Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Direção de Arte Audiovisual

Direção de Arte Audiovisual

Objetivo: O curso tem como objetivo especializar o profissional para desenvolver e organizar o conhecimento sobre direção de arte audiovisual (cinema, vídeo, tv, internet e dispositivos móveis), propiciando ferramentas conceituais, metodológicas e práticas para o profissional criar, desenvolver e implantar a visualidade desde o roteiro até o audiovisual final.

Carga horária: 366 horas

Atuação no Mercado de Trabalho:
O profissional formado nesse curso poderá atuar em diversos segmentos do audiovisual, desempenhando a função de diretor de arte, cenógrafo, produtor de arte, produtor de objetos, coordenador do departamento de arte.

Compreenderá o processo de criação do projeto visual para um produto audiovisual, as estratégias de organização e execução do projeto, bem como as questões inerentes aos diferentes departamentos da cadeia produtiva (produção, direção, fotografia, som e finalização), e estará apto a desenvolver projetos visuais em formatos e gêneros variados e a confeccionar orçamentos de acordo com as particularidades de cada produção.

Panorama de Mercado
Desde meados dos anos 2000, o mercado audiovisual brasileiro apresenta crescimento no número de produções cinematográficas e de programas para TV aberta e fechada. Em 2011, com a criação da Lei nº 12.485, exigindo das emissoras de tevês a cabo uma quantidade de horas diárias mínima de exibição de conteúdo nacional, houve um aumento significativo da demanda de produções audiovisuais.

Apesar do grande número de empresas que realiza atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão, o mercado carece de diretores de arte. Os profissionais que atuam na área geralmente formaram-se na prática ou em áreas afins.

Nesse cenário, o diretor de arte tem uma importância fundamental, na direção e coordenação do departamento de arte e na concepção artística dos projetos.

O curso destina-se aos profissionais graduados da área audiovisual, comunicação e artes, design e arquitetura. Para profissionais formados em outros cursos de graduação, exige-se conhecimento prévio sobre o universo artístico e cultural por meio de experiência profissional na área.
Desenvolvimento de Linguagem Visual
Aborda fundamentos e técnicas de desenho e linguagem gráfica explorando os limites dos gestos gráficos. Exercita o desenho de observação, pesquisa e representação em superfícies bidimensionais. Propõe a criação de volume utilizando massas espaciais e noções básicas de perspectiva e vistas ortogonais. Aprimora o olhar com relação às formas, ao espaço, às proporções e à volumetria. Propõe ações com o uso de ferramentas para se estabelecerem diálogos visuais acerca do objeto criado.
História da Arte e do Audiovisual
Estuda as manifestações artísticas visuais ao longo da história, a pintura, fotografia, cinema, vídeo e tecnologias de interação. Ressalta aspectos técnicos e estéticos, os elementos constitutivos da obra e as premissas teóricas da criação, contribuindo para uma apreciação crítica e análise das obras de arte. Identifica as escolhas visuais e técnicas da direção de arte, utilizadas ao longo da história do audiovisual.
Direção e Visualização de Cena
Apresenta aspectos da construção da mise-en-scène, do enquadramento, iluminação, montagem e continuidade, relacionando o papel do diretor de arte com o de diretor geral e de fotografia na tomada de decisão acerca da visualidade da obra audiovisual. Aborda e discute os três conceitos que definem o espaço cênico no audiovisual: cenográfico/físico, pictórico/enquadramento e fílmico/decupagem e montagem. Orienta, de acordo com o roteiro, o planejamento do espaço cênico e a construção do perfil psicológico dos personagens a partir da compreensão de seu universo.
Projeto de Direção de Arte I
Analisa e interpreta roteiros audiovisuais, orientando-se por critérios de ação, ambiente, personagens e função visual. Inicia o desenvolvimento do projeto conceitual de direção de arte a partir do roteiro escolhido, elaborando a concepção visual da obra e construindo signos narrativos. Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual.
Tópicos em Direção de Arte Audiovisual
Identifica as necessidades específicas do projeto de direção de arte voltado para uma marca, produto ou serviço. Estimula a reflexão e a análise sobre a diversidade de linguagem da produção de obras documentais. Introduz a linguagem de animação e expõe um breve histórico das técnicas existentes. Contextualiza a estrutura do mercado audiovisual brasileiro atual. Organiza as etapas da cadeia produtiva do cinema, TV e internet. Aborda estratégias de financiamento e consumo.
História da Cenografia e da Direção de Arte
Introduz a linguagem cenográfica, ressaltando as escolhas visuais conceituais da cenografia utilizadas ao longo da história, desde o palco teatral até as tecnologias usadas para a cenografia virtual e set extension. Identifica técnicas cenográficas diversificadas propondo soluções específicas para suportes distintos. Contextualiza linhas estéticas da direção de arte.
Técnicas de Cenografia
Propõe a aplicação de técnicas cenográficas e a criação de soluções adequadas a plataformas audiovisuais diversificadas. Aborda técnicas de marcenaria, cenotecnia e pintura de arte. Experimenta materiais de estrutura, acabamento e revestimento. Indica soluções práticas, utilizando técnicas de efeitos mecânicos e digitais.
Direção de Fotografia
Aborda a relação entre a direção de fotografia e o projeto visual da direção de arte de uma obra audiovisual. Explicita o processo para a construção do quadro fílmico. Investiga o comportamento de materiais sob condições específicas de captação da imagem. Propõe soluções para a iluminação do espaço cênico do ponto de vista da direção de arte. Organiza a hierarquia dos espaços cênicos por meio da iluminação dramática. Identifica diferentes suportes e técnicas de captação de imagem e possibilidades de construção e manipulação da mesma.
Caracterização de Personagem
Introduz aspectos relativos à história do vestuário. Apresenta recursos metodológicos para a criação do projeto de caracterização dos personagens. Aborda modelagem, caimento, técnicas e materiais do universo da costura. Proporciona a identificação e a elaboração de signos narrativos próprios da caracterização e visagismo. Examina efeitos de maquiagem.
Projeto de Direção de Arte II
Apresenta metodologia para o processo criativo, construção, formatação e planejamento de projetos executivos de direção de arte de uma obra audiovisual. Aborda a linguagem específica do desenho técnico e suas normas para a representação de escala, cota e notas gráficas. Propõe o planejamento do espaço cênico utilizando ferramentas como o desenho bidimensional, planta e elevação, e tridimensional, maquete física e/ou eletrônica. Organiza as necessidades da cenografia para as intervenções nos espaços, seja locação ou estúdio.
Produção de Objetos e Decoração de Set
Traduz o conceito estético da direção de arte em proposta de ambientação e set dressing. Propõe metodologia do processo criativo para a execução do projeto. Experimenta processos de organização do espaço, realizando exercícios com plantas e software de decoração. Analisa estudos de caso com reflexão sobre método e resultado. Organiza a estratégia de produção e a planilha de orçamento.
Produção Executiva de Arte
Organiza a realização do projeto estético da obra audiovisual. Propõe metodologia para a criação do projeto executivo e das estratégias de organização e realização do projeto de direção de arte, infraestrutura e logística. Estrutura o cronograma de produção de arte a partir do plano de filmagem, planilha de orçamento, finalização de produção e prestação de contas.
Mídias Digitais e Artes Gráficas
Examina o trabalho gráfico e digital como ferramenta para o diretor de arte. Explora conceitos e técnicas para a formatação e o acabamento da apresentação do projeto de direção de arte. Aborda recursos das mídias digitais como elemento narrativo da cena. Realiza experimentos visuais usando software de criação.
Projeto de Direção de Arte III
Orienta a finalização do projeto de direção de arte, a concepção estética artística completa de uma obra audiovisual, abrangendo e unificando todas as disciplinas estudadas no decorrer do curso. Apresenta a definição do percurso visual dramatúrgico do filme e como ele se integra com os elementos estéticos até sua realização.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL















DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM VISUAL
Aborda fundamentos e técnicas de desenho e linguagem gráfica explorando os limites dos gestos gráficos. Exercita o desenho de observação, pesquisa e representação em superfícies bidimensionais. Propõe a criação de volume utilizando massas espaciais e noções básicas de perspectiva e vistas ortogonais. Aprimora o olhar com relação às formas, ao espaço, às proporções e à volumetria. Propõe ações com o uso de ferramentas para se estabelecerem diálogos visuais acerca do objeto criado.
História da Arte e do Audiovisual
Estuda as manifestações artísticas visuais ao longo da história, a pintura, fotografia, cinema, vídeo e tecnologias de interação. Ressalta aspectos técnicos e estéticos, os elementos constitutivos da obra e as premissas teóricas da criação, contribuindo para uma apreciação crítica e análise das obras de arte. Identifica as escolhas visuais e técnicas da direção de arte, utilizadas ao longo da história do audiovisual.
Direção e Visualização de Cena
Apresenta aspectos da construção da mise-en-scène, do enquadramento, iluminação, montagem e continuidade, relacionando o papel do diretor de arte com o de diretor geral e de fotografia na tomada de decisão acerca da visualidade da obra audiovisual. Aborda e discute os três conceitos que definem o espaço cênico no audiovisual: cenográfico/físico, pictórico/enquadramento e fílmico/decupagem e montagem. Orienta, de acordo com o roteiro, o planejamento do espaço cênico e a construção do perfil psicológico dos personagens a partir da compreensão de seu universo.
Projeto de Direção de Arte I
Analisa e interpreta roteiros audiovisuais, orientando-se por critérios de ação, ambiente, personagens e função visual. Inicia o desenvolvimento do projeto conceitual de direção de arte a partir do roteiro escolhido, elaborando a concepção visual da obra e construindo signos narrativos. Apresenta estudos de caso de direção de arte, estimulando a reflexão sobre estratégias usadas e resultados obtidos. Propõe a criação de uma metodologia para o processo criativo da direção de arte audiovisual.
Tópicos em Direção de Arte Audiovisual
Identifica as necessidades específicas do projeto de direção de arte voltado para uma marca, produto ou serviço. Estimula a reflexão e a análise sobre a diversidade de linguagem da produção de obras documentais. Introduz a linguagem de animação e expõe um breve histórico das técnicas existentes. Contextualiza a estrutura do mercado audiovisual brasileiro atual. Organiza as etapas da cadeia produtiva do cinema, TV e internet. Aborda estratégias de financiamento e consumo.
História da Cenografia e da Direção de Arte
Introduz a linguagem cenográfica, ressaltando as escolhas visuais conceituais da cenografia utilizadas ao longo da história, desde o palco teatral até as tecnologias usadas para a cenografia virtual e set extension. Identifica técnicas cenográficas diversificadas propondo soluções específicas para suportes distintos. Contextualiza linhas estéticas da direção de arte.
Técnicas de Cenografia
Propõe a aplicação de técnicas cenográficas e a criação de soluções adequadas a plataformas audiovisuais diversificadas. Aborda técnicas de marcenaria, cenotecnia e pintura de arte. Experimenta materiais de estrutura, acabamento e revestimento. Indica soluções práticas, utilizando técnicas de efeitos mecânicos e digitais.
Direção de Fotografia
Aborda a relação entre a direção de fotografia e o projeto visual da direção de arte de uma obra audiovisual. Explicita o processo para a construção do quadro fílmico. Investiga o comportamento de materiais sob condições específicas de captação da imagem. Propõe soluções para a iluminação do espaço cênico do ponto de vista da direção de arte. Organiza a hierarquia dos espaços cênicos por meio da iluminação dramática. Identifica diferentes suportes e técnicas de captação de imagem e possibilidades de construção e manipulação da mesma.
Caracterização de Personagem
Introduz aspectos relativos à história do vestuário. Apresenta recursos metodológicos para a criação do projeto de caracterização dos personagens. Aborda modelagem, caimento, técnicas e materiais do universo da costura. Proporciona a identificação e a elaboração de signos narrativos próprios da caracterização e visagismo. Examina efeitos de maquiagem.
Projeto de Direção de Arte II
Apresenta metodologia para o processo criativo, construção, formatação e planejamento de projetos executivos de direção de arte de uma obra audiovisual. Aborda a linguagem específica do desenho técnico e suas normas para a representação de escala, cota e notas gráficas. Propõe o planejamento do espaço cênico utilizando ferramentas como o desenho bidimensional, planta e elevação, e tridimensional, maquete física e/ou eletrônica. Organiza as necessidades da cenografia para as intervenções nos espaços, seja locação ou estúdio.
Produção de Objetos e Decoração de Set
Traduz o conceito estético da direção de arte em proposta de ambientação e set dressing. Propõe metodologia do processo criativo para a execução do projeto. Experimenta processos de organização do espaço, realizando exercícios com plantas e software de decoração. Analisa estudos de caso com reflexão sobre método e resultado. Organiza a estratégia de produção e a planilha de orçamento.
Produção Executiva de Arte
Organiza a realização do projeto estético da obra audiovisual. Propõe metodologia para a criação do projeto executivo e das estratégias de organização e realização do projeto de direção de arte, infraestrutura e logística. Estrutura o cronograma de produção de arte a partir do plano de filmagem, planilha de orçamento, finalização de produção e prestação de contas.
Mídias Digitais e Artes Gráficas
Examina o trabalho gráfico e digital como ferramenta para o diretor de arte. Explora conceitos e técnicas para a formatação e o acabamento da apresentação do projeto de direção de arte. Aborda recursos das mídias digitais como elemento narrativo da cena. Realiza experimentos visuais usando software de criação.
Projeto de Direção de Arte III
Orienta a finalização do projeto de direção de arte, a concepção estética artística completa de uma obra audiovisual, abrangendo e unificando todas as disciplinas estudadas no decorrer do curso. Apresenta a definição do percurso visual dramatúrgico do filme e como ele se integra com os elementos estéticos até sua realização.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
A metodologia é baseada em conceitos teóricos e práticos associados à estratégias pedagógicas que visam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias e informações entre os alunos e os professores com o objetivo de desenvolver e organizar o conhecimento sobre direção de arte audiovisual.
Serão contempladas aulas expositivas, seminários, dinâmicas de grupo, discussões em sala de aula, exibições de vídeos e similares, além de atividades como leituras, pesquisas, projetos, atividades individuais e em grupo.
Pós-graduação lato sensu Especialização em Direção de Arte Audiovisual (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso