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Gestão de Meios de Hospedagem

Você se especializará na gestão de meios de hospedagem para atuar ou empreender em negócios de hospitalidade, sabendo elaborar plano estratégico e administrar equipes e processos com foco em resultados.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar e empreender em hotéis, pousadas, hostels, resorts, cruzeiros, colônias de férias, motéis, hospitais, residenciais para idosos, condomínios e demais negócios de hospitalidade. Além de consultorias, assets management, gestão de propriedades, franquias, entre outros.
Pessoas com graduação completa em hotelaria, gastronomia, turismo, administração de empresas ou outras áreas, que atuam como profissionais de meios de hospedagem ou que tenham interesse em empreender ou atuar na gestão de meios de hospedagem.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
GESTÃO DE HOSPEDAGEM E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Descreve as principais características e funções dos setores que compõem a área de hospedagem: recepção, reservas, telefonia, mensageria, governança, lavanderia/rouparia. Apresenta o papel da gestão de hospedagem na maximização dos resultados operacionais do empreendimento. Aborda e discute os conceitos, processos, recursos tecnológicos e ferramentas da gestão para garantir melhoria nos indicadores qualitativos e quantitativos do empreendimento. Trabalha a qualidade e experiência do cliente por meio das informações de Customer Relation Management (CRM), assim como a fidelização dos hóspedes e a diversidade. Discute os princípios do Direito do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
GESTÃO DE FACILITIES EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta os principais componentes da infraestrutura dos meios de hospedagem. Aborda os procedimentos aplicados à segurança patrimonial, a eficiência energética, o uso racional de recursos naturais, manutenção preventiva, corretiva e preditiva, além da gestão do patrimônio ambiental e a utilização de recursos tecnológicos. Discute a importância da gestão de facilities para obtenção de maior qualidade e produtividade dos serviços. Analisa as principais normas e legislações vigentes a fim de planejar a utilização do fundo de reservas para os grandes investimentos.
GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Descreve as principais características e funções dos setores que compõem a área de Alimentos e Bebidas, incluindo aspectos relacionados à área física, fluxos de serviços, controles operacionais, gerenciamento de recursos e de custos. Aborda a cadeia de suprimentos, os recursos tecnológicos, novos equipamentos e a legislação atual pertinente ao setor. Discute as tendências, conceitos, processos e ferramentas da gestão, por meio de sistemas de informação e indicadores de desempenho da qualidade e produção, visando a otimização dos resultados do setor.
GESTÃO DE EVENTOS E LAZER EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Descreve as principais características e funções dos setores de eventos e lazer, incluindo políticas, legislação, tecnologia, segurança, tipologias, espaços, equipes, organização e integração com as outras áreas que compõem os meios de hospedagem. Aborda e discute os processos e ferramentas na gestão dos recursos, orçamentos e ordens de serviço, visando otimizar os resultados operacionais dos setores de eventos e lazer.
GESTÃO DE PESSOAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta a área de gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes para empreendimentos de hospedagem. Aborda as rotinas e processos da área de pessoal, bem como a utilização dos recursos tecnológicos. Debate a importância da liderança estratégica direcionada à uma cultura organizacional que motive e integre equipes, atenta às suas diversidades, bem como à responsabilidade social. Discute as atualizações referentes a legislação trabalhista e modalidades de contratos de trabalho.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESAFIOS NA GESTÃO OPERACIONAL EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Estimula o desenvolvimento de propostas de melhoria para o desempenho da gestão operacional de meios de hospedagem, por meio de atividades baseadas em estudos de caso ou desafios reais do segmento, em qualquer área operacional do hotel. Considera aspectos operacionais e de tecnologia, experiência do consumidor e legislação aplicada ao segmento, para propiciar otimização dos resultados operacionais de um empreendimento.
GESTÃO DE FINANÇAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Aborda economia e administração financeira voltada a meios de hospedagem, por meio de previsão orçamentária, projeção de receitas e despesas, e análise com identificação de indicadores financeiros baseados nos mais atuais modelos financeiros e no Sistema Uniforme de Contabilidade Hoteleira (SUCH). Apresenta e discute sistemas de informação para a gestão econômica e financeira de meios de hospedagem, bem como a legislação fiscal e tributária, além dos recursos tecnológicos aplicáveis. Aborda, de forma prática e analítica, a gestão de portfólio de investimentos e seus indexadores e sua aplicabilidade para negócios de Meios de Hospedagem.
MARKETING HOTELEIRO
Apresenta e discute a importância da orientação de marketing para os empreendimentos de hospedagem, considerando a análise do ambiente competitivo, as pesquisas de mercado, a segmentação e o posicionamento mercadológico, possibilitando a definição das estratégias de produtos e serviços, preços, canais de distribuição e comunicação. Discute conceitos de marketing. Aborda a transição de um modelo tradicional e o outbound marketing para um formato mais efetivo e totalmente digital, o inbound marketing. Apresenta os recursos tecnológicos e ferramentas estratégicas para performance na captação de leads, conversão e fidelização, dentro do funil de compras de um cliente em hotelaria.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta e discute os principais fundamentos da administração para a estruturação de novos negócios e o possível reposicionamento de empreendimentos hoteleiros em operação, de acordo com as condições vigentes no mercado e as perspectivas para o setor. Aborda os fatores de sucesso para a implantação de projetos competitivos, as tendências de investimento e as estratégias de captação de recursos do setor, considerando ainda os aspectos de legislação e os recursos tecnológicos. Apresenta a metodologia de valuation, de estudos de mercado e de viabilidade econômico-financeira de negócios hoteleiros. Analisa as estruturas fundamentais de planos de negócios para novos empreendimentos de hospedagem e/ou para a gestão estratégica de produtos já existentes.
REVENUE MANAGEMENT E DISTRIBUIÇÃO
Apresenta os principais aspectos de revenue management (gerenciamento da receita) a partir da segmentação de mercado, histórico da demanda, administração do inventário, construção de arquitetura de distribuição e estratégia de preços, contribuindo com a maximização da receita do estabelecimento de hospedagem. Aborda os diferentes tipos de canais de distribuição diretos e indiretos no turismo e nos meios de hospedagem - agências de viagens, Global Distribution System (GDS), online travel agency (OTA), consolidadores, e outros, discutindo suas vantagens, alcance de mercado, capacidade de controle e níveis de rentabilidade. Aborda a construção de relatórios, como pickup, forecast, entre outros. Apresenta conceitos microeconômicos de oferta e demanda, psicologia de preços e marketing aplicado a gerenciamento de receitas.
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta a visão geral de logística e cadeia de suprimentos em estabelecimentos de hospedagem e a fundamental integração entre as diferentes áreas envolvidas nas decisões de compras. Aborda e discute as especificações dos produtos, programação de suprimentos, seleção dos fornecedores, controle de estoque e de custos, análise de indicadores de desempenho, recursos tecnológicos e legislação pertinente. Trabalha a relação de atividades, processos da área, papel de compras no controle do CMV, curva ABC, cotações com metas, cadastros e exigências para homologação do entendimento “primeiro que vence, primeiro que sai” (PVPS).
ARQUITETURA E DESIGN DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Apresenta o conceito do design e decoração de interiores aplicado a propostas de projetos das modalidades de meios de hospedagem, considerando hotéis, motéis, hostels, pousadas, residenciais para idosos e outros. Discute a legislação direcionada a projetos arquitetônicos e suas especificidades. Aborda a funcionalidade dos espaços, considerando os tipos de serviços, público, recursos tecnológicos, tendências, além da hospitalidade aplicada aos cenários da prestação de serviços com foco na experiência do cliente. Analisa a relação de consumo, por meio do olhar da arquitetura e do espaço para aumento da rentabilidade do negócio.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESAFIOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Estimula o desenvolvimento de propostas de melhoria para o desempenho da gestão estratégica de meios de hospedagem por meio de atividades baseadas em estudos de caso ou desafios reais do segmento, considerando aspectos de tecnologia, experiência do consumidor, legislação aplicada ao segmento e tendências, visando a otimização dos resultados do empreendimento e/ou desenvolvimento de novos negócios.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá ter uma vivência nos hotéis-escola Senac Grande Hotel São Pedro ou Grande Hotel Campos do Jordão, por meio de disciplina optativa.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão de Meios de Hospedagem. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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Outras informações sobre este curso



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