Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho

Você se especializará na implantação de ações estratégicas para gestão dos ambientes de trabalho com objetivo de prevenir acidentes, perdas e danos pessoais, produtivos e patrimoniais e contribuindo para melhoria contínua de processos operacionais.

Carga horária: 656 horas

Você poderá atuar em consultorias, empresas privadas e públicas que tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como: indústrias da construção civil, químicas e petroquímicas, siderúrgicas, metalúrgicas e mineradoras. Também poderá assessorar empresas na implantação de sistemas de segurança e saúde no trabalho, auditorias e perícias judiciais.
Pessoas com graduação completa em Engenharia em qualquer modalidade (de acordo com a Resolução CONFEA 1.010, de 22 de agosto de 2005 e Decreto N. 92.530, de 09 de abril de 1986) e em Arquitetura e Urbanismo (conforme resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) N. 10, de 16 de janeiro de 2012 e Decreto N. 92.530, de 9 de abril de 1986).

Importante: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais

Como algumas aulas não serão presenciais, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Propicia o desenvolvimento e o estabelecimento de diretrizes para implantar o sistema de gestão das condições e dos ambientes de trabalho. Proporciona a adoção de ferramentas gerenciais, tais como: planos estratégicos, planos de ação, auditorias do sistema operacional com base nas análises de riscos dos processos operacionais e as práticas de prevenção de perdas. Orienta, inclusive, as análises entre as receitas da empresa, o processo e as perdas que possam ocorrer por conta de acidentes ou paradas não planejadas, definindo ações estratégicas para a empresa.
AUDITORIAS, LAUDOS E PERÍCIAS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Apresenta as características das auditorias e avaliações em sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho visando ao cumprimento da legislação específica. Aborda conceitos e objetivos destas avaliações de sistema de gestão SST, incluindo as auditorias, as perícias técnicas judiciais trabalhistas, as características e a atuação do auditor do SGSST, do perito e do assistente técnico das partes. Trata da realização da perícia e da auditoria do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, bem como a elaboração do laudo pericial e do relatório da auditoria de Sistema de Gestão de SST
CONEXÃO COM O MERCADO I
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
CONEXÃO COM O MERCADO II
Apresenta oportunidades de aproximação e estabelecimento de conexões com o mercado de trabalho por meio de atividades como palestras, oficinas, seminários, aulas magnas, etc. com profissionais da área de abrangência do curso de especialização, visando propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento, melhoria do desempenho e alcance de resultados pessoais e profissionais, aborda temáticas como empregabilidade, gestão de carreira, capacitação, competências e inovação e novas tecnologias.
ERGONOMIA
Apresenta o processo de desenvolvimento de análises ergonômicas e de projetos tecnológicos para subsidiar a adequação dos ambientes e postos de trabalho, assim como as atividades e tarefas, com características para minimizar os esforços, movimentos, correção de posturas quando do exercício do trabalho e a qualidade de vida no ambiente profissional.
GERENCIAMENTO DE RISCOS
Trata das características da identificação das condições de trabalho com potencial de falha, antecipando-se à sua condição de ocorrência, com a adoção de técnicas e ferramentas para proceder a análise de processos e projetos, tais como: Análise Preliminar de Riscos (APR), Hazard and Operability Studies (HAZOP), Fault Tree Analisys (FTA), What If, dentre outras ferramentas.
HIGIENE DO TRABALHO I
Apresenta os diferentes riscos químicos (fumos, nevoas, vapores) existentes no ambiente de trabalho, as consequências no organismo, bem como técnicas de identificação, antecipação, análise, avaliações quantitativas e qualitativas e medidas de controle do risco que potencialmente possam colocar a integridade física dos trabalhadores em risco. Trata da seleção, utilização e calibração de aparelhos de avaliação ambiental e interpretação dos resultados que subsidiam os programas de prevenção.
HIGIENE DO TRABALHO II
Apresenta os diferentes riscos físicos existentes no ambiente de trabalho (ruídos, radiações, vibrações, temperatura, umidade, pressões anormais) as consequências no organismo, bem como técnicas de identificação, antecipação, análise, avaliações quantitativas e qualitativas e medidas de controle do risco que potencialmente possam colocar a integridade física dos trabalhadores em risco. Trata da seleção, utilização e calibração de aparelhos de avaliação ambiental e interpretação dos resultados que subsidiam os programas de prevenção.
HIGIENE DO TRABALHO III
Apresenta os conceitos do risco biológico e os diferentes tipos existentes no ambiente de trabalho (fungos, parasitas, bactérias, vírus, protozoários), as consequências no organismo, bem como técnicas de identificação, antecipação, análise, avaliações quantitativas e qualitativas e medidas de controle do risco que potencialmente possam colocar a integridade física dos trabalhadores em risco.
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
Apresenta as características da hierarquia das leis, a legislação trabalhista e previdenciária vigente no país, dentre outros instrumentos legais, como acordos tripartites, acordos coletivos e convenções coletivas, que vigoram e compreendem os aspectos legais a serem seguidos pelas organizações brasileiras
O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO
Discute as características gerais das doenças profissionais e doenças do trabalho, que possam ser originadas pela falta da aplicação de meios e medidas de controle nos processos e nos ambientes de trabalho, nas atividades e tarefas desenvolvidas pelos trabalhadores. Promove o conhecimento e a aplicação dos conceitos básicos de primeiros socorros
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES I
Identifica e estuda os riscos de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais existentes no uso de máquinas, equipamentos, instalações e processos produtivos, propondo as medidas de proteção e controle que reduzem ou eliminam a exposição do trabalhador aos riscos existentes. Promove a análise de normas, legislações, procedimentos e projetos com intuito de eliminar ou minimizar a exposição do trabalhador ao acidente de trabalho e doenças ocupacionais.
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES II
Identifica e estuda os riscos de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais existentes no uso de máquinas, equipamentos, instalações e processos produtivos e propondo as medidas de proteção e controle que reduzem ou eliminam a exposição do trabalhador aos riscos existentes. Promove a análise de normas, legislações, procedimentos e projetos com intuito de eliminar ou minimizar a exposição do trabalhador ao acidente de trabalho e doenças ocupacionais.
PROJETO: FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Apresenta os conceitos das condições e dos ambientes de trabalho, assim como os aspectos técnico-administrativos relacionados às responsabilidades profissionais decorrentes das atividades associadas à engenharia de segurança do trabalho. Orienta a criação de projetos da engenharia de segurança do trabalho que atendam a demandas trabalhistas, previdenciárias e tributárias das organizações.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES
Fornece subsídios para a projeção e análise de sistemas de prevenção e proteção contra incêndio e explosão, de acordo com as Normas Técnicas, Instruções do Corpo de Bombeiros e Normas de Segurança de Proteção das Edificações. Aborda cálculos de cargas de incêndio e de proteção contra incêndio. Promove a realização do treinamento prático de prevenção contra incêndio.
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Aborda as questões sobre as causas que impactam o meio ambiente, principalmente, as fontes geradoras de resíduos nos processos industriais, definindo estratégias para a determinação de medidas de controle, minimização, destinação, tratamento e disposição final dos resíduos, além de abordar as características que potencialmente possam colocar em risco a integridade física diante da exposição dos trabalhadores.
PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO
Explica conceitos a respeito da sensibilização e do conhecimento registrado pelos gestores de empresas sobre processos de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Proporciona a aplicação de técnicas específicas e os controles, coletivos e individuais, visando à preservação da integridade física e mental dos trabalhadores, influenciando na melhoria contínua das condições e dos ambientes de trabalho.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
Você participará de aulas e projetos práticos e dinâmicos, conectados às inovações e aos desafios do campo profissional. Também realizará estudos de caso, relatórios técnicos e vivenciará simulações de situações reais do mercado de trabalho.

Para que tenha mais comodidade, até 40% das atividades realizadas serão não presenciais, sempre com espaço para trocar experiências e ampliar sua rede de contatos.

A nossa pós não tem Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, se quiser fazer seu TCC, é possível adquirir uma disciplina complementar para viver essa experiência.

Tudo isso para você evoluir na carreira, mas sem perder a flexibilidade na sua rotina.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Foto 3x4 recente.

Acesse a área exclusiva do Portal Senac, clique em formulário de solicitações e selecione o item matrícula para envio de cópias digitalizadas e legíveis dos documentos em formato PDF ou JPG.

Para mais informações, acesse o edital disponível no item como me matricular da página da pós-graduação - www.sp.senac.br/posgraduacao/.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Não achou o que procurava? Registre seu interesse para ser informado sobre novas turmas.
 

Outras informações sobre este curso



Botão Whatsapp
Fale com a gente
pelo Whatsapp