Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Big Data

Big Data

Você se especializará na gestão de Big Data, conhecendo sistemas analíticos, tecnologias, metodologias e processos necessários para compreender e estruturar a governança de dados.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em diversos tipos de instituições que lidam com grandes volumes de dados e que buscam, por meio do Big Data, realizar o tratamento, processamento e análise dessas informações para gerar novas ideias, produtos, serviços e negócios.
Pessoas com graduação completa em Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web, Banco de Dados, Matemática ou Engenharia.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 10, acesso à internet de 8 Mbps, processador Core i5 ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 30 GB, caixa de som, microfone, memória RAM de 4 GB. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
CONCEITOS DE BIG DATA
Fornece uma visão geral de Big Data e seu papel atual no mundo corporativo, apresentando o vocabulário, princípios e aplicabilidades. Descreve os principais conceitos de Big Data e seus principais componentes, apresentando a governança de dados como seu fator primordial.
CIÊNCIA DE DADOS
Apresenta a definição de ciência de dados e seus principais conceitos, demonstrandosua importânciaediscutindo e analisando sua aplicabilidade. Apresenta as principais tecnologias que a impactam,discutindo e aplicando a metodologia para ciência de dados, incluindo seu processo, suas etapas e requerimentos específicos, compreendendo suaaplicabilidade por meio de problemas reais do mundo corporativo.
TÉCNICAS PARA PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE BIG DATA
Apresenta e discute as principais abordagens para coleta,processamento e produção de análises (insights) utilizando o Big Data.Aborda a descoberta e coleta de dados, estruturados e não estruturados, processamento massivo e paralelo por meiodo MapReduce, Hadoop, Spark e outrastécnicas/ferramentas, ferramentas de análise (BI), analíticas e cognitivas.
BANCOS DE DADOS PARA BIG DATA
Define bancos de dados NoSQL(bancos de dados não relacionais), suas características, principais usos e diferenças com bancos SQL (relacionais). Analisa os principais tipos de bancos de dados NoSQL, principais vantagens e desvantagens de cada tipo,abordandotambém outros tipos de bancos de dados, como em memória (in memory).
PROJETO DATA LAKE: DESIGN, ARQUITETURA E INTEGRAÇÃO
Orienta o desenvolvimento de projeto técnico de uma solução Big Data para a construção de um Data Lake com dados gerados por um sistema tradicional. Aborda as fases de especificação, de projeto, formas de armazenamento, previsões com modelos de Ciência de Dados e formas de exibição em relatórios e dashboards,trabalhando todo um fluxo de transformação de dados brutos em dados processados e em inteligência. Trata do desenvolvimento de uma solução tecnológica completa baseado no desenvolvimento de projetos, estudos de caso e proposta inovadora.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
ARQUITETURA DE BIG DATA E ANALYTICS
Apresenta conceitos, benefíciose diretrizes práticas para o emprego daarquitetura de soluções de Big Data. Descreve os elementos daarquitetura, suas funcionalidades e interdependências, permitindo a compreensãoem detalhes do funcionamento do Big Data, integrando seu usocom outras tecnologias, tais como computação em nuvem, sistemas analíticos, plataformas de desenvolvimento, além dosconceitos de segurança envolvidos no uso destes ecossistemas.
ANÁLISE DE INFORMAÇÕES POR MEIO DE BI E ANALYTICS
Abordae aplica os conceitos de modelagem descritiva e preditiva, mineração de dados e análise preditiva. Discuteos conceitos e a aplicabilidade dos sistemas de inteligência de negócios (BI) sistemas analíticos (Analytics), aliados ao uso do Big Data.
GESTÃO DO BIG DATA
Discute e propõe as melhores práticas aplicáveis aogerenciamento de Big Data pelas organizações, considerando modelos de governança e gestão de tecnologia da informação, normas, padrões e práticas internacionais aplicáveis e reconhecidas pelo mercado. Discute a governança e gestão de dados.
ESTRATÉGIAS E TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS ASSOCIADAS AO USO DO BIG DATA
Abordaa relação do Big Data e Analytics com a evolução tecnológica, tratando a conexão com as soluções como Mobilidade, Cloud, Internet das Coisas (IoT), Computação Cognitiva. Discute a inovação e o empreendedorismo, bem como o planejamento e a implementação de estratégias com análises técnicas, financeiras e de geração de valor a partir da aplicação do Big Data.
PROJETO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COM BIG DATA: ANALYTICS, VISUALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Orienta a entrega do projeto final de uma solução relevante e inovadora, abordando o desenvolvimento de uma aplicação inédita de Big Data Analytics, para alavancar os negócios de uma organização, com a aplicação de tecnologiasemergentes, visualização de padrões e tendências, bem como a integração de soluções para otratamentode alto volume de dados.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Big Data. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso




Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp