Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Direção de Arte Audiovisual

Direção de Arte Audiovisual

Especializar o profissional para desenvolver e organizar o conhecimento sobre direção de arte audiovisual, propiciando ferramentas conceituais, metodológicas e práticas para o egresso criar a visualidade desde o roteiro até a obra finalizada.

Carga horária: 360 horas

O profissional formado nesse curso poderá atuar em diversos segmentos do audiovisual, desempenhando a função de diretor de arte, cenógrafo, figurinista, produtor de arte, produtor de objetos, compreendendo o processo de criação do projeto visual para um produto audiovisual, as estratégias de organização e execução do projeto, bem como as questões inerentes aos diferentes departamentos desta cadeia produtiva. Estará apto a desenvolver projetos visuais em formatos e gêneros variados e a confeccionar orçamentos de acordo com as particularidades de cada produção. Também estará habilitado a identificar os principais modelos narrativos e de produção relacionados à atividade audiovisual para estruturar e gerenciar o projeto de direção de arte. Assim, o egresso atenderá às demandas da prática profissional e as exigências estabelecidas em cada segmento de mercado.

Panorama de Mercado
Há um grande número de empresas que realiza atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão, é registrado na Agência Nacional de Cinema (ANCINE, 2013). No entanto, o mercado carece de diretores de arte. Os profissionais que atuam na área geralmente formaram-se na prática ou em áreas afins. A oferta de cursos específicos de formação de diretores de arte no Brasil limita-se, em geral, a disciplinas nos cursos de graduação em Audiovisual e em cursos livres e técnicos. O audiovisual no Brasil passou por diferentes momentos, de um período em que a produção chegou a praticamente zero, quando na década de 1990 o então Presidente Fernando Collor de Mello extinguiu a Empresa Brasileira de Filmes (EMBRAFILME), ao lançamento de uma média de 80 filmes por ano nas salas de cinema a partir dos anos 2000. Em 2011, com a criação da Lei nº 12.485, exigindo das emissoras de tevês a cabo uma quantidade de horas diárias mínima de exibição de conteúdo nacional, houve um aumento significativo da demanda de produções audiovisuais. Nesse cenário, o diretor de arte tem uma importância fundamental, e a proposta de um curso de pós-graduação em Direção de Arte Audiovisual se mostra relevante.
Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 8.1, acesso à internet de 4 Mbps, processador Dual Core ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 10GB, caixa de som, microfone e memória RAM de 4GB. Assim, você terá acesso aos softwares durante as aulas do curso (exceto para Chromebooks e computadores com Linux).
O curso destina-se aos profissionais graduados da área audiovisual, comunicação e artes, design e arquitetura. Para profissionais formados em outros cursos de graduação, exige-se conhecimento prévio sobre o universo artístico e cultural por meio de experiência profissional na área.
DESENHO PARA DIREÇÃO DE ARTE
Aborda fundamentos e técnicas de desenho e linguagem gráfica explorando os limites dos gestos gráficos. Exercita o desenho de observação, pesquisa e representação em superfícies bidimensionais. Propõe a criação de volume utilizando massas espaciais e noções básicas de perspectiva e vistas ortogonais. Aprimora o olhar com relação às formas, ao espaço, às proporções e à volumetria. Propõe ações com o uso de ferramentas para se estabelecerem diálogos visuais acerca do objeto criado.
HISTÓRIA DA ARTE E DO AUDIOVISUAL
Apresenta um panorama das manifestações artísticas visuais ao longo da história: o desenho, a pintura, a escultura, a arquitetura, a fotografia e seu diálogo com a história do cinema e as produções audiovisuais. Aborda os elementos constitutivos da obra e as premissas teóricas da criação, apreciação crítica e analítica das obras de arte, contribuindo para a ampliação de repertório e fundamentação de projetos audiovisuais.
DIREÇÃO E NARRATIVA AUDIOVISUAL
Apresenta aspectos da construção da mise-en-scène, do enquadramento, iluminação, montagem e continuidade, relacionando o papel do diretor de arte com o de diretor geral e de fotografia na tomada de decisão acerca da visualidade da obra audiovisual. Aborda e discute os três conceitos que definem o espaço cênico no audiovisual: cenográfico/físico, pictórico/enquadramento e fílmico/decupagem e montagem. Apresenta, a partir de roteiros, o planejamento do espaço cênico e a construção do perfil psicológico dos personagens a partir da compreensão de seu universo.
CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGEM
Introduz aspectos relativos à história do figurino. Apresenta metodologias para a concepção e o desenvolvimento de projetos de caracterização de personagens, visando o diálogo com os demais profissionais envolvidos no processo de direção de arte audiovisual: maquiadores, visagistas, figurinistas e designers de moda. Exercita técnicas de representação de caracterização de personagens.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Aborda a relação entre a direção de fotografia e o projeto visual da direção de arte para obras audiovisuais. Discute a hierarquia dos espaços cênicos por meio da iluminação dramática. Propõe a construção de quadros fílmicos através de práticas que exercitam o comportamento de materiais cenográficos e de figurino a partir de diferentes técnicas de captação e iluminação.
CONEXÃO COM O MERCADO DE DIREÇÃO DE ARTE
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN DE PERSONAGENS
Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual. Analisa e interpreta roteiros audiovisuais, orientando-se por critérios de ação, ambiente personagens e função visual. Desenvolve um projeto conceitual de direção de arte a partir de um roteiro escolhido, elaborando a concepção visual de seus personagens. Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual.
HISTÓRIA DA CENOGRAFIA E DA DIREÇÃO DE ARTE
Apresenta um panorama da história da cenografia e da direção de arte com ênfase em suas principais teorias. Contextualiza linhas estéticas da direção de arte. Ressalta as escolhas visuais conceituais da cenografia utilizadas ao longo da história, desde o palco teatral até as tecnologias usadas para a cenografia virtual e set extension. Analisa técnicas cenográficas diversificadas e soluções específicas para suportes distintos.
TÉCNICAS DE CENOGRAFIA
Propõe a aplicação de técnicas cenográficas e a criação de soluções adequadas a plataformas audiovisuais diversificadas. Aborda técnicas de marcenaria, cenotécnia e pintura de arte. Experimenta materiais de estrutura, acabamento e revestimento, considerando a sustentabilidade: reciclagem e reuso de materiais. Indica soluções práticas, utilizando técnicas de efeitos mecânicos e digitais.
PRODUÇÃO DE OBJETOS E DECORAÇÃO DE SET
Traduz os conceitos estéticos da direção de arte em propostas para a produção de objetos (props) e decoração de set (set dressing). Analisa criticamente referências e estudos de caso apontando métodos e resultados. Experimenta processos de produção, organização e representação do espaço e seus objetos de modos bi e tridimensionais.
PRODUÇÃO EXECUTIVA DE ARTE
Viabiliza a realização do projeto estético da obra audiovisual. Apresenta metodologias e estratégias de organização e realização do projeto de direção de arte, sua infraestrutura e logística. Estrutura o cronograma de produção de arte a partir do plano de filmagem, planilha de orçamento, finalização de produção e prestação de contas.
CONEXÃO COM O MERCADO DE CENOGRAFIA E FIGURINO PARA CINEMA
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN CENOGRÁFICO
Apresenta metodologias para a concepção e a representação de projetos de cenografia para obras audiovisuais. Propõe o planejamento do espaço cênico utilizando ferramentas como o desenho bidimensional, planta e elevação, e tridimensional, maquete física e/ou eletrônica. Organiza as necessidades da cenografia para as intervenções nos espaços, seja locação ou estúdio.
 
   TOTAL















DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM VISUAL
Aborda fundamentos e técnicas de desenho e linguagem gráfica explorando os limites dos gestos gráficos. Exercita o desenho de observação, pesquisa e representação em superfícies bidimensionais. Propõe a criação de volume utilizando massas espaciais e noções básicas de perspectiva e vistas ortogonais. Aprimora o olhar com relação às formas, ao espaço, às proporções e à volumetria. Propõe ações com o uso de ferramentas para se estabelecerem diálogos visuais acerca do objeto criado.
História da Arte e do Audiovisual
Estuda as manifestações artísticas visuais ao longo da história, a pintura, fotografia, cinema, vídeo e tecnologias de interação. Ressalta aspectos técnicos e estéticos, os elementos constitutivos da obra e as premissas teóricas da criação, contribuindo para uma apreciação crítica e análise das obras de arte. Identifica as escolhas visuais e técnicas da direção de arte, utilizadas ao longo da história do audiovisual.
Direção e Visualização de Cena
Apresenta aspectos da construção da mise-en-scène, do enquadramento, iluminação, montagem e continuidade, relacionando o papel do diretor de arte com o de diretor geral e de fotografia na tomada de decisão acerca da visualidade da obra audiovisual. Aborda e discute os três conceitos que definem o espaço cênico no audiovisual: cenográfico/físico, pictórico/enquadramento e fílmico/decupagem e montagem. Orienta, de acordo com o roteiro, o planejamento do espaço cênico e a construção do perfil psicológico dos personagens a partir da compreensão de seu universo.
Projeto de Direção de Arte I
Analisa e interpreta roteiros audiovisuais, orientando-se por critérios de ação, ambiente, personagens e função visual. Inicia o desenvolvimento do projeto conceitual de direção de arte a partir do roteiro escolhido, elaborando a concepção visual da obra e construindo signos narrativos. Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual.
Tópicos em Direção de Arte Audiovisual
Identifica as necessidades específicas do projeto de direção de arte voltado para uma marca, produto ou serviço. Estimula a reflexão e a análise sobre a diversidade de linguagem da produção de obras documentais. Introduz a linguagem de animação e expõe um breve histórico das técnicas existentes. Contextualiza a estrutura do mercado audiovisual brasileiro atual. Organiza as etapas da cadeia produtiva do cinema, TV e internet. Aborda estratégias de financiamento e consumo.
História da Cenografia e da Direção de Arte
Introduz a linguagem cenográfica, ressaltando as escolhas visuais conceituais da cenografia utilizadas ao longo da história, desde o palco teatral até as tecnologias usadas para a cenografia virtual e set extension. Identifica técnicas cenográficas diversificadas propondo soluções específicas para suportes distintos. Contextualiza linhas estéticas da direção de arte.
Técnicas de Cenografia
Propõe a aplicação de técnicas cenográficas e a criação de soluções adequadas a plataformas audiovisuais diversificadas. Aborda técnicas de marcenaria, cenotecnia e pintura de arte. Experimenta materiais de estrutura, acabamento e revestimento. Indica soluções práticas, utilizando técnicas de efeitos mecânicos e digitais.
Direção de Fotografia
Aborda a relação entre a direção de fotografia e o projeto visual da direção de arte de uma obra audiovisual. Explicita o processo para a construção do quadro fílmico. Investiga o comportamento de materiais sob condições específicas de captação da imagem. Propõe soluções para a iluminação do espaço cênico do ponto de vista da direção de arte. Organiza a hierarquia dos espaços cênicos por meio da iluminação dramática. Identifica diferentes suportes e técnicas de captação de imagem e possibilidades de construção e manipulação da mesma.
Caracterização de Personagem
Introduz aspectos relativos à história do vestuário. Apresenta recursos metodológicos para a criação do projeto de caracterização dos personagens. Aborda modelagem, caimento, técnicas e materiais do universo da costura. Proporciona a identificação e a elaboração de signos narrativos próprios da caracterização e visagismo. Examina efeitos de maquiagem.
Projeto de Direção de Arte II
Apresenta metodologia para o processo criativo, construção, formatação e planejamento de projetos executivos de direção de arte de uma obra audiovisual. Aborda a linguagem específica do desenho técnico e suas normas para a representação de escala, cota e notas gráficas. Propõe o planejamento do espaço cênico utilizando ferramentas como o desenho bidimensional, planta e elevação, e tridimensional, maquete física e/ou eletrônica. Organiza as necessidades da cenografia para as intervenções nos espaços, seja locação ou estúdio.
Produção de Objetos e Decoração de Set
Traduz o conceito estético da direção de arte em proposta de ambientação e set dressing. Propõe metodologia do processo criativo para a execução do projeto. Experimenta processos de organização do espaço, realizando exercícios com plantas e software de decoração. Analisa estudos de caso com reflexão sobre método e resultado. Organiza a estratégia de produção e a planilha de orçamento.
Produção Executiva de Arte
Organiza a realização do projeto estético da obra audiovisual. Propõe metodologia para a criação do projeto executivo e das estratégias de organização e realização do projeto de direção de arte, infraestrutura e logística. Estrutura o cronograma de produção de arte a partir do plano de filmagem, planilha de orçamento, finalização de produção e prestação de contas.
Mídias Digitais e Artes Gráficas
Examina o trabalho gráfico e digital como ferramenta para o diretor de arte. Explora conceitos e técnicas para a formatação e o acabamento da apresentação do projeto de direção de arte. Aborda recursos das mídias digitais como elemento narrativo da cena. Realiza experimentos visuais usando software de criação.
Projeto de Direção de Arte III
Orienta a finalização do projeto de direção de arte, a concepção estética artística completa de uma obra audiovisual, abrangendo e unificando todas as disciplinas estudadas no decorrer do curso. Apresenta a definição do percurso visual dramatúrgico do filme e como ele se integra com os elementos estéticos até sua realização.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
A metodologia é baseada em conceitos teóricos e práticos associados à estratégias pedagógicas que visam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias e informações entre os alunos e os professores com o objetivo de desenvolver e organizar o conhecimento sobre direção de arte audiovisual.
Serão contempladas aulas expositivas, seminários, dinâmicas de grupo, discussões em sala de aula, exibições de vídeos e similares, além de atividades como leituras, pesquisas, projetos, atividades individuais e em grupo.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Direção de Arte Audiovisual. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp