Storytelling: as narrativas no universo das marcas
Capacita o aluno para elaborar narrativas e universos ficcionais para campanhas de comunicação, utilizando diversas mídias e plataformas, e contribuindo para o fortalecimento da imagem da marca.
O curso se diferencia por proporcionar ao aluno uma experiência prática e aguçar sua criatividade para identificar conteúdos relevantes com base na missão, visão, valores, objetivos, trajetória, personagens, conquistas e desafios da empresa; criar histórias com personagens e mitos que possam gerar identificação com a marca; identificar e integrar as mídias e plataformas mais adequadas a cada público-alvo, produto e objetivos da campanha; e avaliar resultados.
Carga horária: 24 horas
Pré-requisito
Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Idade mínima: 18
Escolaridade mínima: cursando ensino superior
O curso se diferencia por proporcionar ao aluno uma experiência prática e aguçar sua criatividade para identificar conteúdos relevantes com base na missão, visão, valores, objetivos, trajetória, personagens, conquistas e desafios da empresa; criar histórias com personagens e mitos que possam gerar identificação com a marca; identificar e integrar as mídias e plataformas mais adequadas a cada público-alvo, produto e objetivos da campanha; e avaliar resultados.
Carga horária: 24 horas
Pré-requisito
Caso a sua turma tenha aulas remotas, você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet.
Idade mínima: 18
Escolaridade mínima: cursando ensino superior

Mercado de Trabalho
O mercado da comunicação e as marcas vêm se apropriando dos elementos das narrativas e dos universos ficcionais para levar sua mensagem a seus diversos públicos. As técnicas de construção de um roteiro - que antes eram exclusivas do universo das artes (como cinema, literatura e teatro) - passaram a ser uma ferramenta para publicitários e outros profissionais do marketing em suas campanhas e iniciativas.As empresas têm buscado identificar personagens (reais ou fictícios) e mitos interessantes que possam representá-las, ilustrando sua trajetória, missão, visão, diferenciais e estratégias, ou seja, seus valores de uma forma geral. Assim, conseguem emocionar públicos, sensibilizando-os e aproximando-os, gerando identificação, respeito e admiração.
A narrativa criada por ou para uma marca em uma campanha pode ser explorada em vários canais (televisão, meios impressos, vídeos na internet etc.), de forma complementar e transversal (por exemplo, com início numa fanpage no Facebook e desfecho num vídeo no YouTube). Essas ferramentas, quando integradas, tendem a potencializar a força inerente às narrativas. O termo transmedia storytelling deriva justamente da possibilidade de se contar histórias por múltiplos meios (dos mais tradicionais, como um livro, até os mais modernos, como uma websérie).
O profissional formado por este curso poderá atuar como redator ou profissional de planejamento e criação em empresas, agências de comunicação, digitais e publicitárias.
Público-alvo
Estudantes e profissionais das áreas de comunicação social (jornalismo, publicidade e relações públicas), de administração, marketing, letras, cinema e audiovisual em geral ou de outras áreas que buscam desenvolver competência para a criação de storytelling.Método
O curso Storytelling: as narrativas no universo das marcas abrange estudo de casos, exposições dialogadas e atividades práticas, por meio das quais o aluno experimenta situações reais de trabalho.Programa
- Definição de narrativa, transmídia e narrativa transmídia- Utilização das narrativas em campanhas de comunicação
- O briefing em narrativas transmídia
- Conceito e elementos da narrativa
- Estrutura clássica da narrativa
- Características de uma boa história
- Criação de personagens.
- Relação dos personagens com as marcas
- Diferentes tipos de mídia e definições de acordo com o perfil do público e os objetivos da campanha
- Como contar uma história em diversas mídias
- Apresentação dos trabalhos finais e avaliação qualitativa das histórias criadas
- Formas de medir uma campanha de comunicação quantitativamente
Certificações
os alunos aprovados é conferido pelo Centro Universitário Senac certificado de conclusão de curso de Extensão Universitária.Documentos para Matrícula
- Requerimento de matrícula*;- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).
As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.
Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.
*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
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O Senac reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.