Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Fotografia como Arte Contemporânea

Fotografia como Arte Contemporânea

Objetivo:
Especializar profissionais para a utilização da fotografia como suporte para o processo de criação, aprimorando a bagagem artística, cultural e histórica, no contexto da arte contemporânea.

Diferenciais
O Curso de Especialização em Fotografia como Arte Contemporânea se traduz num espaço de discussão acerca do mercado de arte e da própria função da fotografia, direcionando para o debate da imagem, tanto para os interessados na atividade profissional, quanto para o público diletante de outras áreas profissionais, interessado em aprimorar seus conhecimentos em imagem e arte.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado nesse curso poderá atuar de forma autônoma na área artística e na cena cultural nacional e internacional.

Panorama de mercado
No Brasil, a valorização da fotografia no segmento das artes tem crescido desde a década de 1990, a partir de alguns movimentos como a reestruturação do Museu de Arte Moderna (MAM). A partir de 1994, o MAM voltou a investir na compra de obras para o acervo, além de ter instituído o Clube de Colecionadores de Fotografia, que incentiva o colecionismo.

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), em parceria com a Pirelli, promoveu entre 1991 e 2012 edições anuais para aquisição de novas obras fotográficas para seu acervo, na chamada Coleção Pirelli-Masp. Depois disso, em 2013, promoveu a primeira edição da FotoBienal, que tende a se transformar em evento referencial para a área. Já a Pinacoteca do Estado de São Paulo tem recebido importantes mostras de fotografia, desde 1998. Outras instituições artísticas em que a fotografia tem sido exposta com grande frequência na capital paulista são o Museu da Imagem e do Som, Instituto Tomie Othake, Itaú Cultural, entre outros.

Também o mercado de arte tem refletido a valorização da fotografia verificada nas principais instituições artísticas brasileiras. Em 2005, ocorreu a primeira edição da feira anual SP-Arte, com as principais galerias do país. A partir de 2007, a SP-Arte passou a promover um segundo evento anual dedicado especialmente à fotografia, chamado de SP-Arte/Foto.

Outros fomentadores da fotografia como arte contemporânea são a Lei Rouanet e as leis estaduais de incentivo à cultura, que tem proporcionado um boom na publicação de livros de fotografia nos últimos anos. Por fim, há que se apontar o crescimento expressivo de editais, prêmios, bolsas e concursos, que constituem importantes formas de financiamento e apoio ao desenvolvimento de projetos artísticos em fotografia.

A Funarte, por exemplo, promove anualmente o Prêmio Marc Ferrez, que concede bolsas de criação artística e para desenvolvimento de pesquisas teóricas sobre fotografia. O Ministério da Cultura e secretarias estaduais de cultura lançam editais para artistas e para realização de salões com certa frequência.
O curso destina-se a profissionais graduados em artes visuais e/ou plásticas, fotografia, design, arquitetura, comunicação social e áreas afins, que desejam atuar no segmento da arte, fazendo uso da fotografia como forma de expressão artística.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS CULTURAIS
Oferece bases conceituais para a elaboração dos itens que compõem um projeto cultural e apresenta modelos de formatação. Incentiva a leitura, a análise e a compreensão de programas e editais, proporcionando a organização das ideias para concretização da proposta, a partir de uma demanda específica. Tem como finalidade a elaboração de um projeto completo.
ENSAIO: EDIÇÃO E NARRATIVA
Proporciona o entendimento dos processos criativos para a edição de ensaios, a partir de narrativas e linguagens poéticas, considerando os diferentes suportes da arte contemporânea, visando o aprimoramento artístico e profissional.
EXPRESSÕES CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS
Apresenta a cultura na contemporaneidade, analisando as configurações sociais e as possibilidades tecnológicas características da sociedade em rede e da cibercultura. Discute a noção de vanguarda e a atual permeabilidade entre as diversas disciplinas e linguagens.
FILOSOFIA E POÉTICAS DA IMAGEM
Apresenta as principais teorias filosóficas relacionadas ao papel da imagem na sociedade contemporânea, oferecendo caminhos possíveis para relacionar a reflexão conceitual ao processo de criação artística.
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPÔRANEA
Estuda a arte contemporânea a partir das discussões trazidas pelas vanguardas artísticas e do impacto provocado pelos meios de comunicação e pelas novas poéticas na concepção de arte. Explora as convergências e tendências interdisciplinares das interfaces contemporâneas tais como arte e design, arte e tecnologia, entre outros.
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Possibilita a construção de um repertório de referências visuais por meio da abordagem dos principais fatos que constituem a história da fotografia contemporânea para dar suporte à proposição de soluções imagéticas adequadas a projetos relacionados à imagem.
IMAGEM EM MOVIMENTO
Discute as relações entre a linguagem da fotografia e do audiovisual, com ênfase na produção de sentido nos formatos eletrônico e digital. Apresenta obras no campo da videoarte e do cinema contemporâneo, fornecendo referências para a aplicação na produção artística.
IMAGEM E TECNOLOGIA
Discute as relações entre arte, imagem e tecnologia, trabalhando conceitos como memória, ressignificação, temporalidade, documento e imaginário a partir da análise dos mídias e das medias, no cenário da cultura contemporânea.
MERCADO DE ARTE
Propicia o estudo das relações entre arte e mercado, arte e mecenato dentro de uma perspectiva histórica visando o entendimento do mercado de arte da atualidade. Proporciona a análise das relações entre galeria, coleções, espaços institucionais bem como entre feiras, bienais entre outros.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Apresenta os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para a definição dos objetos de pesquisa e para a elaboração do TCC.
PRÁTICAS ARTÍSTICAS
Propõe a produção e a reflexão sobre práticas artísticas, tendo como referência a imagem fotográfica em suas relações com outros suportes usados no universo das artes, propiciando uma leitura transversal do campo artístico, com ênfase nas interações híbridas entre meios e formações discursivas.
TEORIAS DA IMAGEM
Aborda e discute os processos de representação e percepção do signo imagético, tanto na esfera do figurativo quanto no abstrato, com o objetivo de investigar as dinâmicas que a imagem propicia na cultura ocidental.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta metodológica
O Curso propicia realização de trabalhos teóricos e práticos, leituras, pesquisas, projetos, atividades individuais e em grupo, conforme a natureza e a programação de cada componente curricular, buscando promover a colaboração, a troca de experiências e idéias entre os alunos e os professores.

Pós-graduação lato sensu - Especialista em Fotografia como Arte Contemporânea (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso