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Design Branding

Objetivo:
Especializar profissionais para desenvolver projetos, criar marcas e desenvolver estratégias de comunicação e implantação de branding; a atuar em contextos que demandam profissionais com autonomia, criatividade, poder de decisão e capacidade de integrar e coordenar projetos em equipes multidisciplinares.

Diferenciais:
Aplica e explicita processos e métodos de design. Estabelece relação entre diferentes áreas de conhecimento: design gráfico, comunicação visual, gestão de marcas, administração, planejamento estratégico e marketing. Estimula o desenvolvimento de projeto de marca para instituições, produtos e serviços.

Novas estratégias didático-pedagógicas, o curso passa a contemplar a articulação de atividades digitais, remotas e presenciais, de forma a proporcionar tanto flexibilidade curricular quanto novas experiências de aprendizagem, conforme necessidades e especificidades do mercado e dos estudantes.

Carga horária: 360 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso estará apto a desenvolver projetos, criar marcas e desenvolver estratégias de comunicação e implantação de branding, a atuar em contextos que demandam profissionais com autonomia, criatividade, poder de decisão e capacidade de integrar e coordenar projetos em equipes multidisciplinares.

Panorama de mercado
No contexto de competitividade e das novas formas de interação surgidas com o fenômeno da globalização, as marcas adquiriram importância ainda maior, pois são fundamentais na formação da imagem da empresa na mente do consumidor e representam a diferenciação frente a uma concorrência cada vez mais acirrada. Esses níveis de concorrência altos e a facilidade de acesso à informação têm favorecido o consumidor no momento da sua escolha entre produtos e marcas. Por outro lado, reforça a necessidade de que as marcas sejam estruturadas para que possam colocar-se globalmente.
Pessoas com graduação completa nas áreas de design gráfico ou de produtos, arquitetura, publicidade, propaganda e jornalismo, além de profissionais interessados em atuar no segmento de design gráfico.


Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 8.1, acesso à internet de 4 Mbps, processador Dual Core ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 10GB, caixa de som, microfone e memória RAM de 4GB. Assim, você terá acesso aos softwares durante as aulas do curso (exceto para Chromebooks e computadores com Linux).
Portadores de diplomas de graduação em Design, Comunicação, Administração e Economia, além de profissionais interessados, que atuem ou não na área de gestão e branding.
Obs.: No caso de outras formações, será solicitada ao interessado, no momento de inscrição, carta de intenções em que o mesmo deverá expor e justificar seu interesse no curso.
COMUNICAÇÃO LINGUAGEM E SENTIDO
Estuda o design gráfico como produção de sentido e significado, tendo em vista a relação produção, mídia e recepção. Tem, como base conceitual, a semiótica de Charles S. Peirce, estabelecendo a comunicação e a informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação. Estimula a percepção e a leitura semiótica da produção imagética editorial impressa e digital presentes na sociedade tecnológica e informacional.
HISTÓRIA DO DESIGN
Estuda o design gráfico na sua acepção de leitura historiográfica e leitura de linguagem, num sentido paradigmático, considerando a evolução e a expansão das linguagens, das mídias e das diversas técnicas de produção. Proporciona a percepção do design como configuração de estruturas e linguagens, o seu papel na cultura das mídias e seu estatuto de representação e linguagem.
TIPOGRAFIA
Aborda conhecimentos sobre a história da tipografia em seu amplo contexto partindo dos primeiros sistemas de escrita até a tipografia digital. Estuda anatomia, nomenclatura e classificação de estilos, passando por conceitos de legibilidade e de representação simbólica, para compreender a linguagem tipográfica tanto no seu aspecto verbal como no seu aspecto visual. Fornece bases instrumentais de composição de textos e para a construção visual da comunicação, considerando a relação entre produto e público-alvo.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN TENDÊNCIAS
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
PROJETO: DESIGN EXPERIMENTAL
Desenvolve experimentações gráficas a partir dos elementos da linguagem visual, espaço, proporção, cor, tensão, movimento, ritmo, harmonia, contraste e equilíbrio, visando à formação de repertório em design. Investiga os aspectos estruturais, formais e tipográficos da página impressa e constrói ensaios gráficos utilizando as grades tradicionais, experimentais e composições livres, além de pesquisar estruturas sequenciais.
DESIGN E BRANDING: IMERSÃO E PROBLEMATIZAÇÃO
Instiga o mapeamento de problemas, a construção de perguntas e a geração de possibilidades de resolução, na perspectiva do design corporativo, considerando o processo de racionalização, elasticidade e expansão de marcas. Estimula a construção de repertório que possibilita experimentação gráfica e a reflexão sobre acertos e erros na construção de identidades corporativas, de produtos e serviços.
GESTÃO DE MARCAS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aprofunda os conceitos de micro e macroeconomia. Discute os desdobramentos administrativos da marca: logística, produção, pontos de distribuição. Apresenta o conceito de prossumidor –produtor/consumidor, e os debates em torno de mercado global e de mercado local, com o objetivo de detectar oportunidades e perceber a função das estratégias de marketing no processo de inovação, definição de planos de negócios e construção de relevância e valor para as marcas.
DESIGN E BRANDING: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Aplica os conceitos de planejamento estratégico em Design, problematizando aspectos relacionados à visão e imagem desejadas pela marca, seu diferencial, sua identidade, relevância e valores, com ênfase em como esses aspectos são apresentados e percebidos pelo usuário-consumidor. Desenvolve os elementos visuais e verbais de marca e apresenta o Manual de Identidade como ferramenta para o gerenciamento das expressões de marca em seus diversos pontos de contato.
DESIGN E CONSUMO
Analisa a importância das estratégias de comunicação, persuasão, sedução e encantamento implementadas pelo design de marcas, que instigam experiências de compra e experiências de uso, na perspectiva da discussão da cultura material e da crítica à cultura de consumo, como base da construção de identidades e subjetividades, portanto de relações entre o eu e o outro, o eu e o mundo.
PROJETO: DIGITAL BRANDING
Aborda a complexidade e desdobramentos de projetos de branding e discute a rede de significados que se estabelecem por meio do uso de novas mídias, que garantem a interatividade e conectividade no âmbito social. Reflete sobre como os diversos suportes auxiliam na implementação dos valores da marca e seu registro na memória dos sujeitos, para garantir que se estabeleçam e/ou se mantenham vínculos de afeto e confiança com relação à marca.
DESIGN E BRANDING: IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO
Estimula a criação de novas possiblidades para produtos e serviços, diante dos problemas e desafios de maior complexidade, com a finalidade de propor soluções e estratégias de desenvolvimento e implantação de marcas, respeitando a história, ao mesmo tempo em que se estabelecem parâmetros inovadores.
ANTROPOLOGIA E COMPLEXIDADES CONTEMPORÂNEAS
Examina os conceitos e fundamentos da cultura como um dos eixos de desenvolvimento humano, com ênfase na diversidade cultural. Apresenta a reflexão sobre a necessidade de pertencimento, a importância dos vínculos afetivos, a busca de conquistas sociais, status, na perspectiva histórica e global, a partir de teorias que trabalham a complexidade da sociedade nos espaços urbanos. Provoca uma compreensão da noção de sustentabilidade para o setor e fornece instrumentos para a reflexão crítica sobre os valores hegemônicos.
CONEXÃO COM O MERCADO: DESIGN CONTEMPORÂNEO
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
 
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O curso está baseado em metodologias de aprendizagem que buscam integração entre teoria e prática, permitindo uma participação ativa e condições efetivas para especialização visando formar egressos com competência para solucionar problemas nos variados e complexos sistemas profissionais, capazes de inovar e transformar a realidade. A prática pedagógica está centrada na análise de produtos editoriais, para que o aluno contextualize e consolide os conhecimentos que vai construindo e saiba intervir, visando a sua solução. Os professores incentivam a inovação, autonomia, iniciativa, participação, cooperação e responsabilidade dos alunos em todo o processo de desenvolvimento do curso.
O processo de ensino-aprendizagem deseja que o aluno aprenda a aprender, de modo autônomo. Desse modo, os objetivos de ensino consideram que o aluno é a peça mais importante no processo de construção do seu conhecimento, por meio de estratégias de aprendizagem ativas, que demandam o seu engajamento interativo. Considera, ainda, que a construção do conhecimento não acontece somente no espaço físico da escola, mas em múltiplos ambientes do cotidiano, incluindo os digitais. Por isso, adotam-se estratégias metodológicas próprias do ensino híbrido, tendo como foco os objetivos de aprendizagem propostos para as disciplinas que compõem a estrutura curricular.
A dinâmica de funcionamento do curso, portanto, combina: atividades digitais, aulas transmitidas ao vivo ou por webconferências, atividades remotas e atividades presenciais. Nesse modelo de oferta, entre várias metodologias, destaca-se a sala de aula invertida, em que se dedica o tempo dos encontros presenciais para a construção conjunta de conhecimento, discutindo casos previamente estudados, com mediação do professor. Encontros presenciais também podem ser dedicados à realização de exercícios e outras atividades individuais ou em grupo, estudos de caso, que se concentram na análise de produtos editoriais, com exposição dialogada, como recurso principal para a apresentação e discussão dos temas. Complementarmente, são realizadas leituras, seminários, debates e exercícios de simulação de situações.

Componentes curriculares
- Comunicação, linguagem e sentido
- História do design
- Tipografia
- Conexão com o mercado: design tendências
- Projeto design experimental
- Design e Branding: imersão e problematização
- Gestão de Marcas e Estratégia Empresarial
- Design e Branding: planejamento e estratégia
- Design e consumo
- Projeto design branding
- Design e Branding: implementação e gestão
- Antropologia e Complexidades Contemporâneas
- Conexão com o mercado: design contemporâneo
Pós-graduação lato sensu Especialista em Design Branding (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  4 de outubro de 2021 a 3 de março de 2022.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

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Outras informações sobre este curso



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