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Marketing Digital e E-commerce

Você se especializará em projetos e gestão de processos de marketing digital e e-commerce, conhecendo a rotina de comércio eletrônico, o contexto digital, as tendências e o comportamento do consumo 4.0 para criar estratégias e implementar ações de marketing.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na área de marketing de empresas, agências e veículos de comunicação, como analista, consultor ou gestor de equipes com foco na área digital, além de empreender no próprio comércio eletrônico ou realizar a operação de e-commerce de terceiros.
Pessoas com graduação completa nas áreas de marketing, comunicação, administração, logística, tecnologia, publicidade e propaganda, tecnologia da informação, comércio eletrônico e programação, e que tenham interesse em atuar com marketing digital e e-commerce.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Apresenta as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, discutindo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados, diante das respostas do público. Aborda os canais de mídias sociais e analisa players de mercado.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Fundamenta o marketing digital e o comércio eletrônico num contexto de negócio, mapeando os impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia, com o objetivo de esboçar o contexto da comunicação e da sociedade em rede. Apresenta os processos da comunicação mercadológica na perspectiva de novos consumidores (prosumers), de empreendedores, de tecnologias interativas e móveis e da relação com as mídias sociais, por intermédio da apresentação de cases
INBOUND MARKETING E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Aborda os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas. Apresenta linguagens criativas e inovadoras em ambientes virtuais interativos e imersivos. Caracteriza o marketing como parte integrante de experiências de marca. Trata o inbound marketing e o branded content como estratégias de atração de público e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet, tais como:sites, blogs, podcasts, vídeos, redes sociais virtuais, plataformas colaborativas e dispositivos móveis.
BRANDING E POSICIONAMENTO DIGITAL
Conceitua o branding na construção, manutenção e experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores. Define os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Apresenta os conceitos de Storytelling na conexão e engajamento do consumidor na comunicação de marketing digital.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE PLANO DE MARKETING DIGITAL
Orienta o aluno na elaboração de plano para um negócio local, que englobe todas as etapas e áreas do marketing digital; de marketing de conteúdo (Inbound, Branded Content e Content Marketing) ou de marketing específico para ação nas mídias sociais que possibilite a compreensão de processo, desde o cronograma de trabalho, escolha de canais, ferramentas, mapeamento de público-alvo e a buyer persona, planejamento e monitoramento de performance e resultados.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E USER EXPERIENCENO E-COMMERCE
Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no campo do marketing digital e do comércio eletrônico. Classifica o novo consumidor, definindo suas principais características, como prosumers e advogados da marca. Especifica estratégias e táticas de marketing de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce.
DIREITO DIGITAL EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Aborda a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos. Apresenta as ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, bem como a relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais, com base na governança da internet, questões de privacidade e de direito autoral. Trata os aspectos do direito digital, por intermédio da Lei Brasileira de Proteção e Tratamento de Dados Pessoais, considerando certificação digital, crimes digitais, segurança da informação, uso de imagem, domínio, direito de publicação, entre outros.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT, SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 2.0 E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda no digital. Descreve a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o Serviço de Atendimento ao Consumidor2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa. Aborda estratégias e táticas de marketing de relacionamento com o foco em resultados.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Conceitua a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, tais como: Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Fundamenta as operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos, abordando a gestão logística, os canais de distribuição e a logística reversa como fatores estratégicos para o sucesso do e-commerce.
MONITORAMENTO E SEARCH ENGINE OPTIMIZATION EM MARKETING DIGITAL
Aborda a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas. Apresenta ferramentas de Business Intelligence (BI), sua relação com o funil de compra, conversão e otimização adequada ao negócio, com vistas a atender às necessidades de acesso, navegação e de compra do consumidor. Trata as especificidades no ambiente digital, como os tipos de KPIs e a inter‐relação entre eles. Conceitua web analytics, sentimentos e ecossistemas. Delineia o planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing digital e ferramentas de monitoramento.
PLATAFORMAS DE E-COMMERCE E MEIOS DE PAGAMENTO
Conceitua as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis, bem como novos modelos e ferramentas voltadas à aplicabilidade no comércio eletrônico, tais como: QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Apresenta os meios de pagamentos, bem como os sistemas de segurança integrados, destacando suas características, vantagens, desvantagens e diferenciações.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE VENDAS EM PLATAFORMA DE E-COMMERCE
Orienta os alunos para a elaboração de projeto de vendas no ambiente digital, desde a modelagem do negócio, definição de público e produto, escolha da plataforma, dos meios de pagamento, utilizando plataformas de E-commerce, Marketplace, Dropshipping, Social Commerce, Mobile commerce ou qualquer outro meio de comércio no ambiente on-line.
 
