Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Perícia Ambiental

Perícia Ambiental

Você se especializará em perícia ambiental, aprendendo sobre direito ambiental e direito processual, além de conhecer ferramentas, técnicas e metodologias de investigação, avaliação e mensuração de bens, impactos, danos e remediação ambiental.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, realizando investigação, análise e construção de laudos técnicos e pareceres na área da perícia ambiental, judicial ou extrajudicial, assistência técnica à perícia ambiental, judicial, extrajudicial ou pré-processual, consultoria e compliance ambiental.
Pessoas com graduação completa em diferentes áreas do conhecimento e que atuam como advogados, médicos, engenheiros, administradores, agrônomos, ambientalistas, biólogos, economistas, contadores, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos, entre outros, que possuem especialização na área ambiental ou que tenham reconhecida habilidade ou experiência profissional na área ambiental e que atuam ou pretendem atuar em perícia ambiental.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
DIREITO AMBIENTAL
Aborda os conceitos princípios básicos do direito ambiental. Analisa a aplicação do direito e a hierarquia da legislação brasileira. Examina a responsabilidade administrativa, civil e penal. Discute a responsabilidade solidária e o compliance ambiental.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Aborda os principais métodos e técnicas aplicáveis à análise e avaliação de impactos, danos e passivos ambientais, envolvendo exame de coisas, documentos e locais, métodos amostrais e prospectivos, analíticos, biológicos e matemáticos aplicados à perícia ambiental.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: RELATÓRIO TÉCNICO AMBIENTAL
Apresenta os fundamentos e as principais metodologias para a elaboração de um Projeto em Meio Ambiente, instrumentalizando o aluno para a estruturação do relatório técnico ambiental; os requisitos técnicos e formais para a elaboração e apresentação do relatório técnico ambiental pelo perito ambiental.
COMUNICAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DE CONFLITOS
Apresenta os fundamentos e principais conceitos sobre comunicação, mediação, conciliação, negociação e arbitragem e sua aplicação na área ambiental, aborda questões de ética jurídica, geral e profissional, ética ambiental, moralidade humana e ética normativa. Destaca a valorização do acordo como forma de reparação do dano e método voluntário eficaz de assunção de obrigações.
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
Discute as soluções tecnológicas aplicadas à gestão e à fiscalização ambiental, como o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, em especial os drones (VANTs), no diagnóstico e monitoramento ambiental, os sistemas de medição ambiental, os sistemas de posicionamento global por satélite (GNSS), entre outros recursos tecnológicos disponíveis.
MÉTODOS DE VALORAÇÃO AMBIENTAL
Trata dos métodos de valoração econômica de bens, passivos ambientais e do dano ambiental; reparação do dano e compensação ambiental. Aborda os conceitos relevantes em valoração, avaliação qualitativa e quantitativa do impacto ambiental, metodologias de valoração ambiental: métodos diretos e indiretos e a compensação ambiental, os métodos de valoração contingente, de preços hedônicos, de re-localização, de reposição e de mitigação, de despesa de proteção, de produtividade marginal, e de valoração pelo lucro cessante.
COMPLIANCE AMBIENTAL
Apresenta os fundamentos e as principais metodologias para a implantação do compliance ambiental, instrumentalizando o aluno para a atuar na antecipação a eventuais irregularidades e, por conseguinte, em evitar acontecimentos danosos ao meio ambiente e problemas com órgãos fiscalizadores de proteção ambiental, autuações e aplicações de sanções, assim como litígios, bem como a capacitar o aluno para a avaliação da efetividade do programa de conformidade ambiental, observando as diretrizes e o comprometimento da empresa, para a realização de treinamentos periódicos e análise de riscos, com as adaptações necessárias para a validade do programa.
ELABORAÇÃO DE LAUDO E PARECER
Enuncia as formas de apresentação dos resultados obtidos na prova pericial; a estrutura do laudo ambiental; os requisitos técnicos para a elaboração do laudo ambiental pelo perito ambiental, bem como apresenta os requisitos técnicos e formais para a impugnação do laudo pericial pelos assistentes técnicos, bem como apresentação de laudo coletivo, laudo de consenso, divergente ou discordante pelos assistentes técnicos.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: PARECER TÉCNICO AMBIENTAL
Apresenta os fundamentos e as principais metodologias para a elaboração de um Projeto em Meio Ambiente, instrumentalizando o aluno para a estruturação do parecer técnico ambiental; os requisitos técnicos e formais para a elaboração e apresentação do parecer técnico ambiental pelo perito ambiental.
QUESITOS TÉCNICOS
Apresenta os atos preparatórios à perícia, o compromisso do perito, a estimativa de honorários periciais; as formas de peticionamento em juízo; os prazos de peticionamento em juízo; as comunicações devidas no processo; escusa do perito; nomeação do perito e indicação de assistente técnico; apresentação de quesitos técnicos e quesitos suplementares ou complementares; a impugnação de quesitos técnicos e quesitos impertinentes.
PERÍCIA JUDICIAL
Aborda os fundamentos da perícia nos contextos processuais. Apresenta o sistema judiciário e a estrutura processual de modo a situar a função do perito, sua importância e responsabilidades. Apresenta os requisitos formais e técnicos para a função de perito, impedimento e suspeição. Estuda os dispositivos processuais aplicados à perícia. Aborda o papel do assistente técnico. Apresenta, ainda, os aspectos técnicos e formais da apresentação dos resultados obtidos na realização da prova pericial, de modo oral, em audiência; aborda os aspectos formais da participação do perito e dos assistentes técnicos em audiência; a inquirição do perito e a prestação de esclarecimentos em audiência. Aborda a produção de prova antecipada, a realização de segunda perícia ou perícia complementar e os respectivos parâmetros.
DUE DILIGENCE AMBIENTAL
Apresenta os aspectos técnicos e formais da investigação, análise de documentos, levantamento de dados e informações relativas a uma operação, atividade ou empreendimento, com vistas à identificação da existência de ativos e passivos ambientais, para indicação dos pontos críticos e relevantes constatados, no que se refere ao cumprimento de normas e leis ambientais. Aborda a identificação dos riscos e passivos ambientais, bem como as responsabilidades civis ambientais para o tratamento do passivo, e as ações necessárias para a extinção ou redução dos riscos ambientais identificados.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Especialista em Perícia Ambiental. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp