Home  >  Cursos Livres  >  Inclusão de Pessoas com Deficiência: planejamento e prática

Cursos Livres

Inclusão de Pessoas com Deficiência: planejamento e prática

Aperfeiçoa o aluno para planejar e aplicar estratégias em programas de inclusão de pessoas com deficiência em empresas, escolas, comunidades etc.
O curso é dinâmico e focado na aplicação prática dos conhecimentos abordados. Diferencia-se ainda por levar em consideração a amplitude e diversidade de contextos e não apenas as pessoas com deficiência, mas também aquelas que a cercam.


Carga horária: 36 horas


Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
inclusao de pessoas com deficiencia.jpg

Mercado de Trabalho

A inclusão de pessoas com deficiência é assumida como um novo paradigma social, organizacional e educacional, visando uma sociedade mais justa e democrática. Apesar das iniciativas e leis já firmadas, inclusive quanto a sua aplicabilidade, deparamo-nos com grandes barreiras sociais, arquitetônicas e culturais que impedem o acontecimento do efetivo processo de inclusão em um contexto mais prático.
O participantes deste curso será capaz de planejar e aplicar ações inclusivas junto aos estudantes e profissionais com deficiência, contribuindo para a construção de um processo educacional e organizacional significativo em prol de estratégias que incentivem a expressão de potenciais das pessoas com deficiência.
Esse profissional poderá colaborar com instituições de ensino, organizações não governamentais, empresas públicas e privadas, e também desenvolver ações junto a equipes, famílias e comunidades, sensibilizando e orientando para a implementação de estratégias que atendam a demandas específicas.


Público-alvo

Profissionais da área de educação, de gestão de pessoas e das diversas áreas do conhecimento que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre o trabalho com pessoas com deficiência.

Método

O curso Inclusão de Pessoas com Deficiência - Planejamento e Prática abrange aulas teóricas e práticas, debates, estudo de casos, atividades individuais e em grupo com foco em contextos específicos de convivência de cada aluno e a elaborarão de um portfólio com resultado de atividades.

Programa

- A inclusão numa perspectiva histórica: perfil da pessoa com deficiência; vida social / olhar da sociedade; mercado de trabalho; educação; terminologias Inclusão & Integração conceitos e diferenças.
- Perspectiva legislativa do movimento inclusivo: Declaração de Salamanca, LDB 9394/96, Lei de Cotas 8213/91, Convenção de Guatemala.
- Deficiências: tipos auditiva, visual, física, intelectual e múltipla; conceito; histórico; formas de abordagem; tecnologias assistivas.
- Concepção de programas de inclusão em escolas, organizações e comunidades.


Certificação

Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de conclusão do curso Inclusão de Pessoas com Deficiência: planejamento e prática.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.