Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Desenvolvimento de Games

Desenvolvimento de Games

Você se especializará na programação e produção de games interativos 3D, aprendendo sobre inteligência artificial, simulação de física, jogos em rede, modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar no mercado de produção e desenvolvimento de games, realizar criação, projeto e documentação de jogos, usar dispositivos móveis e inteligência artificial e trabalhar com jogos em rede, interface, modelagem 3D, animação e som.
Pessoas com graduação completa em Tecnologia da Informação, Engenharia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e áreas relacionadas, desde que tenham conhecimentos sobre programação.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 10, acesso à internet de 8 Mbps, processador Core i5 ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 30 GB, caixa de som, microfone, memória RAM de 8GB e placa de vídeo de 4GB. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
GAME ENGINE
Apresenta o conceito de game engine, seus principais recursos e funcionalidades, proporcionando a sua aplicação nos processos de produção de um jogo digital. Aborda as particularidades do desenvolvimento de jogos para diferentes plataformas, como consoles, browsers, TVs e demais dispositivos, com ênfase aos dispositivos móveis. Introduz os princípios que se aplicam ao desenvolvimento de softwares em rede, passando pelos aspectos particulares dos jogos eletrônicos e pelos problemas mais significativos da área, como sincronização e desempenho.
GAME DESIGN
Apresenta os principais elementos e conceitos teóricos necessários para criação da mecânica do jogo, bem como seu registro e documentação. Apresenta e discute as principais características da narrativa aplicada aos jogos, bem como os principais recursos e desafios para criação de uma narrativa nova que torne significativa a experiência de jogo. Acompanha os alunos durante o processo de criação de um jogo de tabuleiro, concepção, testes, mock-up, impressão, e desenvolvimento de um plano de financiamento coletivo.
PROJETO: GAMES I
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento de um projeto de game, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e de acordo com boas práticas de mercado.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
MODELAGEM 3D E RENDERIZAÇÃO
Trata elementos de modelagem geométrica 3D para construção de personagens e cenários em jogos interativos. Apresenta o conceito de UV e os principais recursos para sua abertura e conceitos de transferência de malha Highpoly-Lowpoly.
PROJETO: INTERFACES
Analisa tópicos de interação homem-computador que permitem maximizar a satisfação subjetiva do jogador. Permite ao desenvolvedor realizar projetos centrados na figura do jogador, em vez de basear-se em funcionalidades.
ANIMAÇÃO
Trata da percepção de movimentos. Estuda princípios da animação tradicional aplicados a ambientes digitais. Analisa os quadros-chave e o processo de interpolação e introduz acriação e o uso de rigs. Apresenta a animação por hierarquia, por deformação e suas particularidades de aplicação dentro do contexto do jogo.
PROJETO: GAMES II
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento de um projeto de Game, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e de acordo com boas práticas de mercado.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ALGORITMOS
Apresenta técnicas de inteligência artificial (IA) para uso em jogos eletrônicos. Aborda os conceitos de IA básicos como regras de produção, agentes, redes neurais artificiais, algoritmos genéticos e máquinas de estados finitos. Aborda, por meio de metodologia prática, os algoritmos e as estruturas de dados tipicamente utilizados no desenvolvimento de jogos eletrônicos.
GAMIFICAÇÃO
Apresenta o conceito de gamificação, sua aplicação, os principais métodos para desenvolvê-la e como pode auxiliar sistemas no contexto corporativo e educacional.
EMPREENDEDORISMO E PRODUÇÃO DE JOGOS
Introduz conceitos fundamentais de empreendedorismo. Define e identifica oportunidades de negócio. Analisa estratégias de inserção e manutenção de jogos no mercado, mediante a elaboração deplano de negócios. Apresenta perspectiva de negócios das partes envolvidas nos processos de desenvolvimento, produção e comercialização de jogos eletrônicos. Propõe bases para produtor ou gerente de projetos compreender e atuar no âmbito mercadológico do negócio de produção de games.
MÚSICA E EFEITOS SONOROS
Apresenta conceitos sobre o uso de música e de efeitos sonoros em jogos e ambientes interativos.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Desenvolvimento de Games. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp