Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade

Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade

Você se especializará na gestão de organizações a partir da implantação de princípios de responsabilidade social e sustentabilidade como geradores de valor, utilizando estratégias para integrar os públicos envolvidos.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar na consultoria, articulação, gestão e execução de iniciativas inspiradas nos princípios e valores da responsabilidade social e da sustentabilidade em organizações do setor privado, público e terceiro setor.
Pessoas com graduação completa nas diversas áreas do conhecimento e que atuem, preferencialmente, em empresas privadas, no setor público ou em organizações da sociedade civil e que tenham interesse na incorporação dos valores e princípios da responsabilidade social e da sustentabilidade em suas práticas de gestão.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ECONOMIA VERDE E ECONOMIA CIRCULAR
Aborda o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade; a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais; o consumo e estilo de vida da sociedade e a demanda por uma economia circular; o desafio de descarbonização da economia na implementação da economia verde; a visão sistêmica e a complexidade, as diversidades regionais, diferentes visões e atores em relacionamento; a noção de partes interessadas, a partir da análise crítica do desenvolvimento dos mercados nacional e internacional, da crise econômica, da globalização e de acordos de comércio; a Agenda2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), os movimentos ambientais, os acordos nacionais e internacionais, a legislação, as estatísticas e indicadores ambientais, os desafios ambientais contemporâneos, os crimes ambientais, os riscos para efetivar ações, e os programas e projetos orientados para a sustentabilidade.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA
Discute o planejamento de intervenções e estratégias organizacionais na perspectiva da incorporação e alternativas de inserção da gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade, tomando por base os princípios e valores da sustentabilidade, a formulação de estratégias, processos de gestão, cultura organizacional, adaptação dos projetos às diferentes culturas; apresentação dos modelos integradores e de casos para ampliar as possibilidades de implementação do modelo de gestão socialmente responsável.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE: IMPACTOS DO CONTEXTO NOS PROCESSOS DECISÓRIOS
Aborda os impactos na cultura, processos estratégicos e gerenciais, bem como na tomada de decisão, em ambientes orientados por demandas multistakeholders. Apresenta histórico dos acordos nacionais e internacionais, legislação e desenvolvimento da sociedade civil organizada a partir da análise sobre diálogo social, dos indicadores de desenvolvimento social e humano, da cidadania, da desigualdade, da pobreza, da diversidade, dos direitos humanos e das políticas públicas. Contextualiza o ambiente legal a partir da Constituição de 1988 e direitos humanos, as influências e as perspectivas da concepção de Estado sobre os direitos do cidadão. Analisa novos arranjos produtivos, empreendedorismo, empreendedorismo social, negócios de impacto social, inovação tecnológica, economia de baixo carbono, economia circular, critérios socioambientais para atribuição de crédito/project finance; índices de bolsas, relatórios do mercado e prêmios, benchmark e rankings, eSocial Responsible Investments(SRI), visando processos de mudança estratégica na cultura de tomada de decisão empresarial.
SISTEMAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO ORIENTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE
Apresenta e analisa as principais ferramentas de gestão da responsabilidade social empresarial orientada para a sustentabilidade, assim como as tendências atuais, no âmbito do planejamento, licenciamento ambiental, licenças voluntárias, contabilidade ambiental, Sistema de Gestão Ambiental (SGA), Sistema de Gestão Integrada(SGI),auditoria ambiental, certificação ambiental, ecodesign, ecoeficiência, logística reversa e outros. Analisa os impactos na gestão da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNAS). Aborda a gestão e planejamento para a sustentabilidade: cadeias produtivas setoriais; certificações e normas. Estuda os modelos de relato de sustentabilidade, apresentando casos de boas práticas, com a finalidade de preparar a gestão empresarial para a implementação dos princípios e valores da RSE orientada para a sustentabilidade.
ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS EM PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE
Apresenta historicamente o envolvimento e a escuta de stakeholders nas organizações. Problematiza o engajamento de partes interessadas: teoria, definições, principais metodologias de aplicação, ferramentas e normas; painéis de partes interessadas e governança multistakeholder. Aborda as tendências no engajamento de públicos implicados considerando redes sociais na internet. Analisa casos de empresas que realizam escuta e diálogo com múltiplos stakeholders, visando a implementação do respectivo plano de engajamento em apoio a processos, programas e projetos em responsabilidade social empresarial orientada para a sustentabilidade.
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE
Propõe a estruturação de projeto, a partir do diagnóstico organizacional, em suas relações internas e externas, que justifica sua implantação, considerando as técnicas de pesquisa e metodologia de projetos multistakeholders, discutindo em todos os níveis da estrutura da empresa, com a finalidade de conceber e estruturar planos, programas e projetos no tocante aos princípios e valores da responsabilidade social empresarial orientados à sustentabilidade.
GOVERNANÇA AMBIENTAL, SOCIAL E CORPORATIVA
Apresenta a governança corporativa articulada ao contexto da sustentabilidade e analisa boas práticas dentro da visão de valor para o conjunto de stakeholders. Introduz o desenvolvimento sustentável, suas implicações no âmbito do planeta e vida contemporânea. Discute o modelo de gestão empresarial lastreado na responsabilidade social corporativa e os principais instrumentos e indicadores da gestão socialmente responsável orientada para a sustentabilidade, a partir da reflexão sobre o papel dos atores sociais, Estado, mercado e sociedade civil, políticas públicas e o protagonismo da iniciativa privada no campo da sustentabilidade, a fim de fortaleceras práticas de governança corporativa.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS E MINORIAS NAS EMPRESAS, GOVERNOS E ORGANIZAÇÕES
Explora as noções de diversidade e inclusão, discutindo as seguintes temáticas: identidade, pluralidade, reconhecimento e interseccionalidade. Discute socio-historicamente a dimensão estrutural da exclusão de minorias em suas diversas formas, a partir das definições de documentos internacionais. Promove o exercício da autoimplicação e de responsabilidade individual, assim como coletiva e organizacional, em relação à inclusão das minorias. Apresenta elementos para o deslocamento da perspectiva individual para a perspectiva geral, com a finalidade de propiciar uma compreensão mais geral e plural do mundo. Exercita o planejamento de ações organizacionais de inclusão, a partir de uma perspectiva de cidadania, enquanto participação política ativa nas decisões sobre o futuro das organizações e seu modo de operar.
ESTRATÉGIAS DE INCORPORAÇÃO DE PROJETOS EM SUSTENTABILIDADE: ALTERNATIVAS E DESAFIOS
Discute o planejamento de intervenções e estratégias organizacionais na perspectiva da incorporação da gestão para a responsabilidade social empresarial e sustentabilidade. Aborda os princípios e valores da sustentabilidade, a formulação de estratégias, processos de gestão, questões da governança corporativa, da liderança, da inovação, do financiamento, da adesão das partes interessadas, visando a inserção da responsabilidade social empresarial e sustentabilidade no âmbito gestão das organizações
INFORMAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CULTURA DE AVALIAÇÃO: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE
Aborda a aprendizagem organizacional em gestão socialmente responsável orientada para a sustentabilidade: cultura de avaliação; construção de indicadores de avaliação multistakeholders. Discute a comunicação e prestação de contas de forma contextualizada na contemporaneidade: balanço social, relatórios GRI (Global Reporting Initiative), relato integrado e accountability, com a finalidade de desenvolver processos, ações, programas e projetos de incorporação, melhorias ou estágios superiores da responsabilidade social empresarial orientada para a sustentabilidade na organização.
PROJETO DE GESTÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE
Propõe o desenvolvimento do modelo de gestão, considerando os diferentes processos e o contexto do projeto na organização, a gestão participativa, decisões compartilhadas, configuração de projetos multistakeholders, bem como a consequente comunicação, a fim de elaborar estratégias de execução e princípios de gestão compatíveis com o propósito das ações.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  11 de novembro de 2020 a 1 de março de 2021.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp