Home  >  Cursos Livres  >  Síndico

Síndico

Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.

Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.

Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito


Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso de Síndico

Mercado de Trabalho

O mercado imobiliário do nosso país tem apresentado expressivo crescimento da oferta de novos empreendimentos mais completos e complexos com uma gama de serviços cada vez mais ampla e diferenciada, tais como: cinemas, salão de beleza, espaço zen para meditação e massagem, pet shop, parque aquático, aulas de atividades físicas personalizadas, hortas comunitárias, espaços gourmet com serviços de garçom e cozinheiros. Como exemplos desses empreendimentos podemos citar: os condomínios residenciais horizontais e verticais, condomínios de luxo, condomínios clube, mistos, comerciais, shoppings centers, parques fabris, hospitais, clubes, cemitérios, colégios e universidades.

A administração desde um simples condomínio, comumente gerido pelos síndicos moradores à governança de enormes complexos imobiliários exige habilidades muito semelhantes à gestão de uma empresa e sua atuação possui atribuições e responsabilidades legais que vão além da velha e conhecida área de serviços gerais. Isso se torna ainda mais perceptível quando olhamos para a atual demanda de mercado, que solicita profissionais para Síndico Profissional e Gerente Predial que em alguns casos administram orçamentos na casa dos R$ 10 milhões ao ano, tarefa que exige investimento na qualificação profissional.

Estes profissionais podem atuar em edifícios comerciais, residenciais e também naqueles com muitas unidades autônomas com uma diversidade de serviços neles oferecidos. Em função dos resultados esperados nessa atuação é comum o profissional se dedicar exclusivamente à gestão da propriedade, investimento este que vale muito à pena para o condomínio, segundo a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC).

Segundo o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo (Secovi), em 2014, haviam cerca de 190 mil condomínios no Brasil, sendo 40 mil só na cidade de São Paulo. No acumulado deste mesmo ano foram lançadas quase 32 mil unidades. Em todo o Estado, há cerca de 6 milhões de moradores e usuários de condomínios.

Dado este cenário, o Senac São Paulo apresenta o curso de Síndico que objetiva capacitar e atualizar a todos os que ocupam este papel em seus condomínios e aqueles que buscam espaço neste promissor mercado, que abrange além da gestão de condomínios as áreas de Facilities Management, Property e Real Estate.


Método

- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Programa

- Coordenar atividades administrativas do condomínio - 60 horas
- Coordenar atividades administrativas do condomínio
- Coordenar atividades administrativas do condomínio - 36 horas
Coordenar processos de conservação e manutenção da infraestrutura de edificações - 48 horas
- Projeto Integrador - 16 horas

Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Síndico, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documentos exigidos para matrícula:
Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original)
Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (apresentação do original).

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.