Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Processos Criativos em Modelagem

Processos Criativos em Modelagem

Você se especializará em processos criativos de construção de peças para o vestuário adulto, por meio das técnicas de modelagem plana e moulage, desenvolvendo produtos de moda com identidade, versatilidade e ousadia.

Carga horária: 360 horas

Você poderá atuar nos diversos setores e segmentos de moda em grandes ou pequenas empresas, confecções e ateliês, utilizando a criatividade e a modelagem como ferramentas estratégicas e com foco na vestibilidade, funcionalidade, sustentabilidade e compreensão de materiais e narrativas. Também poderá empreender na área.
Pessoas com graduação completa em moda, estilismo, modelagem, design ou desenho de moda ou áreas afins, como design, arquitetura, artes visuais, têxtil, que tenham conhecimentos teóricos e práticos de modelagem.

Importante: Haverá uma avaliação prática para verificar se você possui os conhecimentos teóricos e práticos necessários para o ingresso no curso.

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet. Você terá acesso gratuito aos softwares usados nas aulas durante o período do curso.
PENSAMENTO E EXPERIMENTAÇÃO GEOMÉTRICA EM ROUPAS
Apresenta a relação geométrica do corpo na planificação das roupas - identificando técnicas de modelagem e os possíveis moldes resultantes desse processo - e estimula a criatividade, valorizando a tridimensionalidade do produto de moda em sua forma e volumetria, com a finalidade de refletir e construir resultados criativos, valorizando o comportamento têxtil e as possibilidades do vestir.
MODELAGEM: DESCONSTRUÇÃO E CRIAÇÃO
Promove a criação de produtos de moda pelo processo de desconstrução, relacionando-o historicamente com as técnicas de construção - moulage e planificação dos moldes para a confecção em grande escala - até o pensamento contemporâneo, com a finalidade de estimular soluções criativas.
TECNOLOGIA APLICADA À MODELAGEM AUDACES
Propicia o uso de ferramental digital específico para o desenvolvimento de produtos para o vestuário, apresentando soluções tecnológicas que colaboram para os processos de criação, representação gráfica, interpretação de projetos ou modelagem de roupas, com a finalidade de possibilitar a descoberta digital e tecnológica no vestir contemporâneo.
MODELAGEM: DIVERSIDADE, FUNÇÃO E VESTIBILIDADE
Propõe o estudo das relações antropométricas e ergonômicas do corpo humano - masculino e feminino adulto - e analisa as diferentes tabelas de medidas e a variação de tamanhos e morfologias corporais, para estimular a percepção e compreender a diversidade, a função dos corpos e suas vestibilidades como o suporte para a criação de peças para o vestuário.
CONEXÃO COM O MERCADO: MODA NACIONAL EINTERNACIONAL
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: CRIATIVIDADE E MODELAGEM
Propõe o desenvolvimento de atividades e projetos de apropriação e pesquisa de diferentes materiais, cores, texturas e técnicas de acabamentos, estimulando o (a) estudante a criar de forma lúdica e inovadora novas maneiras de cocriar a modelagem.
MODELAGEM CONTEMPORÂNEA
Apresenta os movimentos contemporâneos na modelagem - desde as décadas de 1980 a 1990 - e os processos de criação e construção que redesenham o produto de moda, incorporando objetos ou conformações inusitadas em técnicas de construção inovadoras para o desenvolvimento de peças do vestuário.
MODELAGEM: SOLUÇÕES CRIATIVAS E SUSTENTABILIDADE
Promove o processo criativo pela experimentação e aplicação dos conhecimentos técnicos de modelagem, da planificação e elaboração de encaixe de moldes, eliminando resíduos materiais, com a finalidade de estimular a construção de produtos de moda com soluções inovadoras de aproveitamento e reutilização de matéria prima e produtos.
PROCESSOS CRIATIVOS, REGISTROS E IDENTIDADE
Subsidia o aluno na elaboração do Projeto de Produto de Moda, estimulando a constituição da identidade pessoal e autoral do processo de criação, por meio do registro do procedimento adotado no Memorial Descritivo do Processo Criativo, com a finalidade de propor relações com o trabalho criativo de estilistas, costureiros ou designers que se destacam pela técnica de construção.
ATELIÊ DE CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO
Subsidia a elaboração pelo aluno do Projeto de Produto de Moda para a construção e montagem da minicoleção, aplicando metodologias criativas autorais e o empenho da prática na construção de formas e volumes, em suporte tridimensional, adequando tecidos, cores e texturas.
CONEXÃO COM O MERCADO: CONSUMO DE MODA EMERGENTE
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
DESIGN DE SUPERFÍCIE APLICADO À MODELAGEM
Estimula a pesquisa e a experimentação de materiais, por meio do design de superfície e propõe o estudo da modificação na estrutura têxtil, aplicada ao desenvolvimento da modelagem, ampliando as possibilidades criativas e as decisões quanto à escolha adequada de materiais.
PROJETO: POÉTICAS DA MODELAGEM
Propõe atividades e projetos que abordam questões contemporâneas entre a roupa, memória, afeto e imagem, articulando a modelagem e os processos de pesquisa com a identidade da imagem e a criação do produto final. Estimula o(a) estudante a desenvolver um repertório visual, sensorial e experimental que permita a utilização da modelagem como elemento transcendente à espacialidade do corpo para apropriação do espaço social e mercadológico.
 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também desenvolverá estudos de caso e estratégias de solução de problemas e vivenciará simulações de situações reais do mercado de trabalho em laboratórios específicos.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Processos Criativos em Modelagem. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp