Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Fotografia e Arte

Fotografia e Arte

Você se especializará na utilização da fotografia como forma de expressão e suporte para o processo de criação, ampliando seu repertório artístico, cultural e histórico para atuar no segmento da arte.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na área artística e na cena cultural nacional e internacional elaborando projetos artísticos e culturais e desenvolvendo processos criativos a partir da imagem e da fotografia.
Pessoas com graduação completa em artes visuais e/ou plásticas, fotografia, design, arquitetura, comunicação social e áreas afins, que desejam atuar no segmento da arte.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
FOTOGRAFIA COMO NEGÓCIO
Apresenta a fotografia por meio de uma abordagem mercadológica, esclarecendo a maneira como o fotógrafo torna-se um empreendedor neste segmento. Orienta quanto às questões de organização, produção e administração de empreendimentos que tenham a fotografia como atividade principal.
ENSAIO: EDIÇÃO E NARRATIVA
Proporciona o entendimento dos processos criativos para a edição de ensaios, a partir de narrativas e linguagens poéticas, considerando os diferentes suportes da arte contemporânea, visando o aprimoramento artístico e profissional.
EXPRESSÕES CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS
Apresenta a cultura na contemporaneidade, analisando as configurações sociais e as possibilidades tecnológicas características da sociedade em rede e da cibercultura. Discute a noção de vanguarda e a atual permeabilidade entre as diversas disciplinas e linguagens.
FILOSOFIA E POÉTICAS DA IMAGEM
Apresenta as principais teorias filosóficas relacionadas ao papel da imagem na sociedade contemporânea, oferecendo caminhos possíveis para relacionar a reflexão conceitual ao processo de criação artística.
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Estuda a arte contemporânea a partir das discussões trazidas pelas vanguardas artísticas e do impacto provocado pelos meios de comunicação e pelas novas poéticas na concepção de arte. Explora as convergências e tendências interdisciplinares das interfaces contemporâneas tais como arte e design, arte e tecnologia, entre outros.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO ELABORAÇÃO DE EDITAIS
Oferece bases conceituais para a elaboração dos itens que compõem um projeto cultural e apresenta modelos de formatação. Incentiva a leitura, a análise e a compreensão de programas e editais, proporcionando a organização das ideias para concretização da proposta, a partir de uma demanda específica. Tem como finalidade a elaboração de um projeto completo.
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Possibilita a construção de um repertório de referências visuais por meio da abordagem dos principais fatos que constituem a história da fotografia contemporânea para dar suporte à proposição de soluções imagéticas adequadas a projetos relacionados à imagem.
IMAGEM E TECNOLOGIA
Discute as relações entre arte, imagem e tecnologia, trabalhando conceitos como memória, ressignificação, temporalidade, documento e imaginário a partir da análise das mídias e das medias, no cenário da cultura contemporânea.
IMAGEM EM MOVIMENTO
Discute as relações entre a linguagem da fotografia e do audiovisual, com ênfase na produção de sentido nos formatos eletrônico e digital. Apresenta obras no campo da videoarte e do cinema contemporâneo, fornecendo referências para a aplicação na produção artística.
MERCADO DE ARTE
Propicia o estudo das relações entre arte e mercado, arte e mecenato dentro de uma perspectiva histórica visando o entendimento do mercado de arte da atualidade. Proporciona a análise das relações entre galeria, coleções e espaços institucionais, bem como entre feiras, bienais etc.
PRÁTICAS ARTÍSTICAS
Propõe a produção e a reflexão sobre práticas artísticas, tendo como referência a imagem fotográfica em suas relações com outros suportes usados no universo das artes, propiciando uma leitura transversal do campo artístico, com ênfase nas interações híbridas entre meios e formações discursivas.
TEORIAS DA IMAGEM
Aborda e discute os processos de representação e percepção do signo imagético, tanto na esfera do figurativo quanto no abstrato, com o objetivo de investigar as dinâmicas que a imagem propicia na cultura ocidental.
CURADORIA E MONTAGEM DE EXPOSIÇÕES
Aborda a história da curadoria e das exposições dentro de uma perspectiva histórica. Apresenta cases de exposições de fotografia de grande, médio e pequeno porte em espaços físicos e virtuais. Analisa expografias e os novos formatos e plataformas expositivas.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO ARTÍSTICO E AUTORAL
Apresenta os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção artística, proporcionando condições ferramentais para a definição dos objetos de pesquisa e para a elaboração de um projeto autoral.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também poderá usar laboratório específico para aplicar as técnicas aprendidas durante o curso.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Fotografia e Arte. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp