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Gestão do Consumo e Estratégias Aplicadas

Você se especializará na análise socioantropológica das relações de consumo, conhecendo conceitos, metodologias e estratégias para compreender o comportamento de consumidores e dar suporte a empresas no planejamento de ações mercadológicas.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em empresas, agências e consultorias, realizando diagnóstico, pesquisas, estratégia, planejamento e mensuração de resultados em ciências do consumo.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas do conhecimento e que tenham interesse em relações e comportamentos de consumo.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E CONSUMO
Discute os pilares da cultura digital e suas influências na reconfiguração das relações sociais, abrangendo a conexão ubíqua, a redefinição dos atores, o remix e o conteúdo transmidiático. Apresenta conceitos como curadoria, cauda longa, capital social, humanização do discurso, relações de confiança entre pares, autonomia e autocomunicação. Aborda as interfaces entre comunicação e consumo, debatendo a personalização na bolha algorítmica (SEM e SMO) e a distribuição e indexação de informação (geolocalização e tagueamento).
JORNADA E EXPERIÊNCIA DO CONSUMO
Apresenta estágios de compra do varejo e do relacionamento entre empresas, incluindo modelos recentes, como o ZMOT. Aborda ciclo de vida, geração e qualificação de lead, segmentação, buyer personas, posturas pré e pós-venda. Promove uma visão integrada dos canais, discutindo a influência da sensorialidade e da customização para o compartilhamento de experiências. Discute percepção de marca, branded content e inbound marketing.
ECONOMIA E PSICOLOGIA DO CONSUMO
Aborda as contribuições da Psicologia e da Economia comportamental para a compreensão sobre as motivações do consumo. Discute propriedades de estímulo e ambientes de compra relacionados ao empoderamento do consumidor: cognição, afeto, pulsão, estima, status, realização, projeção e identificação, repulsa, hedonismo e utilitarismo. Debate a confiança entre consumidor e marca, produto, serviço, causa, autocontrole e consumismo.
MÉTODOS DE PESQUISA DO CONSUMO
Apresenta diferentes técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa de hábitos de consumo, com análise de cenário e conceitos estatísticos adequados aos objetivos de cada projeto/desafio. Orienta a realização de focus group, netnografia e entrevistas em profundidade, painel, autodriving, cliente oculto, teste clínico. Explora a construção e a aplicação de questionários e formulários presenciais e remotos, escala likert, sociometria, card sorting, análise de relatórios de venda e cruzamento de variáveis: canais, ofertas, target, sazonalidade, etc. Auxilia quanto à definição de amostra, criação de instrumentos de pesquisa, roteiro de observação e tratamento de dados, tendo em vista a produção do relatório de resultados.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
Apresenta a formatação, o desenvolvimento e a atuação em estratégias de relacionamento com cliente e stakeholders, contemplando desde a criação de uma política de SAC 2.0 ao plano de relacionamento com parceiros (especialmente no caso de projetos B2B). Orienta ações de identificação e exploração de influenciadores, decisores, mediação de grupos de consumidores e tratamento de haters. Oferece elementos sobre ferramentas e processos de atenção ao cliente e stakeholders por meio das redes sociais, com finalidade de fidelização e branding.
CONEXÃO COM O MERCADO: INSIGHTS SOBRE CONSUMO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: JORNADA E EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO
Aborda a concepção e o desenvolvimento de pesquisa de consumo, com aprofundamento nas jornadas e experiências de um determinado segmento, contemplando a perspectiva multidisciplinar abordada no curso, no intuito de elaborar um plano de inovação ou potencialização de consumo para um negócio local existente ou embrionário. Contempla o desenvolvimento de novos produtos, de expansão de públicos e de estratégias inovadoras.
MACROTENDÊNCIAS DE CONSUMO
Discute valores socioeconômicos e ambientais que se destacam no planejamento estratégico de presença de marcas da atualidade, como os hábitos de consumo da classe C, os mercados de luxo, a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal, o consumo na terceira idade, a publicidade infantil e, sobretudo, posturas de responsabilidade social e com o meio ambiente.
NEUROCIÊNCIA DO CONSUMO
Apresenta fundamentos da neurociência aplicados ao mapeamento de reações cerebrais no processo de consumo, por meio de técnicas como eye tracking, eletroencefalograma (EEG), leitura de expressões faciais e corporais (facial coding e ZMET) e técnica projetiva. Discute cuidados com a amostra e infraestrutura necessária para a aplicação desses procedimentos, apresentando boas práticas do mercado. Explora a leitura de dados e a apresentação dos resultados por meio da análise de casos.
CONSUMER INSIGHTS E ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO
Debate a lógica de produção e consumo P2P, a economia da dádiva, do gratuito e da informação. Aborda a reputação construída por meio de estratégias de ludificação, de entretenimento e os novos hábitos de consumo que se pautam por essa moeda. Estimula a observação de fenômenos sociais presentes em seu cotidiano para relacioná-los a tendências de consumo.
AMBIENTES DIGITAIS DE CONSUMO
Apresenta modelos inovadores de produtos e serviços exclusivos para o meio digital, que se sustentam pela lógica customer-centric. Discute formatos de relacionamento business to business, abordando comportamento, perfis envolvidos e fluxo de decisão nesses ambientes. Aborda o consumo como uma experiência coletiva, fortemente influenciada pelas redes sociais. Estuda os canais de venda e adesão online, assim como processos de viralização e criação de tendência.
CONCEPÇÃO DE METODOLOGIAS COMBINADAS
Apresenta conhecimentos para compor um sistema de pesquisa ad hoc, combinando técnicas de investigação quantitativa e qualitativa de modo a adequá-las aos desafios de negócio. Exercita a criação e a validação de novos processos de levantamento e cruzamento de dados empíricos, assim como o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e de relatórios de resultado.
CONEXÃO COM O MERCADO: MACROTENDÊNCIAS DO CONSUMO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS DE CONSUMO
Propõe o uso de metodologias combinadas (qualitativas e quantitativas) de pesquisa para desenvolver ou aprimorar a experiência de consumo em segmentos ou temas emergentes. Propõe a elaboração de relatórios de tendências futuras de comportamento de consumo, com base em características socioantropológicas, ambientais e tecnológicas, para um negócio local existente ou embrionário, com o intuito de proporcionar suporte estratégico ao planejamento de empresas e organizações.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu Especialista em Gestão do Consumo e Estratégias Aplicadas. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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