Home  >  Cursos Livres  >  Auxiliar de Cozinha

Auxiliar de Cozinha

Entre as profissões que são porta de entrada na área de gastronomia está a de auxiliar de cozinha.

Trata-se do profissional que auxilia o cozinheiro no pré-preparo de alimentos e produções culinárias, colaborando na organização do ambiente de trabalho. Executa a mise en place, realizando higienização, cortes, porcionamento, congelamento, armazenamento e conservação de alimentos, conforme as boas práticas de manipulação. Organiza e higieniza a cozinha, seus equipamentos e utensílios, de acordo com as condições de segurança no local de trabalho.

Desenvolva os conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para o dia a dia da atividade. As aulas práticas são ministradas diretamente nos laboratórios de cozinha, totalmente equipados.


Carga horária: 240 horas


Pré-requisito
Para participação nesse curso, é necessário providenciar, trazer e utilizar dólmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, bandana branca e sapato de segurança.

Não é permitido o uso de acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto
Auxiliar de cozinha montando um prato

Mercado de Trabalho

Com a correria da vida moderna, as pessoas se alimentam cada vez mais fora de seus lares. A culinária é um setor que se beneficiou muito com os hábitos da vida moderna e o profissional dessa área vê a cada dia novas oportunidades de trabalho, com a valorização da profissão e o crescimento de empregos.
Todo esse crescimento e potencial de mercado exige a formação de profissionais para atuarem em diversos segmentos do setor de alimentos e bebidas, que saibam aprimorar as técnicas de cozinha, mas que também apostem em uma culinária que seja um instrumento de modificação social, por meio de práticas que adotam a compra de insumos oriundos da agricultura familiar local, o controle de desperdício, a priorização de receitas ligadas à cultura regional e às práticas disseminadoras que impulsionam a alimentação saudável em seu território.
Diante de um cenário tão promissor e desafiador, do ponto de vista da qualidade do que é consumido, das novas formas de desenvolvimento e geração de renda, o Senac, em consonância com sua Proposta Pedagógica, oferece cursos que promovem o desenvolvimento de cidadãos capazes de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades e valores de forma potencialmente criativa que estimulam a pesquisa o aprimoramento contínuo.

O auxiliar de cozinha é o profissional que atua no segmento de serviços de alimentação, tais como: lanchonetes, bares, restaurantes, padaria, indústria de processamento de alimentos, catering, cozinha de coletividade, cozinha hospitalar, entre outros.


Público-alvo

Este curso é voltado para pessoas interessadas em iniciar o processo de formação na área de gastronomia e em atuar na atividade trabalhando em equipe, interagindo com os demais profissionais do segmento de alimentação e exercendo suas atribuições sob supervisão.

Método

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.


Programa

- Planejamento de carreira
- Produtos de consumo e ingredientes
- Pesquisa de mercado
- Operação do estoque
- Manual de boas práticas
- Higiene na manipulação de mercadorias e alimentos
- Armazenamento
- Segurança aplicada à operação de cozinha
- Legislações vigentes
- Consumo médio
- Organização e estrutura de cozinha
- Origem e tipos de ingredientes
- Terminologia em cozinha
- Mise en place
- Plano de ataque
- Técnicas de afiação de faca e cortes
- Bases Culinárias: tipos de fundos e caldos, tipos de espessantes, tipos de aromáticos, aplicabilidade e conservação
- Pré-produções: sopas (clara, purê, creme, entre outras), molhos básicos e derivados, proteína animal e acompanhamentos (vegetais, cereais, ovos, entre outras)
- Métodos de cocção: salteado, grelhado, assado, fritura, guisado, braseado, escalfado e branqueamento de vegetais
- Ficha técnica: interpretação e aplicação
- Introdução a elaboração de cardápio

Receitas:

Cortes-bases em vegetais e hortaliças
Mirepoix
Mirepoix branco
Bouquet garni
Sachet d´épices
Cebola piquée
Cebola brûlée
Fundos
Manteiga clarificada
Branqueamento
Cortes de carnes
Espessantes
Canja de galinha
Capeletti in brodo
Molho béchamel
Veloute
Purê de batata
Molho de tomate (com cebola e manteiga)
Massa fresca básica (para macarrão)
Ovos mexidos
Ovo estalado
Ovo cozido
Ovo pochet
Sassami com maionese de ervas
Lombo assado com molho jus lié
Filé de frango cordon bleu
Sobrecoxa assada com batatas
Guisado de carne bovina com legumes
Costela suína braseada
Coxa de frango ensopada
Papillote de linguado
Tilápia no vapor
Leguminosas
Cocção do arroz
Polenta
Risotto bianco al parmigiano
Risotto di verdure

Importante: As receitas poderão ser alteradas a qualquer momento e sem aviso prévio.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional de Auxiliar de Cozinha, com validade nacional.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original);
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação).
Obs.: As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.



Observações

Uniformização: a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia do Senac São Paulo. Por isso, solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas. Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar dólmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, bandana branca e sapato de segurança.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.