Home  >  Cursos Livres  >  Porteiro e Vigia

Porteiro e Vigia

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.


Carga horária: 160 horas


Pré-requisito
Para matrícula no curso de Qualificação Profissional de Porteiro e Vigia, o (a) candidato (a) deve ter, no mínimo, 18 anos de idade e Ensino Fundamental II incompleto.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto
porteiro e Vigia

Mercado de Trabalho

O crescimento imobiliário existente nos centros urbanos aliado à busca por proteção contra a violência das grandes cidades tem feito com que as pessoas procurem pela segurança da vida em condomínios.

Gestores de condomínios e de empresas têm percebido que os valores gastos com segurança patrimonial revelam ser importantes ações estratégicas de caráter preventivo. Mais do que contabilizar gastos representam um investimento que resulta em economia de longo prazo.

Esses fatores contribuíram para que, nos últimos anos, aumentasse a demanda por profissionais capacitados que atuam na área de segurança de empresas e condomínios. Nessas equipes o porteiro e vigia exerce papel fundamental no controle de acessos de pessoas e veículos e no zelo pela segurança, mas para isso, precisa estar preparado e ter recebido qualificação. A busca por profissionais treinados e pela especialização dos serviços, fez com que nos últimos anos, condomínios e empresas encontrassem uma solução nos serviços terceirizados. Esse setor, inclusive, tem sido responsável pela contratação de grande parte dos profissionais que atuam na área.

Segundo dados do IBGE , em julho de 2014 o setor de serviços registrou no Brasil um crescimento nominal de 4,6% na comparação com igual mês do ano anterior. Uma pesquisa do Sindeepres, aponta o seguinte:

Ainda para o estado de São Paulo, percebe-se que a quantidade de empregados terceirizados aumentou significativamente desde 1995. Naquele ano, a quantidade de trabalhadores contratados formais, em regime de terceirização, foi de 110 mil empregados distribuídos por menos de 1,2 mil empresas. Após 15 anos, o número de empregados terceirizados havia ultrapassado os 700 mil, agregados por mais de 5,4 mil empresas.

O porteiro e vigia hoje em dia deixa de ser aquela pessoa camarada cuja função é abrir portas e passa a ser o profissional qualificado que compreende a importância de sua atuação para o controle de acessos e para o zelo do patrimônio de empresas e condomínios. Se vale do uso de equipamentos eletrônicos, de comunicação e de procedimentos de controle de acesso, necessários para atender as expectativas de quem convive em um ambiente compartilhado, seja como morador de condomínios ou colaborador de empresas.

Pessoas com formação e dispostas a enfrentarem os desafios desse setor em pleno crescimento terá empregabilidade se estiver preparado e atualizado com as normas e procedimentos necessários à atividade.


Público-alvo

Pessoas que atuam ou desejam atuar em condomínios residenciais, comerciais e mistos e em empresas públicas e privadas dos diversos setores da economia

Método

O Modelo Pedagógico Nacional considera a competência o ponto central do currículo dos cursos de Qualificação Profissional, sendo a competência a própria unidade curricular.

Programa

Realizar atividades do serviço de portaria
Zelar pela segurança pessoal e patrimonial


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Porteiro e Vigia, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original)
Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental (apresentação do original).


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.