na análise da intervenção na situação-problema escolhida na etapa anterior. Oferece suporte técnico-científicos para que os alunos descrevam e analisem teoricamente as atividades necessárias para compreender a situação-problema e os métodos adequados para solucioná-las. Desenvolve as competências necessárias para a Coleta de dados com o monitoramento das diversas formas de fontes de dados; orienta os alunos quanto à etapa de análise dos dados coletados e norteia os caminhos para a etapa de disseminação do resultado do relatório.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu em Inteligência de Mercado. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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