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ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você conhecerá as oportunidades do uso das mídias sociais como estratégia de marketing no ambiente da comunicação, canais de mídias sociais e players de mercado, debatendo estratégias e planejamento de ações nas diversas redes sociais, com foco em resultados baseado nas respostas do público. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
FUNDAMENTOS DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL
Presencial 24 horas.
Você saberá fundamentos do marketing digital e do comércio eletrônico, mapeando impactos da cultura da convergência e da comunicação transmídia, para esboçar a comunicação, a sociedade em rede e os processos da comunicação mercadológica a novos consumidores (prosumers). Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
INBOUND MARKETING E CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá os caminhos de desenvolvimento da criação de narrativas, com linguagem criativa e inovadora em ambientes virtuais, interativos e imersivos. Também abordará o inbound marketing e o branded content e gestão de conteúdo, a partir de ferramentas de internet. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
BRANDING E POSICIONAMENTO DIGITAL
Presencial 24 horas
Você aprenderá o branding na construção, sua manutenção e a experiência da marca, considerando identidade, posicionamento e valores, os objetivos de gestão e reputação das marcas no ambiente digital. Também entenderá os conceitos de storytelling na comunicação de marketing digital. Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Distância 8 horas
Você fará conexões com o mercado de trabalho, por meio de palestras, oficinas, seminários, aulas magnas e outras atividades, com profissionais da área para o desenvolvimento do autoconhecimento e realização de resultados. Esta disciplina tem 8 horas de atividades.
PROJETO: PLANO DE MARKETING DIGITAL
Distância 24 horas
Você criará um plano de negócio local, com todas as etapas e áreas do marketing digital, desde o cronograma de trabalho, escolha de canais, ferramentas, mapeamento de público-alvo e a buyer persona, planejamento e monitoramento de performance, e resultados. Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E USER EXPERIENCE NO E-COMMERCE
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá os conceitos sobre consumo, consumer experience e ciclo de compra, a partir do modelo Attention, Interest, Desire, Action (AIDA), no marketing digital e do comércio eletrônico, com estratégias e táticas de relacionamento para atrair e manter estas personas no funil do e-commerce. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
DIREITO DIGITAL EM COMERCIO ELETRÔNICO
Presencial 24 horas / 8 horas
Você entenderá a relação do direito com o marketing digital e os negócios eletrônicos, por meio de ações estratégicas de publicação, divulgação e venda na internet, além da relação entre empresas, marcas, produtos e seus públicos, em ambientes digitais. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT, SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 2.0 E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá sobre a gestão do relacionamento com o cliente e estratégias de vendas envolvendo a pré e a pós-venda no digital, a criação e gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações aos prospects. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
LOGÍSTICA APLICADA AO E-COMMERCE
Você entenderá a operação logística, sua relação com o comércio eletrônico e suas ferramentas, como: Planejamento do Relacionamento Interno (ERP) e Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). Também entenderá operações de produção, armazenamento e distribuição de produtos. Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
MONITORAMENTO E SEARCH ENGINE OPTIMIZATION EM MARKETING DIGITAL
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá sobre a gestão de resultados nas ações de marketing digital e operações de e-commerce e a criação de indicadores e métricas com as ferramentas de Business Intelligence (BI), compreendendo sua relação com o funil de compra, conversão e otimização ao negócio. Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
PLATAFORMAS DE E-COMMERCE E MEIOS DE PAGAMENTO
Presencial 24 horas / Distância 8 horas
Você aprenderá sobre as plataformas de comércio eletrônico disponíveis, sua aplicabilidade e adequação aos equipamentos eletrônicos e dispositivos móveis. Também conhecerá novos modelos e ferramentas, como: QR Code, segunda tela, realidade aumentada, entre outros. Esta disciplina tem 32 horas de atividades.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Distância 8 horas
Você continuará sua imersão com o mercado de trabalho com orientação de profissionais da área de abrangência do curso de especialização, abordando temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. Esta disciplina tem 8 horas de atividades.
PROJETO: VENDAS EM PLATAFORMA DE E-COMMERCE
Distância 24 horas
Você irá elaborar um projeto de vendas no ambiente digital, desde a modelagem do negócio, definição de público e produto, meios de pagamento, escolhendo e utilizando plataformas de e-commerce, marketplace, dropshipping, social commerce, mobile commerce ou outro meio de comércio digital . Esta disciplina tem 24 horas de atividades.
 
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Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Marketing Digital e E-commerce. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  03/10/2022 a 01/03/2023

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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