 | COMUNICAÇÃO LINGUAGEM E SENTIDO Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação produção, mídia e recepção. Tem, como base conceitual, a semiótica de Charles S. Peirce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Estimula a percepção e a leitura semiótica da produção imagética editorial impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional. | | | HISTÓRIA DO DESIGN Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem. | | | TIPOGRAFIA Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto partindo dos primeiros sistemas de escrita até a tipografia digital. Estuda anatomia, nomenclatura e classificação de estilos, passando por conceitos de legibilidade e de representação simbólica, para compreender a linguagem tipográfica tanto no seu aspecto verbal como no seu aspecto visual. Fornece bases instrumentais de composição de textos e para a construção visual da comunicação, considerando a relação entre produto e público-alvo. | | | CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN TENDÊNCIAS Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. | | | PROJETO: DESIGN EXPERIMENTAL Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais. | | | DESIGN E BRANDING: IMERSÃO E PROBLEMATIZAÇÃO Instiga o mapeamento de problemas, a construção de perguntas e a geração de possibilidades de resolução, na perspectiva do design corporativo, considerando o processo de racionalização, elasticidade e expansão de marcas. Estimula a construção de repertório que possibilita experimentação gráfica e a reflexão sobre acertos e erros na construção de identidades corporativas, de produtos e serviços. | | | GESTÃO DE MARCAS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Aprofunda os conceitos de micro e macroeconomia. Discute os desdobramentos administrativos da marca: logística, produção, pontos de distribuição. Apresenta o conceito de prossumidor –produtor/consumidor, e os debates em torno de mercado global e de mercado local, com o objetivo de detectar oportunidades e perceber a função das estratégias de marketing no processo de inovação, definição de planos de negócios e construção de relevância e valor para as marcas. | | | DESIGN E BRANDING: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Aplica os conceitos de planejamento estratégico em Design, problematizando aspectos relacionados à visão e imagem desejadas pela marca, seu diferencial, sua identidade, relevância e valores, com ênfase em como esses aspectos são apresentados e percebidos pelo usuário-consumidor. Desenvolve os elementos visuais e verbais de marca e apresenta o Manual de Identidade como ferramenta para o gerenciamento das expressões de marca em seus diversos pontos de contato. | | | DESIGN E CONSUMO Analisa a importância das estratégias de comunicação, persuasão, sedução e encantamento implementadas pelo design de marcas, que instigam experiências de compra e experiências de uso, na perspectiva da discussão da cultura material e da crítica à cultura de consumo, como base da construção de identidades e subjetividades, portanto de relações entre o eu e o outro, o eu e o mundo. | | | PROJETO: DIGITAL BRANDING Aborda a complexidade e desdobramentos de projetos de branding e discute a rede de significados que se estabelecem por meio do uso de novas mídias, que garantem a interatividade e conectividade no âmbito social. Reflete sobre como os diversos suportes auxiliam na implementação dos valores da marca e seu registro na memória dos sujeitos, para garantir que se estabeleçam e/ou se mantenham vínculos de afeto e confiança com relação à marca. | | | DESIGN E BRANDING: IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO Estimula a criação de novas possiblidades para produtos e serviços, diante dos problemas e desafios de maior complexidade, com a finalidade de propor soluções e estratégias de desenvolvimento e implantação de marcas, respeitando a história, ao mesmo tempo em que se estabelecem parâmetros inovadores. | | | ANTROPOLOGIA E COMPLEXIDADES CONTEMPORÂNEAS Examina os conceitos e fundamentos da cultura como um dos eixos de desenvolvimento humano, com ênfase na diversidade cultural. Apresenta a reflexão sobre a necessidade de pertencimento, a importância dos vínculos afetivos, a busca de conquistas sociais, status, na perspectiva histórica e global, a partir de teorias que trabalham a complexidade da sociedade nos espaços urbanos. Provoca uma compreensão da noção de sustentabilidade para o setor e fornece instrumentos para a reflexão crítica sobre os valores hegemônicos. | | | CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN CONTEMPORÂNEO Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias. | | | | TOTAL | |
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