Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Direção de Arte Audiovisual

Direção de Arte Audiovisual

Você se especializará em direção de arte para produções audiovisuais, conhecendo conceitos, ferramentas, metodologias e práticas para criar a visualidade de projetos desde o roteiro até a obra finalizada.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em diversos segmentos do audiovisual, como direção de arte, cenografia, figurino, produção de arte, produção de objetos, criação do projeto visual para um produto audiovisual, organização e execução de projetos em formatos e gêneros variados, realizar orçamento de acordo com cada produção, entre outros.
Pessoas com graduação completa nas áreas de audiovisual, comunicação e artes, design e arquitetura. Para profissionais formados em outros cursos de graduação, é necessário conhecimento prévio sobre o universo artístico e cultural, além de experiência profissional na área.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
DESENHO PARA DIREÇÃO DE ARTE
Aborda fundamentos e técnicas de desenho e linguagem gráfica explorando os limites dos gestos gráficos. Exercita o desenho de observação, pesquisa e representação em superfícies bidimensionais. Propõe a criação de volume utilizando massas espaciais e noções básicas de perspectiva e vistas ortogonais. Aprimora o olhar com relação às formas, ao espaço, às proporções e à volumetria. Propõe ações com o uso de ferramentas para se estabelecerem diálogos visuais acerca do objeto criado.
HISTÓRIA DA ARTE E DO AUDIOVISUAL
Apresenta um panorama das manifestações artísticas visuais ao longo da história: o desenho, a pintura, a escultura, a arquitetura, a fotografia e seu diálogo com a história do cinema e as produções audiovisuais. Aborda os elementos constitutivos da obra e as premissas teóricas da criação, apreciação crítica e analítica das obras de arte, contribuindo para a ampliação de repertório e fundamentação de projetos audiovisuais.
DIREÇÃO E NARRATIVA AUDIOVISUAL
Apresenta aspectos da construção da mise-en-scène, do enquadramento, iluminação, montagem e continuidade, relacionando o papel do diretor de arte com o de diretor geral e de fotografia na tomada de decisão acerca da visualidade da obra audiovisual. Aborda e discute os três conceitos que definem o espaço cênico no audiovisual: cenográfico/físico, pictórico/enquadramento e fílmico/decupagem e montagem. Apresenta, a partir de roteiros, o planejamento do espaço cênico e a construção do perfil psicológico dos personagens a partir da compreensão de seu universo.
CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGEM
Introduz aspectos relativos à história do figurino. Apresenta metodologias para a concepção e o desenvolvimento de projetos de caracterização de personagens, visando o diálogo com os demais profissionais envolvidos no processo de direção de arte audiovisual: maquiadores, visagistas, figurinistas e designers de moda. Exercita técnicas de representação de caracterização de personagens.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Aborda a relação entre a direção de fotografia e o projeto visual da direção de arte para obras audiovisuais. Discute a hierarquia dos espaços cênicos por meio da iluminação dramática. Propõe a construção de quadros fílmicos através de práticas que exercitam o comportamento de materiais cenográficos e de figurino a partir de diferentes técnicas de captação e iluminação.
CONEXÃO COM O MERCADO DE DIREÇÃO DE ARTE
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN DE PERSONAGENS
Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual. Analisa e interpreta roteiros audiovisuais, orientando-se por critérios de ação, ambiente personagens e função visual. Desenvolve um projeto conceitual de direção de arte a partir de um roteiro escolhido, elaborando a concepção visual de seus personagens. Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual.
HISTÓRIA DA CENOGRAFIA E DA DIREÇÃO DE ARTE
Apresenta um panorama da história da cenografia e da direção de arte com ênfase em suas principais teorias. Contextualiza linhas estéticas da direção de arte. Ressalta as escolhas visuais conceituais da cenografia utilizadas ao longo da história, desde o palco teatral até as tecnologias usadas para a cenografia virtual e set extension. Analisa técnicas cenográficas diversificadas e soluções específicas para suportes distintos.
TÉCNICAS DE CENOGRAFIA
Propõe a aplicação de técnicas cenográficas e a criação de soluções adequadas a plataformas audiovisuais diversificadas. Aborda técnicas de marcenaria, cenotécnia e pintura de arte. Experimenta materiais de estrutura, acabamento e revestimento, considerando a sustentabilidade: reciclagem e reuso de materiais. Indica soluções práticas, utilizando técnicas de efeitos mecânicos e digitais.
PRODUÇÃO DE OBJETOS E DECORAÇÃO DE SET
Traduz os conceitos estéticos da direção de arte em propostas para a produção de objetos (props) e decoração de set (set dressing). Analisa criticamente referências e estudos de caso apontando métodos e resultados. Experimenta processos de produção, organização e representação do espaço e seus objetos de modos bi e tridimensionais.
PRODUÇÃO EXECUTIVA DE ARTE
Viabiliza a realização do projeto estético da obra audiovisual. Apresenta metodologias e estratégias de organização e realização do projeto de direção de arte, sua infraestrutura e logística. Estrutura o cronograma de produção de arte a partir do plano de filmagem, planilha de orçamento, finalização de produção e prestação de contas.
CONEXÃO COM O MERCADO DE CENOGRAFIA E FIGURINO PARA CINEMA
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN CENOGRÁFICO
Apresenta metodologias para a concepção e a representação de projetos de cenografia para obras audiovisuais. Propõe o planejamento do espaço cênico utilizando ferramentas como o desenho bidimensional, planta e elevação, e tridimensional, maquete física e/ou eletrônica. Organiza as necessidades da cenografia para as intervenções nos espaços, seja locação ou estúdio.
 
   TOTAL















DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM VISUAL
Aborda fundamentos e técnicas de desenho e linguagem gráfica explorando os limites dos gestos gráficos. Exercita o desenho de observação, pesquisa e representação em superfícies bidimensionais. Propõe a criação de volume utilizando massas espaciais e noções básicas de perspectiva e vistas ortogonais. Aprimora o olhar com relação às formas, ao espaço, às proporções e à volumetria. Propõe ações com o uso de ferramentas para se estabelecerem diálogos visuais acerca do objeto criado.
História da Arte e do Audiovisual
Estuda as manifestações artísticas visuais ao longo da história, a pintura, fotografia, cinema, vídeo e tecnologias de interação. Ressalta aspectos técnicos e estéticos, os elementos constitutivos da obra e as premissas teóricas da criação, contribuindo para uma apreciação crítica e análise das obras de arte. Identifica as escolhas visuais e técnicas da direção de arte, utilizadas ao longo da história do audiovisual.
Direção e Visualização de Cena
Apresenta aspectos da construção da mise-en-scène, do enquadramento, iluminação, montagem e continuidade, relacionando o papel do diretor de arte com o de diretor geral e de fotografia na tomada de decisão acerca da visualidade da obra audiovisual. Aborda e discute os três conceitos que definem o espaço cênico no audiovisual: cenográfico/físico, pictórico/enquadramento e fílmico/decupagem e montagem. Orienta, de acordo com o roteiro, o planejamento do espaço cênico e a construção do perfil psicológico dos personagens a partir da compreensão de seu universo.
Projeto de Direção de Arte I
Analisa e interpreta roteiros audiovisuais, orientando-se por critérios de ação, ambiente, personagens e função visual. Inicia o desenvolvimento do projeto conceitual de direção de arte a partir do roteiro escolhido, elaborando a concepção visual da obra e construindo signos narrativos. Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual.
Tópicos em Direção de Arte Audiovisual
Identifica as necessidades específicas do projeto de direção de arte voltado para uma marca, produto ou serviço. Estimula a reflexão e a análise sobre a diversidade de linguagem da produção de obras documentais. Introduz a linguagem de animação e expõe um breve histórico das técnicas existentes. Contextualiza a estrutura do mercado audiovisual brasileiro atual. Organiza as etapas da cadeia produtiva do cinema, TV e internet. Aborda estratégias de financiamento e consumo.
História da Cenografia e da Direção de Arte
Introduz a linguagem cenográfica, ressaltando as escolhas visuais conceituais da cenografia utilizadas ao longo da história, desde o palco teatral até as tecnologias usadas para a cenografia virtual e set extension. Identifica técnicas cenográficas diversificadas propondo soluções específicas para suportes distintos. Contextualiza linhas estéticas da direção de arte.
Técnicas de Cenografia
Propõe a aplicação de técnicas cenográficas e a criação de soluções adequadas a plataformas audiovisuais diversificadas. Aborda técnicas de marcenaria, cenotecnia e pintura de arte. Experimenta materiais de estrutura, acabamento e revestimento. Indica soluções práticas, utilizando técnicas de efeitos mecânicos e digitais.
Direção de Fotografia
Aborda a relação entre a direção de fotografia e o projeto visual da direção de arte de uma obra audiovisual. Explicita o processo para a construção do quadro fílmico. Investiga o comportamento de materiais sob condições específicas de captação da imagem. Propõe soluções para a iluminação do espaço cênico do ponto de vista da direção de arte. Organiza a hierarquia dos espaços cênicos por meio da iluminação dramática. Identifica diferentes suportes e técnicas de captação de imagem e possibilidades de construção e manipulação da mesma.
Caracterização de Personagem
Introduz aspectos relativos à história do vestuário. Apresenta recursos metodológicos para a criação do projeto de caracterização dos personagens. Aborda modelagem, caimento, técnicas e materiais do universo da costura. Proporciona a identificação e a elaboração de signos narrativos próprios da caracterização e visagismo. Examina efeitos de maquiagem.
Projeto de Direção de Arte II
Apresenta metodologia para o processo criativo, construção, formatação e planejamento de projetos executivos de direção de arte de uma obra audiovisual. Aborda a linguagem específica do desenho técnico e suas normas para a representação de escala, cota e notas gráficas. Propõe o planejamento do espaço cênico utilizando ferramentas como o desenho bidimensional, planta e elevação, e tridimensional, maquete física e/ou eletrônica. Organiza as necessidades da cenografia para as intervenções nos espaços, seja locação ou estúdio.
Produção de Objetos e Decoração de Set
Traduz o conceito estético da direção de arte em proposta de ambientação e set dressing. Propõe metodologia do processo criativo para a execução do projeto. Experimenta processos de organização do espaço, realizando exercícios com plantas e software de decoração. Analisa estudos de caso com reflexão sobre método e resultado. Organiza a estratégia de produção e a planilha de orçamento.
Produção Executiva de Arte
Organiza a realização do projeto estético da obra audiovisual. Propõe metodologia para a criação do projeto executivo e das estratégias de organização e realização do projeto de direção de arte, infraestrutura e logística. Estrutura o cronograma de produção de arte a partir do plano de filmagem, planilha de orçamento, finalização de produção e prestação de contas.
Mídias Digitais e Artes Gráficas
Examina o trabalho gráfico e digital como ferramenta para o diretor de arte. Explora conceitos e técnicas para a formatação e o acabamento da apresentação do projeto de direção de arte. Aborda recursos das mídias digitais como elemento narrativo da cena. Realiza experimentos visuais usando software de criação.
Projeto de Direção de Arte III
Orienta a finalização do projeto de direção de arte, a concepção estética artística completa de uma obra audiovisual, abrangendo e unificando todas as disciplinas estudadas no decorrer do curso. Apresenta a definição do percurso visual dramatúrgico do filme e como ele se integra com os elementos estéticos até sua realização.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Direção de Arte Audiovisual. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp